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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joao Freire

Nomes de citação

  • Freire, Joao

Identificadores de autor

Ciência ID
9712-6229-E9FD
ORCID iD
0000-0003-1199-412X

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Marketing (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"UNDERSTANDING THE DIMENSIONS THAT MAKE UP A DESTINATION BRAND" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009
Concluído
Marketing (Doctor of Philosophy)
London Metropolitan University, Reino Unido
"Discovering and Understanding the Dimensions That Make Up a Destination Brand" (TESE/DISSERTAÇÃO)
N/a
2001
Concluído
MA Marketing (Master)
London Metropolitan University, Reino Unido
"Impact of the Internet on the Consumption of City Breaks" (TESE/DISSERTAÇÃO)
N/a
1999
Concluído
Economia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
12
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Karel de Grote Hogeschool Antwerpen - Campus Zuid, Bélgica
Karel de Grote Hogeschool Antwerpen - Campus Zuid, Bélgica
2018 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2014 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Assistente (Docente Universitário) Centro de Investigação em Informação Comunicação e Cultura Digital, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
2002/02/17 - 2003/07/24 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Dom Afonso III, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2016 Conselho de gestão ou orgão correspondente Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Conselho de gestão ou orgão correspondente Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2014 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2014 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
2002/01/07 - 2008/11/03 Director de Unidade Orgânica Ecoterra, Reino Unido

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Consultor de Marcas Grounded Brands, Lda, Portugal
Grounded Brands, Lda, Portugal
2016 - 2018 Diretor de Marketing Galucho, S.A., Portugal
Galucho, S.A., Portugal
2012 - 2015 Diretor de Marketing Epicurspicy, lda, Portugal
Epicurspicy, lda, Portugal
2007/11/12 - 2014/02/21 Brand Strategy Brandia Central, Portugal
2003/09/01 - 2007/06/29 Seminar Leader: Brand Equity e Market Researcher Lecturer: International Marketing London Metropolitan University, Reino Unido
2000/04/03 - 2001/12/13 Marketing Executive Xerox Europe – Supplies Business Group, Reino Unido
1999/09/01 - 2000/03/31 SAP Marketing Supporter Xerox Business Services LLC Quincy, Estados Unidos
1998/06/22 - 1998/09/25 Estágio - departamento Financeiro Cabot Corp, Estados Unidos
1997/06/22 - 1997/09/26 Estágio: área financeira Compagnie de Saint-Gobain, França
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Freire, Joao; GERTNER, Rosane; GERTNER, David. Autor correspondente: Freire, Joao. "CULTURAL APPROPRIATION AND DESTINATION BRANDS". GeoJournal of Tourism and Geosites 40 1 (2022): 79-88. http://dx.doi.org/10.30892/gtg.40109-805.
    Acesso aberto • 10.30892/gtg.40109-805
  2. Freire, Joao; CURVELO, Rita. Autor correspondente: Freire, Joao. "STORY CREATION AND THE IMPACT OF TRAVEL JOURNALISTS ON DESTINATION BRANDS". GeoJournal of Tourism and Geosites 37 3 (2021): 972-980. http://dx.doi.org/10.30892/gtg.37332-734.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Freire, J.R.; Gertner, R.K.. "The relevance of food for the development of a destination brand". Place Branding and Public Diplomacy (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85084678413&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/s41254-020-00164-5
  4. Freire, Joao. "The sun and beach myth: the impact of pull-based factors and 'things-to-do' on tourists' motivations and place images". International Journal of Leisure and Tourism Marketing (2019): http://dx.doi.org/10.1504/ijltm.2019.103547.
    10.1504/ijltm.2019.103547
  5. Rosane K. Gertner; Joao Freire. "Impact of place brand names on destination image". International Journal of Leisure and Tourism Marketing 6 1 (2018): 39-39. https://doi.org/10.1504%2Fijltm.2018.089223.
    10.1504/ijltm.2018.089223
  6. Freire, J.R.. "Managing destination brand architecture - The case of Cascais Municipality". Place Branding and Public Diplomacy 12 1 (2016): 78-90. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84960194695&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/pb.2015.23
  7. Freire, J.. "Place branding in Africa". Place Branding and Public Diplomacy 10 1 (2014): 32-34. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84894300248&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/pb.2013.31
  8. Freire, J.R.. "Special section: Place branding in the middle east". Place Branding and Public Diplomacy 8 1 (2012): 46-47. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84857556493&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/pb.2011.35
  9. João R. Freire. "Destination brands: Managing place reputation (3rd edition)". Place branding 7 4 (2011): 316-320. http://dx.doi.org/10.1057/pb.2011.25.
    10.1057/pb.2011.25
  10. Ricardo Freire, Joao. "Branding Lisbon - Defining the Scope of the City Brand". CITY BRANDING: THEORY AND CASES (2011): https://publons.com/wos-op/publon/52976363/.
  11. Freire, J.R.. "Local people a critical dimension for place brands". Journal of Brand Management 16 7 (2009): 420-438. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-67650895017&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/palgrave.bm.2550097
  12. Joao Freire; David Crowther. "Tourism Industry Working Practices and Its Impact on a Geo-brand Image". Social Responsibility Journal 3 2 (2007): 73-81. http://dx.doi.org/10.1108/17471110710829759.
    10.1108/17471110710829759
  13. Joao R Freire. "‘Other tourists’: A critical factor for a geo-brand-building process". Place branding 2 1 (2006): 68-83. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.pb.5990046.
    10.1057/palgrave.pb.5990046
  14. Joao Freire. "Geo-branding, are we talking nonsense? A theoretical reflection on brands applied to places". Place branding 1 4 (2005): 347-362. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.pb.5990033.
    10.1057/palgrave.pb.5990033
  15. Niall Caldwell; Joao R Freire. "The differences between branding a country, a region and a city: Applying the Brand Box Model". J Brand Manag 12 1 (2004): 50-61. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.bm.2540201.
    10.1057/palgrave.bm.2540201
Artigo em revista (magazine)
  1. Freire, Joao. "Place Marketing and Destination Branding", Journal of the City and Regional Planning, Focus 17, 2021
Capítulo de livro
  1. Freire, Joao. Autor correspondente: Freire, Joao. "Portugal". In Nation Branding in Europe, editado por Freire, Joao, 90-97. Routledge, 2021.
    Publicado • 10.4324/9781003084051
  2. Freire, Joao. Autor correspondente: Freire, Joao. "Introduction". In Nation Branding Europe, 1-3. Routledge, 2021.
    10.4324/9781003084051-1
  3. "Portugal". 90-97. Routledge, 2021.
    10.4324/9781003084051-12
Livro
  1. Joao Freire; Ana Margarida Barreto; João Freire; Nuno Correia de Brito. Place Branding. ICNOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa. 2022.
    10.34619/CJMX-IBDZ
  2. Freire, Joao. Autor correspondente: Freire, Joao. Nation Branding in Europe. Routledge. 2021.
    Publicado • Editor
  3. Freire, J.R.. Branding Lisbon-defining the scope of the city brand. 2010.

Outros

Outra produção
  1. Branding Lisbon — Defining the Scope of the City Brand. 2011. João Ricardo Freire. https://doi.org/10.1057%2F9780230294790_22.
    10.1057/9780230294790_22