???global.info.a_carregar???
PEDRO M. CARVALHO holds a Post Ph.D. and a Ph.D. degree in Business Administration (Marketing). He is Adjunct Professor in the areas of marketing and strategy. His major research work has covered a variety of topics related to the fields of value co-creation, relationship marketing and business tourism marketing at the Centre for Tourism Research, Development and Innovation of Polytechnic Institute of Coimbra. He is currently the director of the degree in Management at Polytechnic Institute of Viana do Castelo. In addition, he won the Entrepreneur Award in the Innovation category of the Portuguese Association of Young Entrepreneurs. Address: School of Technology and Management, Polytechnic Institute of Viana do Castelo Avenida do Atlântico, 4900-348 Viana do Castelo, Portugal.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Miguel Fonseca Moreira de Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
8316-FD77-85EB
ORCID iD
0000-0001-6349-3904

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023/01/06 - 2023/06/08
Concluído
Aprendizagem com base em processos de co-criação (Outros)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12
Concluído
Conceção de Atividades/UC em e/b-learning (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2022
Concluído
Modelos de Equações Estruturais (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2019/11 - 2021/10
Concluído
Gestão e Economia (Pós-doutoramento)
Especialização em Marketing - Sob orientação da Profª Helena Alves
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/06
Concluído
Introdução à Modelagem de Equações Estruturais (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016
Concluído
Curso Avançado de Marketing Digital (Outros)
ANJE Associação Nacional de Jovens Empresários, Portugal
2010 - 2014
Concluído
Dirección de Empresas (Doctor)
Universidad de Extremadura, Espanha

Universidade do Minho, Portugal
"Análisis de Los Factores que Influyen en el Turismo de Negocios a Escala Mundial. Implicaciones para el Caso de Portugal - orientada pelos Profs. Miguel Ángel Márquez e Montserrat Diáz Méndez" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente Cum Laude
2009 - 2009
Concluído
SPSS - Análise Estatística | SPSS - Módulo Avançado (Outros)
INALCO, Portugal
2008 - 2009
Frequentou
Ciências Empresariais (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade do Porto, Portugal
2001 - 2004
Concluído
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
""O Marketing Relacional e o Estudo de Caso Chip 7 - Orientada por Prof. Carlos Melo Brito (FEP)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2000 - 2000
Concluído
Curso Avançado de Comércio Internacional (Especialização pós-licenciatura)
Escola Superior de Negocios Atlantico, Portugal
1994 - 1999
Concluído
Licenciatura de 5 anos em Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Bragança Unidade de Investigação Aplicada em Gestão, Portugal
2017/12 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação Desenvolvimento e Inovação em Turismo Leiria, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/02 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2005/10 - 2015/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2003 - 2003 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Tecnologia Empresarial, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/10 - 2005/10 Técnico Superior (Técnico Superior) Invicta's Catering, Lda., Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01 - Atual Coordenador da licenciatura em Gestão Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestao, Portugal
2016/02 - Atual Membro de Comissão de Curso de Mestrado em Marketing Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2017/11 - 2018/10 Membro de Comissão de Curso Mestrado em Gestão das Organizações – Ramo de Gestão de Empresas (APNOR). Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2017/06 - 2018/10 Membro de Comissão de Curso Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2012/10 - 2014/09 Membro de Comissão de Curso de Especialização Tecnológica (CET) de Técnicas e Gestão Hoteleira Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestao, Portugal
2010/11 - 2012/02 Coordenador de Curso de Especialização Tecnológica de Técnicas e Gestão Hoteleira Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002 - 2003 Formador Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Portugal
2002 - 2003 Formador Escola do Comércio do Porto, Portugal
2001 - 2002 Formador Escola Profissional de Espinho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/07 - Atual Skills 4 Pós- COVID — Competências para o futuro no Ensino Superior
POCH-02-53I2-FSE-000020
Desenvolvimento técnico
European Social Fund
Em curso
2023/04 - 2023/12 NLiterário
UID/BP/04470/2020.
Investigador
Centro de Investigação Desenvolvimento e Inovação em Turismo Leiria, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023/02 - 2023/06 LINK ME UP - 1000 IDEIAS - Sistema de Apoio à Co-Criação de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo
POCI-03-33B5-FSE-072070
Facilitador
Concluído
2021 - 2022/04 BeyondScale: Developing the capacity of higher education institutions through a participatory assessment tool, peer learning, and a pan-European community of practice
Investigador
Erasmus Plus
Concluído
2017/01 - 2017/12 Candidatura ao Programa de Capacitação para o Investimento Social do Portugal Inovação Social por Parte da Associação para a Partilha Alimentar de Viana do Castelo
IPVC
2015/01 - 2015/06 Granito das Pedras Finas de Ponte de Lima: afirmação da marca em novos produtos e novos mercados
IPVC
Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
Concluído
2009/08 - 2011/06 ECA-IT - Estruturas Conjuntas Apoio à inovação Transfronteiriça - Galiza e Norte de Portugal
IPVC
Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Bruno, Sousa; Liberato, Pedro; Liberato, Dália; Carina, Pereira; Rodrigues, Cristina; Costa, Adriano; Malheiro, Alexandra; Esteves, Elsa; Carvalho, Pedro. "Literary tourism in northern Portugal: an exploratory perspective". Trabalho apresentado em International Tourism Congress 23, 2023.
  2. Rodrigues, C.; Sousa, B.; Liberato, P.; Costa, A.; Liberato, D; Esteves, E.; Malheiro, A.; Carvalho, Pedro; Pereira, C.. "Literary tourism and destinations development: a systematic literature review". Trabalho apresentado em Iacudit 2023, 2023.
    Aceite para publicação
  3. Pereira, Pedro; Mourão, Maria Filipa; Carvalho, Pedro. "Avaliação de riscos psicossociais via COPSOQ – caso IPVC". Trabalho apresentado em XIII Investigadores da Qualidade - Riqual, 2023.
  4. Carvalho, Pedro. "Determinantes do turismo de negócios internacionais: uma análise confirmatória de dados". Trabalho apresentado em IV International Tourism Congress, 2015.
  5. Carvalho, Pedro. "Determinantes controláveis e incontroláveis de um destino de negócios". Trabalho apresentado em XXV Hispanic Lusas Conference on Scientific Management, 2015.
  6. Carvalho, Pedro. "Determinantes do turismo de negócios internacionais: uma análise exploratória de dados espaciais.". Trabalho apresentado em Retos actuales: la conquista de nuevos mercados, 2014.
  7. Carvalho, Pedro. "Factores determinantes do turismo internacional de negócios: uma revisão de literatura.". Trabalho apresentado em XXII Spanish Luso-Spanish Conference on Scientific Management, 2012.
  8. Carvalho, Pedro. "A influência dos custos de mudança na fidelização de clientes: uma revisão de literatura.". Trabalho apresentado em 20th Spanish Luso-Spanish Conference on Scientific Management, 2010.
Artigo em revista
  1. Soares, Sílvia; Carvalho, Pedro; Mourão, Maria Filipa. "Fostering Customer Loyalty in Kitesurfing: The Case of a Nautical Sports Centre in Portugal". Sustainability 15 22 (2023): https://doi.org/10.3390/su152215767.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Pereira, Couto Pedro; Mourão, Maria Filipa; Carvalho, Pedro. "Influence of Psychosocial Risks on the Quality of Life of Employees in a Higher Education Institution - A Critical Perspective". International Journal of Business & Management Studies 4 11 (2023): https://doi.org/10.56734/ijbms.v4n11a4.
    Publicado
  3. Carvalho, Pedro. "Revitalizing Business Tourism in the European Union: Strategies for Growth". Administrative Sciences 13 8 (2023): https://www.mdpi.com/2076-3387/13/8/180.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Carvalho, P.; Alves, H.. "Customer value co-creation in the hospitality and tourism industry: a systematic literature review". International Journal of Contemporary Hospitality Management 35 1 (2023): 250-273. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85135834511&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJCHM-12-2021-1528
  5. Carvalho, P.M.; Díaz-Méndez, M.; Quero-Gervilla, M.J.; Saren, M.. "A conceptual approach to the tourist value co-creation: Dimensions, antecedents and consequences". European Journal of Tourism Research 34 (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85150839774&partnerID=MN8TOARS.
    10.54055/ejtr.v34i.2647
  6. Carvalho, P.M.. "Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal 38 (2020): 89-104. http://dx.doi.org/10.18089/damej.2020.38.4.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18089/damej.2020.38.4
  7. Costa, Alexandra; Carvalho, Pedro; Mourão, Maria Filipa. "O Marketing nas Empresas de Restauração com Presença na Web: A influência da comunicação e dos atributos valorizados pelos clientes". Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação E24 (2019): 45-60. http://www.risti.xyz/issues/ristie24.pdf.
    Publicado
  8. Carvalho, Pedro; Díaz-Méndez, Montserrat; Márquez, Miguel Ángel. "What determines the holding of association meetings in a global context?". Journal of Travel & Tourism Marketing 36 9 (2019): 969-979. http://dx.doi.org/10.1080/10548408.2019.1683487.
    Publicado • 10.1080/10548408.2019.1683487
  9. Carvalho, Pedro; Parente, Ana Márcia. "A IMPORTÂNCIA DO MARKETING RELACIONAL NA GESTÃO DO RESTAURANTE SETE PORTES". Dos Algarves a Multidisciplinary e-journal 34 (2019): 44-59. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/173.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Carvalho, Pedro. "The Influence of Satisfaction and Switching Costs on Customer Loyalty: The Pingo Doce Case". International Journal of Marketing, Communication and New Media (2018):
  11. Carvalho, Pedro; Márquez, Miguel A.; Díaz-Méndez, Montserrat. "A INFLUÊNCIA DO NÚMERO DE DELEGADOS SOBRE O LOCAL DAS REUNIÕES ASSOCIATIVAS INTERNACIONAIS, A NÍVEL NACIONAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA ÚLTIMA DÉCADA". Anais Brasileiros de Estudos Turísticos 8 2 (2018): 21-31. http://ojs2.ufjf.emnuvens.com.br/abet/article/view/3211.
    Acesso aberto
  12. Carvalho, Pedro; Márquez, Miguel Ángel; Díaz-Méndez, Montserrat. "Policies to increase business tourism income: A dynamic panel data model". Journal of Convention & Event Tourism 19 1 (2017): 63-82. http://dx.doi.org/10.1080/15470148.2017.1380546.
    10.1080/15470148.2017.1380546
  13. Carvalho, Pedro; Márquez, Miguel A.; Díaz, Montserrat. "Do neighbouring countries encourage the demand of international business tourism?". European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation 7 3 (2016): 156-167. http://dx.doi.org/10.1515/ejthr-2016-0018.
    10.1515/ejthr-2016-0018
  14. Carvalho, Pedro Miguel Fonseca Moreira de; Márquez, Miguel A.; Díaz-Méndez, Montserrat. "Determinantes do turismo de negócios internacionais: Uma análise confirmatória de dados". Anais Brasileiros de Estudos Turísticos 6 2 (2016): 49-57.
    Publicado
  15. Carvalho, Pedro Miguel Fonseca Moreira de; Márquez, Miguel A.; Díaz-Méndez, Montserrat. "Determinantes de competitividade no turismo de negócios internacionais: Uma análise exploratória de dados espaciais". Revista Turismo & Desenvolvimento 25 (2016): 117-129.
    Publicado
  16. Carvalho, Pedro. "International Business Tourism: A Growth Rate Model". International Journal of Research in Tourism and Hospitality (2016):
Capítulo de livro
  1. Silva, Helena; Mourão, Maria Filipa; Carvalho, Pedro. "COMMERCIAL VIABILITY OF AN ONLINE PHARMACY". In EUROPRENEURSHIP & SUSTAINABILITY. Polónia, 2024.
    No prelo
  2. Carvalho, Pedro; Márquez, Miguel A.; Díaz-Méndez, Montserrat. "Estimation of a Growth Rate Model for International Business Tourism". In Insights into Economics and Management Vol. 9, 135-146. B P International, 2021.
    Publicado
  3. Carvalho, Pedro Miguel Fonseca Moreira de. "TURISMO DE NEGÓCIOS – REUNIÕES COLETIVAS OU INDIVIDUAIS, EIS A QUESTÃO?". In Turismo, sociedade e ambiente 2, 1-12. Atena Editora, 2021.
    10.22533/at.ed.6752116071
  4. Carvalho, Pedro; Mourão, Maria Filipa. "Study on Marketing in Restaurants with a Presence on the Web: The Influence of Communication and Attributes Valued by Customers". In Modern Perspectives in Economics, Business and Management, 52-63. 2021.
    Publicado
  5. Carvalho, Pedro Miguel Fonseca Moreira de. "O DESTINO TURÍSTICO – UM TERRITÓRIO COMO UMA REDE DE RELACIONAMENTOS". In Turismo, Sociedade e Ambiente, 1-14. Atena Editora, 2020.
    10.22533/at.ed.5532004121
  6. Carvalho, Pedro Miguel Fonseca Moreira de. "DETERMINANTES DAS REUNIÕES ASSOCIATIVAS INTERNACIONAIS: UMA ANÁLISE DE DADOS EM PAINEL". In Sistematizando Práticas para Administrar 2, 123-143. Atena Editora, 2020.
    10.22533/at.ed.8132010029
  7. Carvalho, Pedro Miguel Fonseca Moreira de; Paniagua, Miguel Ángel Márquez; Méndez, Montserrat Díaz. "DETERMINANTES DO TURISMO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS: UM MODELO DINÂMICO COM DADOS EM PAINEL". In Turismo, Lazer e Negócios, 120-138. Atena Editora, 2019.
    10.22533/at.ed.1701908059
  8. Carvalho, Pedro Miguel Fonseca Moreira de; Carlos de Oliveira Fernandes. "Turismo de Negócios". In Planeamento e Desenvolvimento Turístico, 245-256. Lisboa, Portugal: Lidel Editora, 2017.
    Publicado
  9. Carvalho, Pedro Miguel Fonseca Moreira de; Márquez, Miguel A.; Díaz-Méndez, Montserrat. "Determinantes do turismo de negócios internacionais: uma análise exploratória de dados espaciais.". In Retos actuales: La conquista de nuevos mercados, 1041-1058. Madrid, Espanha: ESIC Editorial, 2014.
    Publicado
Livro
  1. Carvalho, Pedro Miguel Fonseca Moreira de. Turismo de Negócios – Implicações para Portugal. Faro, Portugal: Sílabas & Desafios. 2016.
    Publicado
  2. Carvalho, Pedro Miguel Fonseca Moreira de; Carlos Melo Brito; Carla Ramos. Parcerias em Negócios Electrónicos. Porto, Portugal: Sociedade Portuguesa de Inovação. 2006.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Pereira, Pedro; Mourão, Maria Filipa; Carvalho, Pedro. "A influência dos riscos psicossociais na qualidade de vida dos colaboradores de uma IES - uma visão crítica". Trabalho apresentado em xxvi congresso da sociedade portuguesa de estatística, 2023.
  2. Carvalho, Pedro. "A conceptual approach to the tourist value co-creation: dimensions, antecedents and consequences". Trabalho apresentado em XIII International Tourism Congress – Estoril 2021, 2021.
Tese / Dissertação
  1. Carvalho, Pedro. "Análisis de los factores que influyen en el turismo de negocios a escala mundial. Implicaciones para el caso de Portugal". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10662/1549.
  2. Carvalho, Pedro Miguel Fonseca Moreira de. "O Marketing Relacional e o Estudo de Caso Chip 7". Mestrado, 2004. https://www.fep.up.pt/docentes/cbrito/Tese%20Pedro%20Carvalho.pdf.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2024/02/01 Marketing de Comunicação como estratégia para a co-criação de valor do turista em Cabo Verde
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciencias Empresariais, Portugal
2021 - 2023/07 Qualidade de Serviço, Satisfação e Intenção Comportamental do Cliente - Caso Duotone Pro-Center - Viana do Castelo
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2021 - 2023/01 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A QUALIDADE DE VIDA DOS COLABORADORES – ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, O IPVC
Coorientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2020 - 2022/05 Estudo de viabilidade comercial de uma farmácia online.
Coorientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestao, Portugal
2019 - 2021 PLANO DE NEGÓCIOS PARA A MODERNIZAÇÃO INDUSTRIAL DA EMPRESA CARMOCRUZ – Carpintaria e Móveis, Lda.
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestao, Portugal
2019 - 2020/01 Plano de negócios para a criação de uma empresa-consultório de audiologia.
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestao, Portugal
2019 - 2020/01 Plano de Negócios para a criação de uma filial “O caso da Academia Progresso"
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestao, Portugal
2017 - 2019/06 PLANO DE MARKETING PARA O HOSTEL FINE LIVING FORMOSA
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciencias Empresariais, Portugal
2017 - 2019/06 RELATÓRIO DE ESTÁGIO: BLISQ CREATIVE
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciencias Empresariais, Portugal
2019 - 2019/03 O MARKETING NAS EMPRESAS DE RESTAURAÇÃO COM PRESENÇA NA WEB: A influência da comunicação e dos atributos valorizados pelos clientes
Orientador
Gestão das Organizações (APNOR) (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestao, Portugal
2019 - 2019/03 Comunicação Online e Offline: Estudo Comparativo no Sector da Engenharia Industrial
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestao, Portugal
2019 - 2019/01 Plano de Marketing para uma Unidade Hoteleira em Viana do Castelo
Orientador
Gestão das Organizações (APNOR) (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 - 2018 Estágio em Marketing Digital na Empresa BPHL – Assessoria Informática e de Gestão
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (APNOR) (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 - 2018 A Importância do Marketing Relacional na Gestão de Atracções Culturais
Orientador
Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 - 2018 Relatório de Estágio de Marketing Digital na Empresa Visual Publinet.
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 - 2017 A Introdução do Método de Focus Group no Design de um Novo Produto
Coorientador
Mestrado em Design Integrado (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 - 2017 O Desenho Naval Aplicado no Design de um Acessório de Moda: Um Estudo de Caso
Coorientador
Mestrado em Design Integrado (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 - 2017 Lovemarks: a influência das TIC no valor emocional da marca: o caso Chicco
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciencias Empresariais, Portugal
2015 - 2015 Determinantes da Fidelização de Clientes – O Caso Pingo Doce
Coorientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 - 2012 Caracterização do Modelo Relacional de Empresas do Sector Turístico e os Seus Clientes
Coorientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2007 - 2007 Estratégias de promoção das zonas históricas turísticas: o caso de Guimarães.
Orientador de Luís Filipe Cardoso Santos
Turismo (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestao, Portugal
2007 - 2007 O termalismo no Gerês e Chaves
Orientador de Patrícia Cristina Teixeira Marques
Turismo (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestao, Portugal
2007 - 2007 A importância dos espaços verdes para o turismo urbano na cidade do Porto
Orientador de Eliana Raquel Moreira Silva
Turismo (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestao, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/10/29 - 2021/10/29 Chairperson no XIII International Tourism Congress – Estoril 2021
Congresso
XIII International Tourism Congress – Estoril 2021
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2016 - 2016 Moderação nas II Jornadas de Marketing de Valença
Encontro
II Jornadas de Marketing de Valença
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciencias Empresariais, Portugal
2016 - 2016 Organização e Moderação do seminário Marketing Digital 360
Seminário
Marketing Digital 360
Instituto Politecnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestao, Portugal
2011 - 2011 Co-organização do seminário "Understanding The Mystery of Innovation"
Seminário
Understanding The Mystery of Innovation
Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 - 2011 Co-organização de seminário "Estruturas Conjuntas de Apoio à Inovação Transfronteiriça (ECA-IT)"
Seminário
Estruturas Conjuntas de Apoio à Inovação Transfronteiriça (ECA-IT)
Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/03/15 Proposta de um plano estratégico de marketing para um sistema inteligente de apoio ao diagnóstico do cancro da mama: O caso de estudo do projeto ONCONAVIGATOR.
Arguente
Lígia Pereira Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2024/03/08 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL: UM CASO DE PROJETO ESTRATÉGICO NO TURISMO
Arguente
Paula Alexandra de Magalhães Serra (Outro)
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2024/02/06 O Plano de Negócios como Ferramenta Estratégica para o Empreendedor: O Estudo de Caso de uma empresa de Passeios Turísticos no Douro.
Arguente
Andreia Costa Peixoto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2024/01 IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE CONTROLO DE GESTÃO NUMA EMPRESA FAMILIAR – ESTUDO DE CASO
Arguente
Sandra Cristina Antunes Vilas Boas (Outro)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023/12 O EFEITO DO CUSTOMER ENGAGEMENT NA SENSIBILIDADE FACE AO PREÇO
Arguente
Sara de Faria Cabanelas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023/04/18 Análise do impacto da pandemia Covid 19 na estratégia de comunicação de marketing nas empresas turísticas
Arguente
Paulo Ricardo Ribeiro Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2023/03/30 The Impact of Sustainability on Customer Behavior: A Study of the Online Fast Fashion Industry
Arguente
Beatriz da Veiga Soares Sampaio (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2022/03/02 APLICAÇÃO DO MODELO AIDA EM ESTRATÉGIAS DE INBOUND MARKETING
Arguente
Ana Catarina Peliteiro Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021/02/18 A introdução do Marketing Digital enquanto ferramenta fundamental na gestão do turismo rural – uma aplicação ao Concelho de Barcelos.
Arguente principal
Deolinda da Conceição Correia Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2021/02/18 O perfil e o comportamento do consumidor em contextos específicos de marketing: Um estudo sobre marcas do luxo.
Arguente principal
Rosa Cristina Arantes Barbosa. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2021/02/09 Impact of Digital Marketing on the Development of a Tourist Destination: The Case of the Central Region of Portugal. 2021
Arguente principal
Ana Filipa Soares Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2020/06/18 A implementação do conceito de marketing como determinante na vantagem competitiva: uma abordagem em contextos industriais.
Arguente principal
César Daniel Marques da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2020/06/18 O Papel das Tecnologias na Gestão de Relacionamentos e o Marketing Interno: Uma Abordagem no Setor Hospitalar.
Arguente principal
Eduarda Marisa Tinoco Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/11 - 2023/12 ICMarkTech'23 Praga - República Checa
2023/11 - 2023/11 XV International Tourism Congress Polytechnic Institute of Bragança
2022/12 - 2023/04 WorldCist'23 - 11st World Conference on Information Systems and Technologies Pisa, Italy
2022/12/01 - 2022/12/03 ICMarktech'22 – International Conference on Marketing and Technologies Santiago de Compostela, Spain
2019/12/27 - 2019/12/29 IC Marktech 2019, Maia, Portugal, 27 a 29 de Novembro de 2019 Porto - Maia
2019/11/05 - 2019/11/07 XI Congresso Internacional de Turismo Funchal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Anatolia
2023 - Atual Journal of hospitality and tourism management
2023 - Atual Cogent social sciences
2023 - Atual Journal of organizational effectiveness
2022 - Atual International Journal of Contemporary Hospitality Management
2022 - Atual Events Management
2021/07 - Atual Journal of Education, Society and Behavioural Science SCIENCEDOMAIN international
2020/10 - Atual Sustainability Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI)
2021/02 - 2021/02 Journal of Open Innovation: Technology, Market and Complexity Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI)
2019/02 - 2021 International Journal of Marketing, Communication and New Media
2018/05/06 - 2021 International Journal of Tourism Research John Wiley & Sons Ltd
2016 - 2021 Journal of Convention & Event Tourism Informa UK (Taylor & Francis)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Ordem dos Economistas Colégio especialidade: Economia e Gestão Empresariais - Cédula nº 16226
2021/05 - Atual Sindicato dos Professores do Norte Membro da direção distrital de Viana do Castelo
1999 - 2001 Associação Nacional de Jovens Empresários Membro do Conselho Nacional
Distinções

Outra distinção

1998 Prémio do Empreendedor na Categoria de Inovação
Associação Nacional de Jovens Empresários, Portugal