???global.info.a_carregar???
Maria Helena Ferreira de Pedro Mesquita. She completed a PhD in Pedagogical Renewal in the History of Education in 2001 at the University of Salamanca, a Master's in Special Education in 1994 at the University of Lisbon, and a PhD in Pedagogical Renewal in the History of Education in 2001/12/03 at the University of Salamanca. She is an Assistant Professor at the Castelo Branco Polytechnic Institute School of Education, coordinator of the Master's in Special Education - Cognitive and Motor Domain, member of the scientific committee of the Master's in Physical Activity, member of the Council of Representatives, member of the Technical-Scientific Council and Coordinator of the Support Office for Students with SEN at the Castelo Branco Polytechnic Institute. He is an integrated member of the Interdisciplinary Centre for Social Sciences (CICS.NOVA) at Universidade Nova and a collaborating member of SHERU - Sport, Health & Exercise Research Unit at the Polytechnic Institute of Castelo Branco. He works in the area(s) of Social Sciences with an emphasis on Special Education. In his Ciência Vitae CV, the most frequent terms used to contextualise his scientific, technological and artistic-cultural production are: Inclusion; Physical education; Disability; Inclusion; Physical education; Disability; Special and inclusive education; Research in special and inclusive education; Specialised training in special and inclusive education; Special and inclusive education; Curriculum flexibility/adaptation; Life routines; Independence of mobility; Supports; Interaction; Life Routines; Special Educational Needs; Support; Independent Mobility; Interaction; Autism Space; Global Praxis; Fine Praxis; Multidisability; Multideficiency; Private Social Assistance Establishment; Intellectual Disability; Inclusion; Special Educational Needs; Information and Communication Technologies; Trisomy; Foetal Alcohol Syndrome; Reading; Writing; Psychomotor skills; Psychomotor Observation Battery; Reading; Writing; Psychomotor skills; Psychomotor Observation Battery; Maths and Algebraic Thinking; Psychomotricity and Motor Development; Mathematics; Algebraic Thinking; Psychomotor Domain; Motor Development; Inclusion and Physical Education; Attitudes; Students with SEN; Inclusion and Physical Education; Attitudes; Students with Special Educational Needs; Psychomotor Battery; Autism Spectrum; Resource Centre for Inclusion; Special Educational Needs; Resource Centre for Inclusion; Special educational needs; Quality of life; Cerebral palsy; WHOQOL-Bref; Spasticity; Quality of life; Cerebral palsy; WHOQOL - Bref; Spasticity; Special education; Decree-Law 3/2008 of 7 January; Family; Needs; Cognitive and motor deficits; Children with SEN; Intellectual and developmental difficulties; Children with special needs; Intellectual and developmental disabilities; Multi-disability support units.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Helena Ferreira de Pedro Mesquita

Nomes de citação

  • Mesquita, Helena
  • Maria Helena Mesquita

Identificadores de autor

Ciência ID
7C16-251C-4326
ORCID iD
0000-0001-6869-9856
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=1

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2001/12/03
Concluído
Ciências da Educação (Doctor)
Universidad de Salamanca, Facultad de Educacion, Espanha
"Educação Especial em Portugal no Último Quarto do Século XX" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente Cum Laude
1994/12/12
Concluído
Educação Especial (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Formação Inicial de Professores em Educação Especial: Análise das Práticas e Necessidades" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1983/09/23
Concluído
Educação Física (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Educação Física, Portugal
1981/07/31
Concluído
Educação Física (Bacharelato)
Especialização em Não Aplicável
Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Educação Física, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/07/24 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
1988/10/17 - 1995/07/24 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Membro do Conselho Técnico Científico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - Atual Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - Atual Membro da Comissão Científica do Mestrado em Atividade Física Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - Atual Membro da Comissão Científica do Mestrado em Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
1995/07 - Atual Membro da Unidade Técnico-Científica de Ciências Sociais e Humanas Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2015/06/30 - 2019/12 Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2018/03 - 2018/09 Vice presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2018 Coordenadora do ramo de Especialização em Desporto Adaptado do Curso de Mestrado em Atividade Física Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2015 Membro do Conselho de Coordenação Académica Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2007 - 2015 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2014 Membro do Conselho Técnico Científico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2013 Presidente do Grupo dos Presidentes dos Conselhos Pedagógicos Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2007 - 2009 Membro da Assembleia de Representantes Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
1995/09 - 2009 Membro do Conselho científico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2004 - 2008 Subcoordenadora do Curso do 1º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2005 - 2007 Coordenadora do Curso de Especialização de Pós-Licenciatura em Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2004 - 2006 Membro da Comissão Permanente do Conselho Cientifico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
1999 - 1999 Coordenadora da Secção de Formação Inicial, Permanente e Especializada do Departamento de Ciências Sociais e da Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
1996/11 - 1997/02 Subcoordenadora da Unidade Científico-Pedagógica de Ciências da Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
1994/06 - 1996/12 Membro do Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
1996 - 1996 Coordenadora do Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
1994/11 - 1995/10 Coordenadora da Secção de Gestão de Recursos Educativos do Conselho Pedagógico, Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
1988/10 - 1995/07 Membro da Unidade Científico-Pedagógica de Educação Física Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Coordenadora da comissão de "Desporto Adaptado" (CDA) da Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público (REDESPP) Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Membro Integrado do CISC.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Socias da Universidade Nova Instituto Politécnico de Leiria Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2018 - Atual Membro Colaborador do SHERU - Sport, Health & Exercise Research Unit do IPCB Sport, Health & Exercise Research Unit , Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2018 - Atual Membro Colaborador Grupo de Optimización del Entrenamiento y Rendimiento Deportivo (GOERD) da Facultad de Ciencias del Deporte da Universidad de Extremadura Universidad de Extremadura Facultad de Ciencias del Deporte, Espanha
2017/03/23 - Atual Membro colaborador do Centro de Centro de Estudos de Educação Especial Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2007 - Atual Presidente dos Júri de Seleção de Candidaturas do Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2018 Membro do Conselho Científico do Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos (CIPSE) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2009 - 2011 Membro do Grupo de Trabalho de acompanhamento do Processo de Bolonha no IPCB Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2005 - 2006 Membro da Comissão de Reestruturação e Criação de novos cursos no âmbito do Processo de Bolonha Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
1988/10/01 - 1999/12/12 Membro da Comissão de avaliação interna da ESECB no âmbito da ADISPOR, Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2025/08/31 Projeto MUTATIS MUTANDIS - Atividade Desportiva, Sensibilização e Mudança II
CONTRATO-PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO N.º CP/0520/DDT/2023
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Batista, Marco; Mesquita, Helena; Honório, Samuel; Serrano, João; Pires, Pedro; Costa, Carolina. "Hippotherapy in Autism Spectrum Disorder: Effect of an Intervention Program - Case Study". Trabalho apresentado em I Congreso Internacional de Innovación en el Deporte: 25 años Caminando Juntos, 2019.
  2. Honório, Samuel; Santos, Jorge; Serrano, João; Mesquita, Helena; Batista, Marco. "Motivation to play roller field hockey: a comparative study between levels". 2019.
  3. Mesquita, Helena; Serrano, João; Honório, Samuel; Batista, Marco; Almeida, Diogo. "A práxia global e fina numa criança com espetro de autismo". 2017.
  4. Mesquita, Helena; Serrano, João; Petrica, João; Batista, Marco; Honório, Samuel; Rodrigues, Ana Maria. "Flexibilização de projetos curriculares de grupo: um estudo em jardins-de-infância com crianças com necessidades educativas especiais". 2017.
  5. Honório, Samuel; Batista, Marco; Paulo, Rui; Mendes, Pedro; Serrano, João; Petrica, João; Martins, Júlio; Mesquita, Helena. "A importância do jogo de mini-hóquei em patins nos escalões de benjamins e escolares". 2017.
  6. Mesquita, Helena; Simões, Isabel. "Crianças com deficit cognitivo e motor : necessidades das famílias". 2016.
  7. Nave, Luísa; Mesquita, Helena. "Influência do meio no perfil psicomotor da criança". 2016.
  8. Mesquita, Helena; Simões, Isabel. "Crianças com deficit cognitivo e motor : necessidades das famílias". 2013.
  9. Nave, Luísa; Mesquita, Helena. "Influência do meio no perfil psicomotor da criança". 2013.
  10. Mesquita, Helena. "Currículos e adaptações curriculares para alunos com NEE". 2012.
  11. Pires, Natividade; Pereira, Cristina; Nunes, Gabriela; Mesquita, Helena. "Promoção da leitura em crianças com défice cognitivo". 2011.
  12. Pires, Natividade; Pereira, Cristina; Nunes, Gabriela; Mesquita, Helena. "Promoção da leitura em crianças com défice cognitivo". 2009.
  13. Mesquita, Helena. "Currículos e adaptações curriculares para alunos com NEE". 2005.
Artigo em revista
  1. Pedro Rui Inês Pires; Marco Batista; Helena Mesquita; Sergio J. Ibáñez. "Relação da formação formal na liderança dos treinadores e na autodeterminação e bem-estar dos atletas com deficiência intelectual (Relationship of formal training on coaches’ leadership and self-determination and well-being of athletes with intellectual disabilities) (Relación de la formación reglada con el liderazgo y la autodeterminación de los entrenadores y el bienestar de los deportistas con". Retos (2022): https://doi.org/10.47197/retos.v46.93064.
    10.47197/retos.v46.93064
  2. Pedro Pires; Marco Batista; Helena Mesquita; Sergio J. Ibáñez. "Estilo de Decisão e Planificação dos treinadores do Special Olympics Portugal: Influência da formação formal e não formal". Cuadernos de Psicología del Deporte (2022): https://doi.org/10.6018/cpd.483551.
    10.6018/cpd.483551
  3. Pires, P.; Batista, M.; Mesquita, H.; Ibáñez, S. J.. "El estilo de decisiones y de planificación de los entrenadores de Special Olympics Portugal". (2022): http://hdl.handle.net/10362/139733.
    https://doi.org/10.6018/cpd.483551
  4. Pires, Pedro Rui; Batista, Marco; Mesquita, Helena; Ibáñez, Sergio J. "Autoperceção e perceção dos comportamentos de liderança dos treinadores dos Special Olympics Portugal". (2022): http://hdl.handle.net/10400.11/8013.
  5. Pires, Pedro; Batista, Marco Alexandre da Silva; Maria Helena Mesquita; Sergio José Ibáñez Godoy. Autor correspondente: Pires, Pedro. "Decisão e Planificação dos treinadores do Special Olympics Portugal: Influência da formação formal e não formal". Cuadernos de Psicología del Deporte (2022):
  6. Pires, Pedro; Batista, Marco Alexandre da Silva; Maria Helena Mesquita; Sergio José Ibáñez Godoy. Autor correspondente: Pires, Pedro. "Relación de la formación reglada con el liderazgo y la autodeterminación de los entrenadores y el bienestar de los deportistas con discapacidad intelectual". Retos (2022):
  7. Marco Batista; Jorge Santos; Samuel Honório; Helena Mesquita; João Serrano; João Petrica. "Bem-estar subjetivo em atletas veteranos: um teste prospectivo baseado na teoria da autodeterminação". Cuadernos de Psicología del Deporte (2021): https://doi.org/10.6018/cpd.467601.
    10.6018/cpd.467601
  8. Pedro Pires; André Ramalho; Antonio Antúnez; Helena Mesquita; Sergio J. Ibáñez. "Career Development of Adapted Sports Coaches: Systematic Review of Qualitative Evidence Literature". International Journal of Environmental Research and Public Health 18 12 (2021): 6608-6608. https://doi.org/10.3390/ijerph18126608.
    10.3390/ijerph18126608
  9. Pedro Pires; Marco Batista; Daniel A. Marinho; Antonio Antúnez; Helena Mesquita; Sergio J. Ibáñez. "Training and Profile of Special Olympics Portugal Coaches: Influence of Formal and Non-Formal Learning". International Journal of Environmental Research and Public Health 18 12 (2021): 6491-6491. https://doi.org/10.3390/ijerph18126491.
    10.3390/ijerph18126491
  10. Honório, Samuel; Batista, Marco; Serrano, João; Petrica, João; Mesquita, Helena; Carrão, Luis; Ribeiro, Jaime; et al. "Exercise programme intervention for persons with motor ataxia". (2020): http://hdl.handle.net/10400.11/7085.
  11. Amatori, Gianluca; Mesquita, Helena; Quelhas, Rosário. "Special Education for inclusion in Europe: critical issues and comparative perspectives for teachers’ education between Italy and Portugal". (2020): http://hdl.handle.net/10400.11/7251.
    Doi: 10.3280/ess1-2020oa9443
  12. Quelhas, Maria do Rosário; Mesquita, Maria Helena. "O uso das TIC por jovens portadores de T21: um estudo de caso". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4540.
    10.34624/id.v3i2.4540
  13. Silveira, Paulo; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Batista, Marco; Mendes, Pedro; Rocha, João; Petrica, João; et al. "Functional physical fitness in elderly: diferences depending on the practice of physical activity". (2019): http://hdl.handle.net/10400.11/6739.
    10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
  14. Batista, Marco; Honório, Samuel; Serrano, João; Mesquita, Helena; Ribeiro, Ana; Petrica, João. "Postural patterns in the first year of life: contributions of maternal physical activity in the pregnancy period". (2019): http://hdl.handle.net/10400.11/6594.
    10.23736/S0393-3660.18.03869-X
  15. Serrano, João; Martins, Liliana; Batista, Marco; Honório, Samuel; Mendes, Pedro; Santos, Jorge; Mesquita, Helena; et al. "Athlete’s motivations from different regions of Portugal for the practice of athletics as a federated sport". (2019): http://hdl.handle.net/10400.11/6444.
    10.14198/jhse.2019.14.Proc1.04
  16. Honório, Samuel; Batista, Marco; Rocha, João; Petrica, João; Santos, Jorge; Mesquita, Helena; Serrano, João; Sousa, Débora; Silva, Raquel. "Pilates for elderly women: An improvement in functional mobility and balance". (2019): http://hdl.handle.net/10400.11/6698.
    10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
  17. Batista, Marco; Domingues, Ana; Fernandes, Inês; Domingues, João; Ribeiro, Sandra; Pires, Pedro; Mesquita, Helena; Ibañez-Godoy, Sergio. "Self-determined motivation and subjective well- being of adapted sport athletes members of Special Olympics". (2019): http://hdl.handle.net/10400.11/6711.
    https://doi.org/10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
  18. Pires, Pedro; Mesquita, Helena; Batista, Marco; Honorio, Samuel; Serrano, Joao; Machado, Tiago; Ibanez, Sergio. "Adapted sports: An experience for initial skills development of sport professionals". Journal of Human Sport and Exercise (2019): https://publons.com/wos-op/publon/52495582/.
  19. Pires, Pedro; Mesquita, Helena; Batista, Marco; Honorio, Samuel; Serrano, Joao; Machado, Tiago; Ibanez, Sergio. "Training and leadership profile in adapted sport coaches and the implication in athletes with intellectual disabilities". Journal of Human Sport and Exercise (2019): https://publons.com/wos-op/publon/52495581/.
  20. Silveira, Paulo; Paulo, Rui; Honorio, Samuel; Batista, Marco; Duarte-Mendes, Pedro; Rocha, Joao; Petrica, Joao; et al. "Functional physical fitness in elderly: Differences depending on the practice of physical activity". Journal of Human Sport and Exercise (2019): https://publons.com/wos-op/publon/52495578/.
  21. Rosário Quelhas; Maria Rosa Oria Segura; Mesquita Helena; Quelhas, Rosário; Oria Segura, Maria Rosa; Mesquita, Helena. "Contribution of ICT to Improve Learning of People with Special Educational Needs: A Comparative Perspective between Public School and Private School". Proceedings (2018): http://www.mdpi.com/2504-3900/2/21/1281.
    10.3390/proceedings2211281
  22. Ferreira, Denise; Serrano, João; Petrica, João; Honório, Samuel; Mesquita, Helena; Batista, Marco; Denise Ferreira; et al. "Integração social de atletas de desporto adaptado na modalidade de atletismo". Ágora para la Educación Física y el Deporte (2018): http://hdl.handle.net/10400.11/6412.
    10.24197/aefd.2-3.2018.256-278
  23. Serrano, João; afonso, Paulo; Mesquita, Helena; Alves, Alice; Honório, Samuel. "The Relationship Between Mathematics and Physical-Motor Expression: A Study with Preschool Children on the Time Taken to Perform Tasks". 1 (2018): 3-14. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/42270.
    Publicado
  24. Honório, Samuel; Batista, Marco; Paulo, Rui; Mendes, Pedro; Santos, Jorge; Serrano, João; Petrica, João; et al. "Aquatic influence on mobility of a child with duchenne muscular dystrophy : case study". (2017): http://hdl.handle.net/10400.11/5546.
  25. Honório, Samuel; Batista, Marco; Martins, Júlio; Serrano, João; Faustino, António; Mesquita, Helena. "Mobility dependence of children from 1st to 4th grade in portuguese schools". (2017): http://hdl.handle.net/10400.11/5585.
  26. Batista, Marco; Castuera, Ruth; Honório, Samuel; Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Mesquita, Helena. "Self-determination and healthy lifestyles: an exploratory study on veteran athletes". (2017): http://hdl.handle.net/10400.11/6676.
    http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.12079
  27. Mesquita, Helena; Serrano, João; Petrica, João; Batista, Marco; Honório, Samuel; Rodrigues, Ana Margarida. "Flexibilização de projetos curriculares de grupo: um estudo em jardins-de-infância com crianças com necessidades educativas especiais". (2017): http://hdl.handle.net/10400.11/6184.
  28. Mesquita, Helena; Serrano, João; Afonso, Paulo; Batista, Marco; Honório, Samuel; Branco, Ana Rita. "Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância". (2017): http://hdl.handle.net/10400.11/6183.
  29. Costa, Sílvia; Mesquita, Helena. "Qualidade de vida em crianças com problemas motores". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/4234.
  30. Barroso, Estefânia; Mesquita, Helena. "Os desafios da multideficiência : um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência ; The challenges of multiple disabilities : a look at a specialized unit for students with multiple disabilities". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/4232.
  31. Dias, Tânia; Mesquita, Helena. "Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia ; Psychomotor profile of a child with specific language impairment and Dyslexia". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/4230.
  32. Mesquita, Helena; Quelhas, Rosário. "Educación especial e inclusiva : trayectos de investigación en un master de educación especial ; Special and Inclusive education : phats for reserch in a master in special education". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/4350.
  33. Barroso, Estefânia; Mesquita, Helena. "Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência ; A look at a specialized unit for students with multiple disabilities". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/4236.
  34. Quelhas, Rosário; Mesquita, Helena; Polme, Manuela. "O software educativo como ferramenta de comunicação na dificuldade intelectual e desenvolvimental: “Os Jogos da Mimocas”: um estudo de caso ; The educational software as a tool for communication in students with intellectual and developmental difficulties: "The Games of Mimocas" - a case study". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/4233.
  35. Serrano, João; Petrica, João; Mesquita, Helena; Santos, Jorge. "Qué lleva a los jóvenes a practicar deporte en un club? ; O que leva os jovens a praticar desporto num clube? ; What moves young people to practice sport in a club?". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/4231.
  36. Nave, Luísa; Mesquita, Helena. "A criança, o meio e o perfil psicomotor". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/4352.
  37. Serrano, João; Silveira, Paulo; Rebelo, Miguel; Petrica, João; Mesquita, Helena. "Envolvimento parental na participação desportiva das crianças". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/4240.
  38. Petrica, João; Serrano, João; Mesquita, Helena; Santos, Jorge. "Modalidades deportivas elegidas por los futuros profesores para sus práticas ; As modalidades desportivas escolhidas pelos futuros professores para as suas práticas de ensino ; The sports chosen by students teachers for their teaching practices". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/3889.
  39. Santos, Jorge; Petrica, João; Serrano, João; Mesquita, Helena. "O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas ; El perfil de atención de los alunos de educación física : diferencias entre los distintos momentos de la lección em modalidades deportivas diferentes ; The profile attention of students in physical education classes : differences betw". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/4229.
  40. Polme, Manuela; Quelhas, Rosário; Mesquita, Helena. "O software educativo “Os Jogos da Mimocas” como ferramenta facilitadora da comunicação numa criança com dificuldade intelectual e desenvolvimental : estudo de caso". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/4235.
  41. Ruivo, João; Mesquita, Helena. "A escola na sociedade da informação e do conhecimento". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/4351.
  42. Mesquita, Helena; Pinto, Cristela. "A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/6173.
  43. Honório, Samuel; Batista, Marco; Paulo, Rui; Mendes, Pedro; Santos, Jorge; Serrano, João; Petrica, João; et al. "Aquatic influence on mobility of a child with duchenne muscular dystrophy : case study". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/5546.
  44. Mesquita, Helena; Pires, Pedro; Serrano, João; Petrica, João; Viegas, Pedro. "Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/6182.
  45. Pires, Pedro; João Serrano; João Manuel Petrica; Maria Helena Mesquita; Viegas, Pedro. Autor correspondente: Pires, Pedro. "Inclusão na disciplina de Educação Física: Atitudes dos alunos sem condição deficiência". Revista Cientifica FPDD (2016):
  46. Pedro Rui Inês Pires; Maria Helena Mesquita; Pedro Miguel Viegas; Inês Pires, Pedro Rui; Mesquita, Helena; Viegas, Pedro Miguel. "EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA EM CONTEXTO ESCOLAR". E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=86538704022.
  47. Serrano, João; Petrica, João-Manuel; da Silva Batista, Marco Alexandre; Almeida, Diogo; Mesquita, Helena. "Efeitos da atividade física adaptada no perfil psicomotor de uma criança com espetro de autismo". (2015): http://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=5073827.
  48. Serrano, João; Silveira Júnior, Paulo C. S.; Rebelo, Miguel; Petrica, João-Manuel; Mesquita, Helena. "Envolvimento parental na participação desportiva das crianças". (2015): http://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=5073807.
  49. Helena Mesquita; João Serrano; João Petrica; Marco Batista; Diogo Almeida. "EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA NO PERFIL PSICOMOTOR DE UMA CRIANÇA COM ESPETRO DE AUTISMO". E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=86538705010.
  50. João Serrano; Paulo Silveira; Miguel Rebelo; João Petrica; Helena Mesquita. "ENVOLVIMENTO PARENTAL NA PARTICIPAÇÃO DESPORTIVA DAS CRIANÇAS". E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=86538705013.
  51. Serrano, João; Silveira, Paulo; Rebelo, Miguel; Petrica, João; Mesquita, Helena. "Envolvimento parental na participação desportiva das crianças". (2015): http://hdl.handle.net/10400.11/4240.
  52. Mesquita, Helena; Quelhas, Rosário; Quelhas, Maria do Rosário. "Educación especial e inclusiva : trayectos de investigación en un master de educación especial". (2015): http://hdl.handle.net/10400.11/4350.
  53. Serrano, Joao; Silveira, Paulo; Rebelo, Miguel; Petrica, Joao; Mesquita, Helena. "PARENTAL INVOLVEMENT IN THE SPORTS PARTICIPATION OF CHILDREN". E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte (2015): https://publons.com/wos-op/publon/32002539/.
  54. Estefânia Barroso; Helena Mesquita. "Os desafios da multideficiência: um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência". Revista Educação Especial 27 48 (2014): https://doi.org/10.5902%2F1984686x8649.
    10.5902/1984686x8649
  55. Barroso, Estefânia; Mesquita, Helena. "The challenges of multiple disabilities - A look at a Specialized Unit for students with multiple disabilities ; Os desafios da multideficiência: um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência". (2014): https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/8649.
    10.5902/1984686X8649
  56. Estefânia Barroso; Helena Mesquita. "Os desafios da Multideficiência ? um olhar sobre uma Unidade de Apoio à Multideficiência". Revista Educação Especial (2014): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=313131527016.
  57. Barroso, Estefânia; Mesquita, Helena. "Os desafios da multideficiência : um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência". (2014): http://hdl.handle.net/10400.11/4232.
  58. Petrica, João; Serrano, João; Mesquita, Helena; Santos, Jorge. "Modalidades deportivas elegidas por los futuros profesores para sus práticas". (2014): http://hdl.handle.net/10400.11/3889.
  59. Quelhas, Rosário; Mesquita, Helena; Polme, Manuela. "O software educativo como ferramenta de comunicação na dificuldade intelectual e desenvolvimental: “Os Jogos da Mimocas”: um estudo de caso". (2014): http://hdl.handle.net/10400.11/4233.
  60. Santos, Jorge; Petrica, João; Serrano, João; Mesquita, Helena. "O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas". (2014): http://hdl.handle.net/10400.11/4229.
  61. Serrano, João; Petrica, João; Mesquita, Helena; Santos, Jorge. "Qué lleva a los jóvenes a practicar deporte en un club?". (2014): http://hdl.handle.net/10400.11/4231.
  62. Tânia Dias; Helena Mesquita; Dias, Tânia; Mesquita, Helena. "Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia". Revista Educação Especial (2013): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=313128573002.
  63. Ruivo, João; Mesquita, Helena. "A escola na sociedade da informação e do conhecimento". (2013): http://hdl.handle.net/10400.11/4351.
  64. Barroso, Estefânia; Mesquita, Helena. "Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência". (2013): http://hdl.handle.net/10400.11/4236.
  65. Nave, Luísa; Mesquita, Helena. "A criança, o meio e o perfil psicomotor". (2013): http://hdl.handle.net/10400.11/4352.
  66. Polme, Manuela; Quelhas, Rosário; Mesquita, Helena. "O software educativo “Os Jogos da Mimocas” como ferramenta facilitadora da comunicação numa criança com dificuldade intelectual e desenvolvimental : estudo de caso". (2013): http://hdl.handle.net/10400.11/4235.
  67. Costa, Sílvia; Mesquita, Helena. "Qualidade de vida em crianças com problemas motores". (2013): http://hdl.handle.net/10400.11/4234.
  68. Quelhas, Rosário; Mesquita, Helena. "O uso das TIC por jovens portadores de T21 : um estudo de caso". (2012): http://hdl.handle.net/10400.11/1553.
  69. Ruivo, João; Mesquita, Helena. "Educação e formação na sociedade do conhecimento". (2012): http://hdl.handle.net/10400.11/1551.
  70. Simões, Maria Isabel; Mesquita, Helena. "Necessidades das famílias de crianças com deficit cognitivo e motor". (2012): http://hdl.handle.net/10400.11/1552.
  71. Mesquita, Helena; Rodrigues, David. "Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais". (2012): http://hdl.handle.net/10400.11/1555.
  72. Mesquita, Helena. "O papel do professor face às mudanças educativas e processos de inovação numa escola para todos". (2012): http://hdl.handle.net/10400.11/1530.
  73. Dias Tânia; Helena Mesquita. "Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia". Revista Educação Especial 26 45 (2012): https://doi.org/10.5902%2F1984686x5646.
    10.5902/1984686x5646
  74. Mesquita, Helena. "Escola para todos - o percurso necessário – mito ou realidade?". (2012): http://hdl.handle.net/10400.11/1533.
  75. Mesquita, Helena; Rodrigues, David. "Formação inicial de professores em educação especial : análise da percepção das práticas e de necessidades". (2012): http://hdl.handle.net/10400.11/1556.
  76. Mesquita, Helena. "Uma nova política em necessidade educativas especiais : o decreto lei 319/91-rumo a uma escola inclusiva". (2012): http://hdl.handle.net/10400.11/1529.
  77. Mesquita, Helena. "A renovação na formação de professores em necessidades educativas especiais". (2012): http://hdl.handle.net/10400.11/1528.
  78. Mesquita, Helena. "Movimento de integração escolar em Portugal : da reforma de Veiga Simão à Lei de bases do sistema educativo". (2012): http://hdl.handle.net/10400.11/1532.
  79. Mesquita, Helena. "Os professores e as necessidades educativas especiais". (2012): http://hdl.handle.net/10400.11/1531.
  80. Tânia, Dias; Mesquita, Helena. "Psychomotor profile of a child with specific language impairment and Dyslexia ; Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia". (2012): https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5646.
    10.5902/1984686X5646
  81. Landau, Gerd; Hildebrad, Reiner; Faustino, António; Mesquita, Helena; Serrano, João. "Estudo sobre a vida de movimento de crianças de Castelo Branco". (2011): http://hdl.handle.net/10400.11/746.
  82. Ruivo, João; Mesquita, Helena. "Educação e formação na sociedade do conhecimento". (2011): http://hdl.handle.net/10400.11/503.
  83. Quelhas, Rosário; Mesquita, Helena. "O uso das TIC por jovens portadores de T21 : um estudo de caso". (2011): http://hdl.handle.net/10400.11/1553.
  84. Pires, Natividade; Pereira, Cristina; Nunes, Gabriela; Mesquita, Helena. "Promoção da leitura em crianças com défice cognitivo". (2010): http://hdl.handle.net/10400.11/406.
  85. RUIVO, João; MESQUITA, Helena. "Education and training in the knowledge society ; Educación y formación en la sociedad del conocimiento ; Educação e formação na sociedade do conhecimento". (2010): http://campus.usal.es/~revistas_trabajo/index.php/0214-3402/article/view/7442.
  86. Ruivo, João; Mesquita, Helena. "Educação e formação na sociedade do conhecimento". (2010): http://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=3325957.
  87. Mesquita, Helena. "O papel do professor face às mudanças educativas e processos de inovação numa escola para todos". (2005): http://hdl.handle.net/10400.11/1530.
  88. Mesquita, Helena. "A renovação na formação de professores em necessidades educativas especiais". (2004): http://hdl.handle.net/10400.11/1528.
  89. Mesquita, Helena. "Escola para todos - o percurso necessário – mito ou realidade?". (2003): http://hdl.handle.net/10400.11/1533.
  90. Mesquita, Helena. "Uma nova política em necessidade educativas especiais : o decreto lei 319/91-rumo a uma escola inclusiva". (2002): http://hdl.handle.net/10400.11/1529.
  91. Mesquita, Helena. "Movimento de integração escolar em Portugal : da reforma de Veiga Simão à Lei de bases do sistema educativo". (2001): http://hdl.handle.net/10400.11/1532.
  92. Mesquita, Helena. "Os professores e as necessidades educativas especiais". (2000): http://hdl.handle.net/10400.11/1531.
  93. Landau, Gerd; Hildebrad, Reiner; Faustino, António; Mesquita, Helena; Serrano, João. "Estudo sobre a vida de movimento de crianças de Castelo Branco". (1997): http://hdl.handle.net/10400.11/746.
  94. Mesquita, Helena; Rodrigues, David. "Formação inicial de professores em educação especial : análise da percepção das práticas e de necessidades". (1996): http://hdl.handle.net/10400.11/1556.
  95. Mesquita, Helena; Rodrigues, David. "Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais". (1994): http://hdl.handle.net/10400.11/1555.
Capítulo de livro
  1. Pires, Pedro Rui; Mesquita, Helena; Ibáñez, Sergio J; Serrano, João; Batista, Marco; Petrica, João. "Formação de profissionais em desporto adaptado". REDESPP e Politécnico de Viseu – Escola Superior de Educação de Viseu, 2021.
    10.34633/978-989-54743-4-9
  2. Ribeiro, Jaime Moreira; Batista, Marco; Honório, Samuel; Serrano, João; Mesquita, Helena. "Exercise and Physical Activity - Contributions to Intervention in People with Dementia". Betham Science Publishers, 2020.
  3. Alexandre Almeida Honório, Samuel; Batista, Marco; Santos, Jorge; Petrica, João; Mesquita, Helena; Serrano, João; Ribeiro, Jaime; Martins, Júlio. "Physical Exercise as a Tool to Delay the Development Process of Duchenne Muscular Dystrophy". In Muscular Dystrophies, 1-11. Croácia: IntechOpen, 2019.
    Publicado • 10.5772/intechopen.84453
  4. Mesquita, Helena; Batista, Marco; Serrano, João; Honório, Samuel; Azevedo, Susana. "Síndrome fetal alcoólico, psicomotricidade, leitura e escrita – uma intervenção simultânea". Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2017.
  5. Mesquita, Helena; Serrano, João; Petrica, João; Pires, Pedro. "Educação física inclusiva no contexto escolar: as atitudes dos alunos sem condição de deficiência". 2016.
  6. Mesquita, Helena; Serrano, João; Petrica, João; Ribeiro, João. "A Nintendo Wll como estratégia para a melhoria do perfil psicomotor de crianças com PHDA". 2016.
  7. Ruivo, João; Mesquita, Helena. "Becoming a teacher in Portugal : initial teacher training: a review". 2016.
  8. Serrano, João; Petrica, João; Mesquita, Helena; Farinha, Victor. "Efeito da atividade físico-desportiva orientada sobre a aptidão física das crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico". 2016.
  9. Serrano, João; Faustino, António; Carvão, J.; Paulo, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; Mesquita, Helena. "Estudo da Obesidade Infantil em Escolas Básicas do Alentejo". In Estudos do Desenvolvimento Motor da Criança IX, 10-14. Castelo Branco: Serviços Editoriais e de Publicação do IPCB, 2016.
  10. Serrano, João; Petrica, João; Mesquita, Helena; Farinha, Victor. "Efeito da atividade físico-desportiva orientada sobre a aptidão física das crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico". UDESC, 2015.
  11. Mesquita, Helena; Serrano, João; Petrica, João; Ribeiro, João. "A Nintendo Wll como estratégia para a melhoria do perfil psicomotor de crianças com PHDA". UDESC, 2015.
  12. Mesquita, Helena; Serrano, João; Petrica, João; Pires, Pedro. "Educação física inclusiva no contexto escolar: as atitudes dos alunos sem condição de deficiência". Edições FMH, 2014.
  13. Ruivo, João; Mesquita, Helena. "Ensinar e aprender : com ou para os media?". 2012.
  14. Ruivo, João; Mesquita, Helena. "Ensinar e aprender : com ou para os media?". RVJ-Editores, 2011.
  15. Ruivo, João; Mesquita, Helena. "Becoming a teacher in Portugal : initial teacher training: a review". Atrapos Editions, 2010.
Livro
  1. Petrica, João; Mesquita, Helena; Batista, Marco; Faustino, António. Desporto Adaptado. Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. 2018.
  2. Petrica, João; Mesquita, Helena; Batista, Marco; Mendes, Pedro; Aroni, André; Rebustini, Flávio; Machado, Afonso; Gomes, A. Rui. O estresse e o coping no esporte. Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. 2017.
Resumo em conferência
  1. Honório, Samuel; Batista, Marco; Paulo, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; Serrano, João; Petrica, João Duarte; Martins, Júlio; Mesquita, Helena. "A Importância do Mini - Hóquei em Escalões de Formação.". Trabalho apresentado em XIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, Guarda, 2017.
  2. Serrano, João; Farinha, Carlos; Petrica, João; Mesquita, Helena; Paulo, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; Honório, Samuel; Batista, Marco; Faustino, António. "Níveis de Aptidão Física em Idosos praticantes de Hidroginástica". Trabalho apresentado em XIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, Guarda, 2017.
  3. Paulo, Rui; Afonso, João; Faustino, António; Mesquita, Helena; Duarte-Mendes, Pedro; Serrano, João; Silveira, Paulo. "A atividade física e desportiva das atletas sub-16 das seleções distritais de futebol ¿ 7 de diferentes regiões de Portugal.". Trabalho apresentado em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2016.
    Publicado
  4. Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Petrica, João; Serrano, João; Faustino, António; Mesquita, Helena; Ramalho, André. "Comparação da agilidade entre géneros em alunos do Ensino Superior". Trabalho apresentado em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2016.
    Publicado
  5. Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Faustino, António; Mesquita, Helena; Honório, Samuel; Batista, Marco. "Healthy Lifestyle: Comparison between higher education students that lived until adult age in rural and urban environment.". Trabalho apresentado em 3rd IPLeiria's International Health Congress, Leiria, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Évora, Nilce Maria Ramos. "Necessidades das famílias cabo-verdianas de crianças com NEE no 1.ºCEB em Portugal". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.11/7141.
  2. Almeida, Telma da Conceição Rodrigues. "Avaliação da condição física e do conhecimento corporal de sujeitos com deficiência". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.11/7161.
  3. Costa, Carolina Lopes da. "Efeito de um programa de intervenção em hipoterapia no perfil psicomotor de um Jovem com perturbação do espetro do autismo: estudo de caso". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.11/6615.
  4. Salvado, Daniela Alexandra Garrido. "O processamento da informação, atenção e memória nas crianças disléxicas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.11/6731.
  5. Martins, Delminda da Conceição. "Rotinas de vida diária de crianças/jovens com NEE: estudos de caso". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6242.
  6. Azevedo, Susana Margarida Prata. "Síndrome Fetal Alcoólico, psicomotricidade, leitura e escrita : uma intervenção simultânea". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5421.
  7. Pinto, Cristela Ferreira. "A importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/3067.
  8. Coelho, Rita Isabel Gonçalves Martins. "Inclusão da criança com NEE no 1º ciclo do ensino básico : estudo de caso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2723.
  9. Pinho, Filipa Alexandra Gonçalves. "A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1º CEB.". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2255.
  10. Almeida, Diogo Duarte de. "Efeitos da atividade física adaptada no perfil psicomotor de uma criança com espetro do autismo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2499.
  11. Ribeiro, João Nuno Gonçalves. "A Nintendo Wii® como estratégia para a melhoria do perfil psicomotor de crianças com PHDA". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2283.
  12. Branco, Ana Rita Farinha da Rosa. "Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2395.
  13. Santos, Andreia Filipa Ribeiro dos. "Avaliação da qualidade de vida na paralisia cerebral espástica : um estudo caso". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2247.
  14. Natário, Sara Sofia Paulo da Cruz. "A inclusão de uma criança com multideficiência no jardim de infância de uma IPSS". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/1783.
  15. Pires, Pedro Rui Inês. "Educação física inclusiva no contexto escolar : as atitudes dos alunos sem condição de deficiência". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2117.
  16. Carvalho, Filipa Alexandra Bonito da Silva. "A operacionalização da educação especial em escolas de ensino regular : opiniões e contributos de professores de 1º ciclo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2116.
  17. Barroso, Estefânia Venâncio. "Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/1764.
  18. Mesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro. "Educação especial em Portugal no último quarto do século XX". Doutoramento, 2001. http://hdl.handle.net/10400.11/1506.
  19. Mesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro. "Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades.". Mestrado, 1994. http://hdl.handle.net/10400.11/1605.

Outros

Outra produção
  1. Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência. Nos últimos anos tem-se verificado um movimento que proclama a implementação de uma escola inclusiva, procurando transformar a escola enquanto instituição. Face a esta problemática, a Educação Física enquanto disciplina não pode ficar desfasada de todo processo. Neste contexto, centramo-nos na necessidade de conhecer quais as perspetivas dos alunos sem condição de deficiência relativamente à inclu. 2018. Pires, Pedro; Mesquita, Helena; Ibañez Nunes, Sergio; Serrano, João; Machado, António; Viegas, Pedro. http://hdl.handle.net/10400.11/6185.
  2. Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal. O Projeto final desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Especial (EE) na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) inclui o desenvolvimento dos conhecimentos em áreas temáticas da EE nos domínios cognitivo e motor, envolvendo uma análise crítica, baseada em reflexões proporcionadas por um adequado e atualizado “estado de arte” da área temática em que se insere. No Me. 2018. Mesquita, Helena; Quelhas, Rosário. http://hdl.handle.net/10400.11/6272.
  3. Níveis de aptidão física de idosos praticantes de hidroginástica. Considerando que a prática de hidroginástica pode contribuir para um envelhecimento mais ativo e saudável. O estudo teve como objetivo conhecer o impacto das aulas de hidroginástica frequentadas ao longo de 4 meses na aptidão física dos idosos. A amostra foi constituída por 83 idosos, utentes das aulas de hidroginástica e foi dividida em 3 grupos tendo em conta o número de aulas frequentadas (Meno. 2017. Serrano, João; Farinha, Carlos; Petrica, João; Mesquita, Helena; Paulo, Rui; Mendes, Pedro; Honório, Samuel; Batista, Marco; Faustino, António. http://hdl.handle.net/10400.11/5682.
  4. O uso das TIC por jovens portadores de T21: um estudo de caso. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação em torno da importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas atividades de ensino e aprendizagem de alunos portadores de Trissomia 21 (T21) , que frequentam o Ensino Básico.Orientada pelos princípios da Educação Inclus. 2011. Quelhas, Maria do Rosário; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco; Mesquita, Maria Helena; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1032.
  5. Necessidades das famílias de crianças com deficit cognitivo e motor. A temática do envolvimento das famílias de crianças e jovens com défice cognitivo-motor, no processo de desenvolvimento dos filhos, tem nos últimos anos sofrido uma evolução que começou por os pais serem a causa dos problemas dos seus filhos, até aos dias de hoje de assumirem papéis interventivos e activos. Neste contexto, há a necessidade de conhecermos as famílias dos alunos, nas diversas dimens. 2010. Simões, Maria Isabel; Mesquita, Helena. http://hdl.handle.net/10400.11/1552.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Análisis de los indicadores del rendimento competitivo en futebol para ciegos
Arguente
José Martin Gamonales Puerto (Doutoramento)
Universidad da Extremadura - Faculdad de Ciencias del Deporte, Espanha
2018 Sentir, Pensar e Agir: Núcleo de Apoio à Inclusão Social e Laboral de Jovens Portadores de Condição de Deficiência no Concelho da Covilhã
Arguente
Joana Gomes Pinheiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2017 La pedagogía de Freire y Freinet y la práctica de los Derechos Humanos: Una contribución para las comunidades indígenas y quilombo/as de la ciudad de Aquiraz-Brasil
Arguente
Racquel Valério Martins (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Facultad de Educacion, Espanha
2017 Rutas para la Inclusión Social en Portugal – dos estúdios casos centrados en la politicas locales para las personas com discapacidad
Arguente
Domingos Manuel da Silva Rasteiro (Doutoramento)
Universidad da Extremadura - Facultad de Educacion, Espanha
2016 A História da Educação Física em Portugal: da Implementação da República (1910) à Aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo (1986)
Arguente
André Francisco Neves Morgado Duarte (Doutoramento)
Universidad Pontificia de Salamanca Facultad de Educación, Espanha
2016 Políticas Públicas y Privadas para la Inserción Socio-Económica y Cultural de la Mujer Cabo-Verdiana y Su Desarrollo: el Papel de las Ongs y del Icieg - Estudio Comparativo
Arguente
Filomena Maria Oliveira Neves Andrade (Doutoramento)
Universidad da Extremadura - Facultad de Educacion, Espanha
2009 A Formação de Professores de matemática no Sistema Educativo Português Contemporâneo
Arguente
Susana Cristina Melo Fernandes (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Facultad de Educacion, Espanha

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 Revista Lusófona de Estudos Culturais
2022 - 2022 Revista Comunicar
2021 - 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade - Brasil
2021 - 2021 Revista Brasileira de Ciências do Esporte
2019 - 2020 Revista Ágora para la Educación Física y el Deporte
2018 - 2020 Italian Journal of Special Education for Inclusion
2019 - 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
2017 - 2017 Revista AULA – Revista de Pedagogía de la Universidad de Salamanca

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - 2018 Journal of Health and Biological Sciences – JHB