???global.info.a_carregar???
Rúben Pinhal received his PhD in Marketing & Strategy from the joint program of the Universities of Aveiro, Minho, and Beira Interior. He is a university professor and, in parallel, is responsible for digital communication at some companies. He began his professional career in the industry, having worked in ceramics and, later, in luxury furniture and lighting, where he coordinated the web marketing department. In addition, he has accumulated experience in an agency, where he has worked with several clients from different sectors of activity. He has been lecturing in Marketing courses at ISCET (Oporto) and ISCA-UA (Aveiro), teaching curricular units related to Marketing, Digital Marketing, Web Communications, and Consumer Behavior. He has authored publications for international conferences and magazines, and his research interests focus on digital marketing, tourism marketing, and consumer behavior. It also includes several hours of training and consultancy carried out in public and private institutions.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rúben Filipe Silva Pinhal

Nomes de citação

  • Pinhal, Rúben

Identificadores de autor

Ciência ID
7A1D-9445-7808
ORCID iD
0000-0002-0956-6698

Endereços de correio eletrónico

  • rubensilvapinhal@ua.pt (Profissional)

Websites

  • https://www.linkedin.com/in/rúben-silva-pinhal-716b31154/ (Rede social)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021/10/08 - 2024/10/25
Concluído
Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
"A Fotografia Gerada pelo Utilizador na Estratégia de Promoção Turística das Cidades: o caso da Rede de Cidades Criativas da UNESCO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por Unanimidade
2019/09/21 - 2021/07/08
Concluído
Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"As aplicações móveis e a lealdade à marca: a aplicação Cartão Continente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2016/09/16 - 2019/06/24
Concluído
Marketing (Licenciatura)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal
2025 - Atual Investigador (Investigação) CICEE - Centro de Investigação em Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2023 - 2025 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2023/09 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2023/09 - 2024/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2021/12/22 - 2024/06 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinhal, Rúben; Estima, Ana; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira. "Posts & Places: How UNESCO Creative Cities Use Social Media to Shape Destination Image". Trabalho apresentado em The International Conference on Business and Technology (ICBTEdinburgh’ 2025), Edinburgh, 2025.
    Aceite para publicação
  2. Pinhal, Rúben; Miguel Cachulo Pereira. "Loyalty in Your Pocket: The case of Cartão Continente Mobile App". Trabalho apresentado em CISTI2025, Lisboa, 2025.
    Aceite para publicação
  3. Pinhal, Rúben; Ana Estima; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira. "Understanding Tourist Content Preferences: An Eye-Tracking Analysis of DMO Images". Trabalho apresentado em ICMarkTech'24 - International Conference on Marketing and Technologies, Azores, 2024.
    Aceite para publicação
  4. Cardoso, Adriana; Ana Estima; Pinhal, Rúben. "The eWOM Effect: How Online Reviews Shape Book Purchase Intention in Portugal". Trabalho apresentado em ICMarkTech'24 - International Conference on Marketing and Technologies, Azores, 2024.
    Aceite para publicação
  5. Pinhal, Rúben; Ana Estima; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira. "To use or not to use? Instagram usage to promote destinations.". Trabalho apresentado em INTERNATIONAL CONFERENCE ON TOURISM TECHNOLOGY AND SYSTEMS, Madeira, 2024.
    Aceite para publicação
  6. Pinhal, Rúben; Estima, Ana; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira. "Experiencing a city through Instagram: What do tourists engage with?". Trabalho apresentado em ICMarkTech'23 - The 2023 International Conference on Marketing and Technologies, Praga, 2023.
    10.1007/978-981-97-1552-7_43
  7. Pinhal, Rúben; Estima, Ana; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira. "O papel da imagem na promoção turística das cidades: um estudo baseado na rede de cidades criativas da UNESCO". Trabalho apresentado em International Conference: Diversity & Sustainability, Opportunities and Threats ¿ DSOTT¿23, Coimbra, 2023.
  8. Pinhal, Rúben; Estima, Ana; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira. "O papel da imagem na promoção turística das cidades: um estudo baseado na rede de cidades criativas da UNESCO (The role of image in the tourism promotion of cities: a study based on UNESCO's network of creative cities)". Trabalho apresentado em International Conference: Diversity & Sustainability, Opportunities and Threats ¿ DSOTT¿23, Coimbra, 2023.
Artigo em revista
  1. Pinhal, Rúben Filipe da Silva; Estima, Ana Cristina Furão Teles; Duarte, Paulo Alexandre Oliveira. "Get Ready to Click: A Comprehensive Review of User-Generated Photography on Instagram". Revista de Gestão Social e Ambiental 18 10 (2024): e9202. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v18n10-174.
    10.24857/rgsa.v18n10-174
Resumo em conferência
  1. Pinhal, Rúben; Estima, Ana; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira. "O papel da imagem na estratégia de promoção turística das cidades: um estudo baseado na rede das cidades criativas da UNESCO". Trabalho apresentado em DSOTT´2023 - Diversity & Sustainability, Opportunities and Threats, 2023.
  2. Pinhal, Rúben; Teixeira, Gonçalo ; Nunes, Marta ; Filipe, Sandra; Santos, Claudia. "Adventure Sports in Leisure and Tourism Activities". Trabalho apresentado em INTERNATIONAL WORKSHOP TOURISM AND HOSPITALITY MANAGEMENT (IWTHM2019), Porto, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A fotografia gerada pelo utilizador na estratégia de promoção turística das cidades: o caso da Rede de Cidades Criativas da UNESCO". Doutoramento, Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, 2024. http://hdl.handle.net/10773/43748.
  2. Pinhal, Rúben Filipe da Silva. "As aplicações móveis e a lealdade à marca: a aplicação Cartão Continente". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10773/32272.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/09 - 2025/04 Atualiza-te 2025 - Conferências de Marketing da Universidade de Aveiro (2025/03/26 - 2025/03/27)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021/07 - 2022/06 atualiza-te 2022 - Conferências de Marketing da Universidade de Aveiro (2022/04/06 - 2022/04/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2020/11 - 2021/06 atualiza-te 2021 - Conferências de Marketing da Universidade de Aveiro (2021/04/14 - 2021/04/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2019/09 - 2020/06 atualiza-te 2020 - Conferências de Marketing da Universidade de Aveiro (adiado devido à COVID-19) (2020 - 2020)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2018/07 - 2019/06 atualiza-te 2019 - Conferências de Marketing da Universidade de Aveiro (2019/04/10 - 2019/04/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2017/11 - 2018/06 atualiza-te 2018 - Conferências de Marketing da Universidade de Aveiro (2018/04/11 - 2018/04/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2016/10 - 2017/05 atualiza-te 2017 - Conferências de Marketing da Universidade de Aveiro (2017/04/05 - 2017/04/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/05/09 - 2019/05/09 Apresentação do paper: Adventure sports in leisure and tourism activities
Conferência
INTERNATIONAL WORKSHOP TOURISM AND HOSPITALITY MANAGEMENT (IWTHM2019)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/11/27 A influência da Gestão de Redes Sociais no envolvimento com os consumidores: estágio curricular na empresa Outside The Box
Presidente do júri
Miguel Martins de Melo (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2024/11/27 Festivais de Música em Portugal: O Papel da Comunicação Digital e da Sustentabilidade na Criação de Valor para o Consumidor
Presidente do júri
Gonçalo Moreira dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2024/11/20 A Influência dos E-books nos Hábitos de Leitura e na Perceção de Preço dos Livros em Portugal
Presidente do júri
Inês Mesquita Montes Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2024/11/20 A Influência do eWOM na Intenção de Compra de Livros em Portugal
Presidente do júri
Adriana Dias dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - Atual International Conference on Marketing, Communication, Technologies and Applications Bogotá
2025/06/16 - 2025/06/19 WTAMCE 2025 - 1st Workshop on Technologies Applied to Marketing, Communication, and E-commerce Lisbon
2024/10 - 2025/05 International Conference on Management, Tourism and Technologies’25 (ICMTT) San Carlos, Costa Rica
2024 - 2025/03 International Conference on Marketing, Communication, Technologies and Applications’25 (ICMCT&A) Bogotá, Colombia

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/10 - Atual International Journal of Business Innovation (IJBI) (2795-5036)
2024 - Atual European Review of Business Economics (2184-898X)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/02 - Atual Marketing II Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2024/09 - Atual Gestão de Marketing e Comunicação Digital Mestrado em Marketing e Comunicação Digital (Mestrado) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2024/09 - Atual Marketing I Licenciatura em Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2024/09 - Atual Marketing Digital Licenciatura em Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2024 - Atual Estratégia de Marketing Omnicanal Curso de Especialização em Marketing Omnicanal e Comércio Eletrónico Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2023/09 - Atual Comunicação na Web Informática e Comunicação Organizacional (Curso Técnico Superior Profissional) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2023/09 - Atual Publicidade e Marketing de Influência Curso de Especialização em Marketing Digital (Pós-Graduação) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2023/02 - Atual Website como Ferramenta de Marketing Digital Marketing Digital e Comércio Eletrónico (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2022/09 - Atual Marketing Digital e o Consumidor Marketing Digital e Comércio Eletrónico (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2022/09 - Atual Artificial Intelligence - Principles and Applications Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2022/01 - Atual E-mail Marketing Marketing Digital e Comércio Eletrónico (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2022/01 - Atual Search Engine Marketing Marketing Digital e Comércio Eletrónico (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025 - Atual Journal of Marketing Analytics (2050-3326)
2025 - Atual Administrative Sciences (2076-3387)
2025 - Atual Tourism and Hospitality (2673-5768)