???global.info.a_carregar???
I am a game and narrative designer who holds both a bachelor's and a master's degree in games. In 2020, I presented my master's dissertation, which explored emotional attachment between fictional characters and players. Currently, I'm pursuing a PhD at the University of Beira Interior in Arts and Media, where I'm planning to develop a game that emphasizes a narrative on mental health with the aim of raising awareness about mental health. Outside of academia, I have developed several games such as Dawn of Andromeda (2017), Blodoffer (2019), and Cape of Storms (2022). Additionally, I host a podcast titled "Um Olhar por Narrativa" that explores the narratives of multiple games with invited guests.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipe Pinheiro Tomé

Nomes de citação

  • Tomé, Filipe

Identificadores de autor

Ciência ID
711F-5D23-9FE8

Telefones

Telemóvel
  • 917684430 (Pessoal)

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2021/10/01 - 2027/09/17
Em curso
Media Artes (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017/09 - 2020/12
Concluído
Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Envolvimento Dramático em Videojogos A Ligação Emocional entre Jogador e Personagens em The Witcher 3: The Wild Hunt" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2014/10/23 - 2017/07/21
Concluído
Jogos Digitais e Multimédia (Licenciatura)
Especialização em Game Design
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
14
2012/12/03 - 2014/07/07
Concluído
Desenvolvimento de Produtos Multimédia (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Edição de vídeo e Desenvolvimento de Videojogos
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
13
2009/09/14 - 2012/06/14
Concluído
Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (Ensino secundário)
Especialização em Programação
Agrupamento Escolas da Batalha, Portugal
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06/01 - Atual Investigador (Investigação) Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia, Portugal
Universidade da Madeira Madeira Interactive Technologies Institute, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/06/01 - Atual eGameslab
Bolseiro de Doutoramento
Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Tomé, Filipe; Pires, Ana; Jiskrová, Anna; Saial, Ana; Campos, Pedro F.. ""I Found it Cathartic": Exploring Empathy and Mental Health Awareness in Psychological Horror Video Games". Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction 8 CHI PLAY (2024): 1-21. http://dx.doi.org/10.1145/3677083.
    Publicado • 10.1145/3677083
Capítulo de livro
  1. Tomé, Filipe; Pires, Ana C.; Campos, Pedro. "Cabo das Tormentas: Recontextualizando História Colonial Portuguesa num videojogo de Terror Psicológico". Niterói, Brasil, 2025.
    No prelo
Resumo em conferência
  1. Tomé, Filipe; Pires, Ana C.; Campos, Pedro. "Eidolon: Exploring the Complexities of Prolonged Grief Disorder Through a Digital Game". Trabalho apresentado em Conference on Human Factors in Computing Systems 2025, Yokohama, 2025.
    No prelo • https://doi.org/10.1145/3706599.3720315
Tese / Dissertação
  1. Tomé, Filipe Pinheiro. "Envolvimento Dramático em Videojogos". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.6/10863.

Outros

Software
  1. Cape of Storms, Moonveil Studios. "Cape of Storms". 1.0. Microsoft Windows. 2022.
  2. Eskimo Studios, Blodoffer. "Blodoffer". Indie-X. 2019.
  3. Dawn of Andromeda, Greywolf Entertainment. "Dawn Of Andromeda (2017)". Greywolf Entertaintment. Microsoft Windows. 2017.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/21 "I Found it Cathartic": Exploring Empathy and Mental Health Awareness in Psychological Horror Video Games CHI Play 2024
Association for Computing Machinery (Tampere, Finlândia)
2024/05/28 Cabo das Tormentas: Recontextualização da história Colonial Portuguesa Congresso Internacional de Municípios Promotores do Empreendedorismo
Câmara Municipal do Funchal (Funchal, Portugal)
2024/05/08 Cape of Storms Recontextualizing Portuguese Colonial History in a Horror Game DiGRA Brasil - 2024
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brasil)
2022/04/22 Envolvimento dramático em videojogos: a ligação emocional entre jogador e personagens em The Witcher 3: The Wild Hunt Storybits
Universidade da Beira Interior - Faculdade de Artes e Letras (Covilhã, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05/18 - 2023/05/19 IArtes 2023 (2023/05/18 - 2023/05/19)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/02/27 - Atual FNAC TALKS - Processo Criativo de Narrativas para Videojogos
Outro
FNAC TALKS
FNAC Portugal ACDLDMPT Ltd, Portugal
2025/02/06 - 2025/02/27 Scientific Writing Workshop conducted by Dr. Lene Nielsen and Dr. Sabine Madsen
Oficina (workshop)
Scientific Writing Workshop
Universidade da Madeira Madeira Interactive Technologies Institute, Portugal
2025/01/28 - 2025/01/29 Academic Ethics Workshop conducted by Professor Dr. Marty J Wolf
Oficina (workshop)
Academic Ethics Workshop
Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia, Portugal
2023/05/18 - 2023/05/19 IArtes 2023 - Participation with "Cape of Storms"
Exposição
iArtes - Jornadas da Investigação em Artes, 5ª Edição
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2022/11/17 - 2022/11/20 Lisbon Games Week 2022 - Indie Games Exposition with the game "Cape of Storms"
Exposição
Lisbon Games Week 2022
Feira Internacional de Lisboa, Portugal
2019/11/21 - 2019/11/24 Lisbon Games Week 2019 - Indie Games Exposition with the game "Blodoffer"
Exposição
Lisbon Games Week 2019
Feira Internacional de Lisboa, Portugal
2019/11/14 - 2019/11/17 Moche XL Games World - Indie X 2019 Finalist with the game "Cape of Storms"
Exposição
Moche XL - Games World
Altice Arena, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/02/08 - 2025/05/24 Coordination of multiple projects that explore how narrative can lead to empathy Computer Science Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Portugal
2024/03/01 - 2024/05/18 Coordination of a project about greek tragedies and catharsis in modern videogames Computer Science (Mestrado) Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2025/04/07 Interview about the creative process of storytelling in video games. Diário de Notícias - Madeira
2025/01/20 Article: "«Cabo das Tormentas», de MoonVeil Studios" Fábrica do Terror
2022/09/07 Article: "Jogo Cabo das Tormentas personifica o horror português" Dummies

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/08/11 - Atual SiC Advance - Gameplay Episódio 112 Narrativa em Videojogos

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2023/02/24 - 2023/05/26 Eskimo Studios - Supervision Diogo Cardoso
2022/02/21 - 2022/06/24 Supervisor - Eskimo Studios Henrique Ferreira & Rafael Marques
2021/02/22 - 2021/06/18 Supervisor - Eskimo Studios João Gonçalves
Distinções

Prémio

2025 Game Design Competition Finalist
Association for Computing Machinery, Estados Unidos
2024 "Best Pitch" Award at LARSyS Annual Meeting
Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia, Portugal