???global.info.a_carregar???
Pela minha formação, com Mestrado e Doutoramento em Engenharia Mecânica, ambos obtidos no Instituto Superior Técnico, a experiência que adquiri permitiu-me alcançar alguma polivalência nas diferentes matérias fundamentais da Engenharia Mecânica. Esta vertente, associada à forte componente experimental da tese de Mestrado e, especialmente de Doutoramento, consolidaram as bases para procurar integrar a componente lectiva, científica e pedagógica. Desde 2016 até ao momento, encontro-me no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, actualmente como Professor Adjunto, a leccionar as Unidades Curriculares (UC) de Motores Alternativos, Mecânica de Fluídos, Climatização, Aerodinâmica e Termodinâmica Aplicada, tendo contacto com um número bastante alargado de alunos. Anteriormente, tive a possibilidade de participar nas aulas práticas da disciplina de Motores Térmicos, no Instituto Superior Técnico. Paralelamente ao ensino, faço investigação nas várias vertentes do sector dos transportes, com especial enfoque na área da monitorização de veículos em estrada, cujos laboratórios portáteis que desenvolvi permitem monitorizar várias tecnologias e tipologias de veículos, motociclos, bicicletas e peões, em condições reais, numa perspectiva de caracterização energética e ambiental. A investigação e os trabalhos realizados no campo das tecnologias de propulsão convencionais e alternativas permitiram-me apresentar trabalhos científicos em conferências perante auditórios nacionais e internacionais, tendo co-organizado um curso sobre Mobilidade Eléctrica, que decorreu durante 2 anos no Instituto Superior Técnico para os alunos de Engenharia Mecânica. Procurei ainda estabelecer parcerias com a indústria e colaborei em vários projectos com parceiros industriais, destacando a temática da formação de condutores, nomeadamente com a Rodoviária de Lisboa e com a Barraqueiro Transportes, de onde resultou uma patente. Ao longo dos últimos anos tive a oportunidade de orientar e co-orientar vários alunos de Mestrado no Instituto Superior Técnico e no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, de um modo geral com excelentes resultados (média de 16.2), tendo também orientado um aluno de Doutoramento, aprovado com distinção. Adicionalmente, tive oportunidade de participar em vários júris de teses, quer no Instituto Superior Técnico, quer no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e estou envolvido na Comissão Coordenadora do Mestrado em Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gonçalo Oliveira Duarte

Nomes de citação

  • Duarte, Gonçalo

Identificadores de autor

Ciência ID
6918-836F-646D
ORCID iD
0000-0002-7216-611X

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Mecânica - Termodinâmica

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Engenharia Mecânica (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"A methodology to estimate vehicle fuel consumption and pollutant emissions in real-world driving based on certification data " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003 - 2008/10/13
Concluído
Engenharia Mecânica (Mestrado integrado)
Especialização em Energia
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"IMPROVEMENT OF THE STABLE LIMITS AND PRIMARY AIR ENTRAINMENT IN A SINGLE BURNER OF A DOMESTIC WATER HEATER UNIT" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Estudos em Inovação Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2013/11/04 - 2015/12/31 Investigador (Investigação) Associated Laboratory for Energy Transports and Aeronautics, Portugal
Associated Laboratory for Energy Transports and Aeronautics, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015 - 2016 SusCity: Urban data driven models for creative and resourceful urban transitions
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5665-PICT/137220/PT
Investigador Pós-doutorado
Concluído
2008 - 2009 HyFleet:CUTE
----
Bolseiro de Investigação
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2014 - 2015 LNG_PT - Fast tracking the deployment of a European low carbon transport system: the Portuguese Roadmap for LNG in TEN-T corridors
2013-PT-92081-S
Investigador
European Commission
Concluído
2014 - 2015 FR-EVUE Freight Electric Vehicles in Urban Europe
----
Investigador
Concluído
2013 - 2015 SoMoMUT: Soft Mode Modeling in Urban Trips
PTDC/ECM-URB/1407/2012
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. S. Sagaria; G. Duarte; D. Neves; P. Baptista. "Assessment of EV powertrain performance with integrated PV". Trabalho apresentado em PV in Motion 2021, Conference & Exhibition on Solutions for Vehicle Integration, online, 2021.
  2. M. Campino; N. Henriques; Duarte, Gonçalo; C. Rolim; P. Baptista. "Disaggregation of PHEV energy use under different energy management strategies". Trabalho apresentado em 33rd Electric Vehicle Symposium (EVS33), 2020.
  3. J. Vicente; C. Rolim; Duarte, Gonçalo; P. Baptista. "The case of shared electric autonomous vehicles in Lisbon". Trabalho apresentado em 33rd Electric Vehicle Symposium (EVS33), 2020.
  4. Miguel Campino; Nuno Henriques; Duarte, Gonçalo. "Avaliação Energética de um Sistema de Gestão de Propulsão de Veículos Híbridos Plug-in". Trabalho apresentado em ICE UBI 2019, Covilhã, 2019.
  5. Ricardo Lemos Oliveira; Duarte, Gonçalo; Nuno Henriques. "Growing evolution of the electrification rate on heavy vehicles". Trabalho apresentado em ICE UBI 2019, 2019.
  6. Roberto A. Varella; Marta V. Faria; Pablo Mendoza-Villafuerte; Patrícia C. Baptista; L. Sousa; Duarte, Gonçalo. "Influence of road grade in CO2 emissions under on-road test following the EU Real Driving Emissions (RDE) regulation for trip selection". Trabalho apresentado em 39th Internationales Wiener Motorensymposium, Viena, 2018.
  7. Baptista, P.; Rolim, C.; Duarte, G.. "Assessment of electric mobility adequacy and energy requirements based on real world data". Trabalho apresentado em EVS 2016 - 29th International Electric Vehicle Symposium, Montreal, 2016.
  8. Catarina Rolim; Patrícia Baptista; Duarte, Gonçalo; Tiago Farias. "Impacts of real-time feedback on driving behavior: a case-study of bus passenger drivers". Trabalho apresentado em 14th International Conference on Travel Behaviour Research, Londres, 2015.
  9. Duarte, Gonçalo; Catarina Rolim; Patrícia Baptista. "Real world application of EV in urban logistics: case study in Lisbon, Portugal". Trabalho apresentado em City Logistics and Sustainable Freight Transport Workshop, 2015.
  10. Duarte, Gonçalo; Inês Dias Vale; Ana Serpa De Vasconcelos; Marta Vitorino Faria; Fernando Duarte Pereira; Xavier Melo; Helena Santa-Clara. "COMPARISON OF PEDESTRIANS PARTICULATE MATTER INHALATION FOR DIFFERENT ROUTES IN URBAN CENTERS". 2014.
  11. Duarte, Gonçalo. "Effect of Topography on Fuel Use and NOx Emissions of Hybrid and Conventional Vehicles". Trabalho apresentado em Air & Waste Management Association 107th Annual Conference and Exhibition, Long Beach, 2014.
  12. Duarte, Gonçalo; Baptista, P.; Duarte, G.; Gonçalves, G.; Rolim, C.. "ICT for mobility pattern and driver behaviour characterization: trial case-study in the city of Lisbon, Portugal". Trabalho apresentado em VPPC 2014 - IEEE Vehicle Power and Propulsion Conference, 2014.
    10.1109/VPPC.2014.7007082
  13. Rosca, A.; Duarte, G.; Gonçalves, G.; Baptista, P.; Farias, T.. "Test cycles for light-duty vehicles based on real-world driving". Trabalho apresentado em FISITA 2014 World Automotive Congress, Maastricht, 2014.
  14. Mendes, M.; Duarte, G.; Baptista, P.. "Influence of electric bicycle usage on biker effort: On-road monitoring application in Lisbon, Portugal". Trabalho apresentado em PhyCS 2014 – International Conference on Physiological Computing Systems, 2014.
  15. Duarte, Gonçalo. "Research in energy in transports: from large scale mobility pattern and driver behavior characterization to alternative vehicle technologies". 2014.
  16. Duarte, G.; Lopes, R.; Gonçalves, G.; Farias, T.. "Energy and environmental characterization of operational modes of plug-in vehicles". Trabalho apresentado em EVS-27 - The 27th World Battery, Hybrid and Fuel Cell Electric Vehicle Symposium & Exhibition, Barcelona, 2014.
    10.1109/EVS.2013.6914811
  17. Duarte, Gonçalo. "Evaluation of a numerical methodology to estimate pedestrians’ energy consumption and PM inhalation". Trabalho apresentado em 17th Meeting of the EURO Working Group on Transportation, Sevilla, 2014.
    10.1016/j.trpro.2014.10.057
  18. Duarte, Gonçalo; C. Rolim; P. Baptista; T. Farias; Y.Shiftan. "Quantification of the impacts of ecodriving training and real-time feedback on urban buses drivers’ behavior: a Lisbon case study". Trabalho apresentado em 17th Meeting of the EURO Working Group on Transportation, 2014.
    10.1016/j.trpro.2014.10.092
  19. Duarte, Gonçalo. "Evaluation of discrete energy use and emissions from road vehicles based on certification cycle data". 2013.
  20. Duarte, Gonçalo; Baptista, P.; Duarte, G.; Gonçalves, G.; Farias, T.. "Evaluation of low power electric vehicles in demanding urban conditions: an application to Lisbon". Trabalho apresentado em EVS-27 - The 27th World Battery, Hybrid and Fuel Cell Electric Vehicle Symposium & Exhibition, 2013.
    10.1109/EVS.2013.6914794
  21. Duarte, Gonçalo; R.A. Varella; G.A. Gonçalves; T.L. Farias. "On-road monitoring of a full hybrid vehicle: An environmental and energy characterization of the powertrain". Trabalho apresentado em IV Encontro de Ciência e Tecnologia, Brasília, 2012.
  22. Duarte, Gonçalo. "Vehicle Monitoring for Driver Training in Passenger Transport Companies - Application to two Case Studies in Portugal". 2012.
  23. Duarte, Gonçalo; Gonçalo Gonçalves; Tiago Farias. "Development of a Portable Laboratory for On-Road Measurement of Hybrid Electric and Battery Electric Vehicles". Trabalho apresentado em 21st CRC Real World Emissions Workshop, San Diego, 2011.
  24. Duarte, Gonçalo; Gonçalo Gonçalves; Tiago Farias. "USE OF REAL WORLD MEASUREMENTS TO RECREATE RESULTS FROM STANDARD DRIVING CYCLES". Trabalho apresentado em 21st CRC Real World Emissions Workshop, San Diego, 2011.
  25. Duarte, Gonçalo. "Reducing Fuel Consumption in Vehicles Using a Real Time Monitoring System". 2010.
  26. Duarte, Gonçalo. "Real Time Bus Monitoring Towards Fuel Consumption Reduction". 2010.
Artigo em revista
  1. Campino, Miguel; Sousa, Luís; Duarte, Gonçalo. Autor correspondente: Campino, Miguel. "Disaggregation of PHEV Energy use Under Different Energy Management Strategies". SAE Technical Paper (2023):
    Publicado
  2. Loução, Ricardo; Duarte, Gonçalo O.; Mendes, Mário J. G. C.. "Aerodynamic Study of a Drag Reduction System and Its Actuation System for a Formula Student Competition Car". Fluids 7 9 (2022): 309. http://dx.doi.org/10.3390/fluids7090309.
    10.3390/fluids7090309
  3. Watling, David; Baptista, Patrícia; Duarte, Gonçalo; Gao, Jianbing; Chen, Haibo. "Systematic Method for Developing Reference Driving Cycles Appropriate to Electric L-Category Vehicles". Energies 15 9 (2022): 3466. http://dx.doi.org/10.3390/en15093466.
    10.3390/en15093466
  4. Sagaria, Shemin; Duarte, Gonçalo; Neves, Diana; Baptista, Patricia. "Photovoltaic integrated electric vehicles: Assessment of synergies between solar energy, vehicle types and usage patterns". Journal of Cleaner Production 348 (2022): 131402. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2022.131402.
    10.1016/j.jclepro.2022.131402
  5. "Including engine data for energy and pollutants assessment into the vehicle specific power methodology". Applied Energy 311 (2022): 118690-118690. http://dx.doi.org/10.1016/j.apenergy.2022.118690.
    10.1016/j.apenergy.2022.118690
  6. "Assessment of wireless charging impacts based on real-world driving patterns: Case study in Lisbon, Portugal". Sustainable Cities and Society 71 (2021): 102952-102952. http://dx.doi.org/10.1016/j.scs.2021.102952.
    10.1016/j.scs.2021.102952
  7. Duarte, Gonçalo. "Novel approach for connecting real driving emissions to the European vehicle laboratorial certification test procedure". Environmental Science and Pollution Research (2019): http://dx.doi.org/10.1007/s11356-019-06484-1.
    10.1007/s11356-019-06484-1
  8. Duarte, Gonçalo. "Evaluation of technological solutions for compliance of environmental legislation in light-duty passenger: A numerical and experimental approach". Transportation Research Part D: Transport and Environment (2019): http://dx.doi.org/10.1016/j.trd.2019.04.004.
    10.1016/j.trd.2019.04.004
  9. Faria, Marta; Duarte, Gonçalo; Baptista, Patrícia. "Assessing electric mobility feasibility based on naturalistic driving data". Journal of Cleaner Production 206 (2019): 646-660. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000449449100054&KeyUID=WOS:000449449100054.
    10.1016/j.jclepro.2018.09.217
  10. Faria, Marta V.; Duarte, Gonçalo O.; Varella, Roberto A.; Farias, Tiago L.; Baptista, Patrícia C.. "Driving for decarbonization: Assessing the energy, environmental, and economic benefits of less aggressive driving in Lisbon, Portugal". Energy Research & Social Science 47 (2019): 113-127. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000454343000012&KeyUID=WOS:000454343000012.
    10.1016/j.erss.2018.09.006
  11. Varella, Roberto A.; Faria, Marta V.; Mendoza-Villafuerte, Pablo; Baptista, Patrícia C.; Sousa, Luis; Duarte, Gonçalo O.. "Assessing the influence of boundary conditions, driving behavior and data analysis methods on real driving CO2 and NOx emissions". Science of The Total Environment 658 (2019): 879-894. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048969718348939.
    https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2018.12.053
  12. Faria, M.V.; Duarte, G.O.; Varella, R.A.; Farias, T.L.; Baptista, P.C.. "How do road grade, road type and driving aggressiveness impact vehicle fuel consumption? Assessing potential fuel savings in Lisbon, Portugal". Transportation Research Part D: Transport and Environment 72 (2019): 148-161. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85065060426&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.trd.2019.04.016
  13. Varella, A. Roberto; Giechaskiel, Barouch; Sousa, Luís; Duarte, Gonçalo. "Comparison of Portable Emissions Measurement Systems (PEMS) with Laboratory Grade Equipment". Applied Sciences 8 9 (2018): http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000445760200222&KeyUID=WOS:000445760200222.
    10.3390/app8091633
  14. Faria, M.V.; Varella, R.A.; Duarte, G.O.; Farias, T.L.; Baptista, P.C.. "Engine cold start analysis using naturalistic driving data: City level impacts on local pollutants emissions and energy consumption". Science of the Total Environment 630 (2018): 544-559. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85042488973&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.scitotenv.2018.02.232
  15. Faria, M.; Rolim, C.; Duarte, G.; Farias, T.; Baptista, P.. "Assessing energy consumption impacts of traffic shifts based on real-world driving data". Transportation Research Part D: Transport and Environment 62 (2018): 489-507. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85045081868&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.trd.2018.03.008
  16. Rolim, C.; Baptista, P.; Duarte, G.; Farias, T.; Pereira, J.. "Impacts of real-time feedback on driving behaviour: A case-study of bus passenger drivers". European Journal of Transport and Infrastructure Research 17 3 (2017): 346-359. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019350540&partnerID=MN8TOARS.
  17. Varella, R.A.; Duarte, G.; Baptista, P.; Mendoza Villafuerte, P.; Sousa, L.. "Analysis of the Influence of Outdoor Temperature in Vehicle Cold-Start Operation Following EU Real Driving Emission Test Procedure". SAE International Journal of Commercial Vehicles 10 2 (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85027838721&partnerID=MN8TOARS.
    10.4271/2017-24-0140
  18. Rolim, C.; Baptista, P.; Duarte, G.; Farias, T.; Pereira, J.. "Real-Time Feedback Impacts on Eco-Driving Behavior and Influential Variables in Fuel Consumption in a Lisbon Urban Bus Operator". IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems 18 11 (2017): 3061-3071. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85015977075&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/TITS.2017.2657333
  19. Varella, Roberto Aliandro; Duarte, Gonçalo; Baptista, Patricia; Sousa, Luis; Mendoza Villafuerte, Pablo. "Comparison of Data Analysis Methods for European Real Driving Emissions Regulation". SAE Technical Paper (2017): https://doi.org/10.4271/2017-01-0997.
    Publicado • 10.4271/2017-01-0997
  20. Duarte, Gonçalo. "Cold-Running NOx Emissions Comparison between Conventional and Hybrid Powertrain Configurations Using Real World Driving Data". SAE Technical Paper (2016):
    http://dx.doi.org/10.4271/2016-01-1010
  21. Gonçalo Duarte; Catarina Rolim; Patrícia Baptista. "How battery electric vehicles can contribute to sustainable urban logistics: A real-world application in Lisbon, Portugal". Sustainable Energy Technologies and Assessments 15 (2016): 71-78. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000378173200008&KeyUID=WOS:000378173200008.
    10.1016/j.seta.2016.03.006
  22. Rolim, Catarina; Baptista, Patrícia; Duarte, Gonçalo; Farias, Tiago; Pereira, João. "Impacts of delayed feedback on eco-driving behavior and resulting environmental performance changes". Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour 43 Supplement (2016): 366-378. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000389108000029&KeyUID=WOS:000389108000029.
    10.1016/j.trf.2016.09.003
  23. J. Alves; P.C. Baptista; G.A. Gonçalves; G.O. Duarte. "Indirect methodologies to estimate energy use in vehicles: Application to battery electric vehicles". Energy Conversion and Management 124 (2016): 116-129. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0196890416305842.
    http://dx.doi.org/10.1016/j.enconman.2016.07.014
  24. G.O. Duarte; G.A. Gonçalves; T.L. Farias. "Analysis of fuel consumption and pollutant emissions of regulated and alternative driving cycles based on real-world measurements". Transportation Research Part D: Transport and Environment 44 (2016): 43-54. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000375170600004&KeyUID=WOS:000375170600004.
    10.1016/j.trd.2016.02.009
  25. Mendes, Magno; Duarte, Goncalo; Baptista, Patricia. "Introducing specific power to bicycles and motorcycles: Application to electric mobility". Transportation Research Part C-Emerging Technologies 51 (2015): 120-135. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000349731900008&KeyUID=WOS:000349731900008.
    10.1016/j.trc.2014.11.005
  26. Baptista, Patricia; Pina, Andre; Duarte, Goncalo; Rolim, Catarina; Pereira, Goncalo; Silva, Carlos; Farias, Tiago. "From on-road trial evaluation of electric and conventional bicycles to comparison with other urban transport modes: Case study in the city of Lisbon, Portugal". Energy Conversion and Management 92 (2015): 10-18. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000349724800002&KeyUID=WOS:000349724800002.
    10.1016/j.enconman.2014.12.043
  27. Duarte, G. O.; Goncalves, G. A.; Baptista, P. C.; Farias, T. L.. "Establishing bonds between vehicle certification data and real-world vehicle fuel consumption - A Vehicle Specific Power approach". Energy Conversion and Management 92 (2015): 251-265. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000349724800025&KeyUID=WOS:000349724800025.
    10.1016/j.enconman.2014.12.042
  28. Inês D. Do Vale; Ana S. Vasconcelos; Gonçalo O. Duarte. "Inhalation of particulate matter in three different routes for the same {OD} pair: A case study with pedestrians in the city of Lisbon". Journal of Transport & Health 2 4 (2015): 474-482. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214140515006635.
    http://dx.doi.org/10.1016/j.jth.2015.07.003
  29. Faria, MartaV; Duarte, GonçaloO; Baptista, PatríciaC; Farias, TiagoL. "Scenario-based analysis of traffic-related PM2.5 concentration: Lisbon case study". Environmental Science and Pollution Research (2015): 1-12.
    10.1007/s11356-015-5556-6
  30. Faria, Marta; Duarte, Gonçalo; Vasconcelos, Ana; Farias, Tiago. "Evaluation of a Numerical Methodology to Estimate Pedestrians’ Energy Consumption and PM Inhalation". Transportation Research Procedia 3 0 (2014): 780-789.
    http://dx.doi.org/10.1016/j.trpro.2014.10.057
  31. Rolim, Catarina; Baptista, Patrícia; Duarte, Gonçalo; Farias, Tiago; Shiftan, Yoram. "Quantification of the Impacts of Eco-driving Training and Real-time Feedback on Urban Buses Driver's Behaviour". Transportation Research Procedia 3 0 (2014): 70-79.
    http://dx.doi.org/10.1016/j.trpro.2014.10.092
  32. Rolim, Catarina C.; Baptista, Patricia C.; Duarte, Goncalo O.; Farias, Tiago L.; DeSousa, JF; DeSousa, JP; Costa, A; Farias, T; Melo, S. "Impacts of on-board devices and training on Light Duty Vehicle Driving Behavior". Transportation: Can We Do More With Less Resources? - 16th Meeting of the Euro Working Group on Transportation - Porto 2013 111 (2014): 711-720. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000335582500073&KeyUID=WOS:000335582500073.
    10.1016/j.sbspro.2014.01.105
  33. Duarte, G. O.; Varella, R. A.; Goncalves, G. A.; Farias, T. L.. "Effect of battery state of charge on fuel use and pollutant emissions of a full hybrid electric light duty vehicle". Journal of Power Sources 246 (2014): 377-386. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000326661100050&KeyUID=WOS:000326661100050.
    10.1016/j.jpowsour.2013.07.103
  34. Duarte, Goncalo O.; Goncalves, Goncalo A.; Farias, Tiago L.; DeSousa, JF; DeSousa, JP; Costa, A; Farias, T; Melo, S. "A methodology to estimate real-world vehicle fuel use and emissions based on certification cycle data". Transportation: Can We Do More With Less Resources? - 16th Meeting of the Euro Working Group on Transportation - Porto 2013 111 (2014): 702-710. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000335582500072&KeyUID=WOS:000335582500072.
    10.1016/j.sbspro.2014.01.104
  35. Duarte, G.; Lopes, R.; Gonçalves, G.; Farias, T.. "Energy and environmental characterization of operational modes of plug-in vehicles". World Electric Vehicle Journal 6 2 (2013): 380-390. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84941008468&partnerID=MN8TOARS.
  36. Baptista, P.; Duarte, G.; Gonçalves, G.; Farias, T.. "Evaluation of low power electric vehicles in demanding urban conditions: An application to Lisbon". World Electric Vehicle Journal 6 1 (2013): 48-57. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84940989291&partnerID=MN8TOARS.
  37. Duarte, G. O.; Goncalves, G. A.; Farias, T. L.. "Vehicle monitoring for driver training in bus companies - Application in two case studies in Portugal". Transportation Research Part D-Transport and Environment 18 (2013): 103-109. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000314017400016&KeyUID=WOS:000314017400016.
    10.1016/j.trd.2012.10.001
Capítulo de livro
  1. Roberto A. Varella; Marta Faria; Patrícia Baptista; Pablo Mendoza-Villafuerte; Luís Sousa; Duarte, Gonçalo. "On-Road Tests and Real Driving Emissions for Light-Duty Vehicles: Concepts, Developments and Future Challenges". In Advances in Engineering Research - Volume 24. Nova Science Publishers, 2018.
    Publicado
  2. Duarte, G.; Baptista, P.. "Analysis of hybrid vehicle configurations based on real-world on-road measurements". In Hybrid Vehicles: New Developments, Energy Management and Emerging Technologies, 29-52. Nova Publishers, 2015.
    Publicado
  3. Duarte, Gonçalo; Magno Mendes; Patrícia Baptista. "Influence of Electric Bicycle Usage on Biker Effort - On-road Monitoring Application in Lisbon, Portugal". In Physiological Computing Systems, LNCS – Lecture Notes in Computer Science series. Springer, 2014.
  4. Duarte, Gonçalo; Tiago Farias; Gonçalo Gonçalves. "Tema 2.1.1 - Mecânica e Electrónica". In IMTT-Manuais para Formação de Motoristas de Veículos Pesados. 2014.
    Publicado
Livro
  1. Duarte, G.; Mendes, M.; Baptista, P.. Impact on biker effort of electric bicycle utilization: Results from on-road monitoring in Lisbon, Portugal. 2014.
    10.1007/978-3-662-45686-6_8

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Duarte, Gonçalo; outro. 2010. "Processo de monitorização, avaliação e formação de condutores". Portugal.
    Expirada
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Avaliação de um sistema de propulsão híbrido para operações aeroportuárias
Coorientador
Engenharia Aeroespacial (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2022 - 2023 Interação de Sistemas de Carregamento de Veículos Elétricos em Estações da Rede Ferroviária com Regeneração de Energia
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 Comparação energética e ambiental dos modos rodoviário e ferroviário no transporte de mercadorias
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 Gestão de Micro Redes de Energia Eléctrica em Edifícios de Serviços
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 Gestão Técnica de Carregamento de Veículos Elétricos em Edifícios Inteligentes
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 Análise do potencial energético de sistemas de carregamento wireless para veículos elétricos
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2021 - 2022 Impacte Energético de Alterações Funcionais em Edifícios NZEB
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2020 - 2021 Avaliação energética de um sistema de gestão de propulsão de veículos híbridos plug-in
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2020 - 2021 Algoritmo de dimensionamento e análise da eficiência de compressor de frio: comparação entre modelo teórico e sistemas disponibilizados pelo mercado
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2020 - 2021 Caracterização de emissões de veículos Diesel
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2020 - 2021 Sistema DRS para um carro de competição Formula Student
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2020 - 2021 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO E AMBIENTAL DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS DE VEÍCULOS A PARTIR DA CRIAÇÃO DE PERFIS DE VELOCIDADE REPRESENTATIVOS
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 - 2020 Análise da Introdução de Sistemas de Propulsão Elétrica na Exploração e Manutenção de frotas de Veículos Pesados
Coorientador
Engenharia de Manutenção (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Avaliação energética de estratégias de gestão de operação em veículos híbridos elétricos plug-in
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 - 2020 Optimização energética de frota automóvel de empresa de obras públicas
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2018 - 2019 Quantificação de elegibilidade e potencial utilização de tecnologias alternativas na mobilidade urbana
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2018 - 2019 Avaliação do Desempenho Térmico de Veículos Elétricos
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2019 Development of a novel methodology for connecting real driving emissions to light-duty vehicle certification test procedures
Coorientador
Engenharia Mecânica (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017 - 2018 Urban logistics operations using electric mobility: Case study in Lisbon, Portugal
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017 - 2018 Avaliação energética da alocação de autocarros a rotas específicas
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017 - 2018 Avaliação da influência do declive e variáveis dinâmicas no consumo de energia e emissões de veículos ligeiros
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2016 - 2017 Avaliação do desempenho de autocarro eléctrico em condições reais de utilização
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2016 Avaliação de deflectores para painel informativo de carrinhas de assistência rodoviária em auto-estradas
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2016 Avaliação energética de medidas de eco-condução e de racionalização energética de frota de pesados de mercadorias
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2016 Definição e avaliação de ciclos de condução representativos de condições reais de utilização em diferentes contextos urbanos
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2016 Avaliação numérica e experimental de soluções para o cumprimento das metas ambientais nos veículos ligeiros de passageiros
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2016 Caracterização energética e ambiental de frota de recolha de resíduos
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2016 Avaliação de adequação de viaturas pesadas de passageiros às características de operação
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2016 Caracterização Energética de uma Frota Ligeira de Carga
Orientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2014 - 2015 Evaluation of the vehicle dynamics, energy and environmental impacts of traffic calming measures
Coorientador
Engenharia do Ambiente (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2013 - 2014 Comparison of pedestrians’ particulate matter inhalation for different routes in urban centers
Coorientador
Engenharia do Ambiente (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2013 - 2014 Análise dos impactos da aplicação de tecnologias de informação veiculo-infraestrutura-veiculo (VIV) nos perfis de condução e energia e emissões
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2012 - 2013 Energy and environmental characterization of Plug-in Hybrid Electric Vehicles
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2012 - 2013 Avaliação experimental de bicicletas e motociclos convencionais e eléctricos em contexto urbano
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2012 - 2013 Light Duty Vehicle Test Cycle Generation Based on Real-World Data
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2012 - 2013 Avaliação experimental do perfil de consumo de energia de veículos eléctricos
Coorientador
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - Atual 33nd International Electric Vehicles Symposium & Exhibition (EVS33) Portland, Estados Unidos
2019 - Atual 32nd International Electric Vehicles Symposium & Exhibition (EVS32) Lyon, França
2018 - Atual 31st International Electric Vehicles Symposium & Exhibition (EVS31) Kobe, Japão

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - Atual Participação em projecto conjunto com a Brisa Inovação num programa de investigação intitulado “Gestão da Mobilidade em Ambiente Urbano”, em Janeiro 2015, com duração de um ano. Coordenação partilhada com outro investigador da gestão do projecto e participação na definição de abordagens ao problema em estudo. Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2014 - Atual Actualização dos equipamentos utilizados no laboratório portátil de medição de veículos com tecnologias de propulsão híbridas e convencionais, nomeadamente leitores de OBD compatíveis com veículos que possuem protocolos de comunicação mais recentes e analisadores de gases de escape. Este laboratório tem sido a base de várias publicações em revistas científicas e conferências, teses de Mestrado e Doutoramento, parcerias com a indústria e, pontualmente, fez parte das aulas laboratoriais da cadeira de Motores Térmicos, no Instituto Superior Técnico
2011 - Atual Desenvolvimento de um laboratório portátil para monitorizar peões em percursos urbanos. Este laboratório inovador partiu da experiência adquirida na monitorização de veículos para aplicar em pessoas e monitorizar permanentemente a dinâmica da pessoa, os seus sinais fisiológicos (ritmo cardíaco, stress, etc.) e a qualidade do ar do meio onde circula, independentemente do meio de transporte que utiliza (a pé, de bicicleta, autocarro, carro, metro, etc.). Este laboratório foi utilizado no projecto “Modelação de modos suaves em viagens urbanas" (PTDC Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2010 - Atual Colaboração em tese de mestrado na caracterização de turbinas de aviões CFM 56-3 e CFM 56-5 através da integração da informação relativa à medição dos gases de escape e de velocidade de rotação da turbina. Responsável pela integração de sinais provenientes da bancada de ensaios da TAP e de analisador de gases. Medições efectuadas nos serviços de manutenção da TAP Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2010 - Atual Participação em projecto conjunto com a Toyota Caetano Portugal na monitorização de um veículo puramente eléctrico (com aplicação em pequenas soluções de mobilidade eléctrica) e veículos híbrido e híbrido plug-in. Responsável pelo desenvolvimento de laboratório portátil específico, com recolha de informação relativa à dinâmica de viagem (através de GPS), potência instantânea fornecida pela bateria (sondas de tensão e pinças amperimétricas). Responsável também pela planificação e condução dos ensaios dinâmicos
2010 - Atual Desenvolvimento de um laboratório portátil para veículos eléctricos, com a capacidade de monitorizar em estrada a dinâmica do veículo e o fluxo energético nas baterias. Este laboratório foi desenvolvido de raíz e pensado não só para veículos eléctricos ligeiros, mas também para quadriciclos, motas e bicicletas eléctricas. Este laboratório tem sido bastante utilizado em parcerias com a indústria (nomeadamente na vertente das bicicletas), originando igualmente várias publicações científicas e teses de Mestrado Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2009 - Atual Monitorização energética e ambiental em banco de rolos para veículos pesados no âmbito da introdução de GPL em motores Diesel. Projectos em parceria com as empresas Repsol e GALP. Responsável pelo desenvolvimento de um laboratório adequado para o trabalho em causa, através da integração de informação sobre gases de escape, caudalímetro para medição do volume de combustível consumido e velocidade a partir do tacógrafo. Integrou a equipa que efectuou as medições em banco de rolos, em condições steady-state e ciclos de condução. Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2009 - Atual Colaboração num estudo em parceria com as empresas MNAC e Barraqueiro Transportes, na idealização de software nacional com vista à monitorização de veículos e informação/formação em "tempo real" aos motoristas, promovendo a eco-condução. Participação no desenvolvimento do conceito, algoritmos e implementação, teste em autocarros e calibração do sistema. Desta parceria resultou uma patente nacional Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2007 - Atual A realização da Tese de Mestrado, entre 2007 e 2008, foi um projecto conjunto com a indústria, nomeadamente com a BOSCH, onde foi estudado um equipamento – esquentador doméstico - e introduzidas modificações que levaram a uma redução significativa nas emissões poluentes, idealizando a concepção de novas matrizes de queima e injectores e acrescentando um novo modelo teórico que permitia estimar a relação entre combustível e ar primário arrastado em função da geometria do queimador Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Climatização Engenharia Mecânica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2018 - Atual Termodinâmica Aplicada Engenharia Mecânica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Aerodinâmica Engenharia Mecânica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Mecânica de Fluidos Engenharia Mecânica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2016 - Atual Motores Alternativos Engenharia Mecânica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2019 • Autor de vários artigos técnicos para a revista AutoMag, com difusão a nível nacional, incidindo sobre os novos processos de certificação de veículos (AutoMag nº 2, 12 e 13), futuras técnicas de redução de emissão de poluentes (AutoMag nº 3) e mobilidade do futuro (AutoMag nº25). AutoMag
2019 Participou num artigo do site de fact-checking Polígrafo, sobre consumo de energia associado a aviões comerciais e equipamentos agrícolas (https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/um-aviao-gasta-330-mil-litros-de-combustivel-por-dia-que-dariam-para-abastecer-uma-fazenda-durante-11-anos) Polígrafo
2015 Artigo de opinião na revista de automóveis online Absolute-Motors - O “caso VW” na perspectiva do investigador (http://www.absolute-motors.com/2015/09/25/o-caso-vw-na-perspectiva-do-investigador/) Absolute-Motors
2015 Entrevista relativa às emissões de veículos no jornal Público - Carros em Portugal poluem até seis vezes mais na estrada do que em testes (https://www.publico.pt/ecosfera/noticia/carros-em-portugal-poluem-ate-seis-vezes-mais-na-estrada-do-que-em-testes-1709731) Público

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - 2022 Integração da Comissão Coordenadora do Mestrado em Engenharia Mecânica, no ISEL, eleita em Junho de 2018, por um período de 4 anos. Esta inclui nas suas responsabilidades a seriação dos candidatos, marcação das avaliações, provas públicas e apresentações intercalares, gestão das questões que são colocadas à Comissão, assim como planeamento de futuro do Mestrado no panorama Nacional e Internacional.
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
Distinções

Prémio

2021 Diploma de Mérito na área de Tecnologias e Engenharias no âmbito do Prémio Científico IPL-CGD 2021 atribuído pelo Gabinete de Projetos Especiais e Inovação do IPL
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal