Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Jorge Balula Pereira Dias
Nomes de citação
- Balula, Ana
- Balula, A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6413-CCC6-A6C8
- ORCID iD
- 0000-0001-8287-258X
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=BJkZj94AAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- F-1561-2010
- Scopus Author Id
- 55332971600
Websites
- https://publons.com/researcher/1299515/ana-balula/ (Académico)
- https://www.ua.pt/estga/person/10319329 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/04/12
Concluído
|
Didática e Tecnologia Educativa/ Pedagogy and Educational Technology (Título de Agregado)
Especialização em Didática e Tecnologia Educativa/ Pedagogy and Educational Technology
Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de Aveiro, Portugal
"Seminar: "Collaborative Online International Learning (COIL): challenges of a project’s life cycle"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
approved unanimously |
2008/09/01 - 2010/07/13
Concluído
|
Multimédia em Educação/ Multimedia in Education (PhD) (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Proposta de Modelo de Avaliação das Actividades de Ensino Online – Um Estudo do Ensino Superior Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
2004 - 2006
Concluído
|
Multimédia em Educação /Multimedia in Education (M.Ed.) (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"e-Assessment no Ensino Superior: Constrangimentos e Potencialidades" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
1995 - 1999
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Inglês/ Alemão | Modern Languages and Literature (English/German) (BA.) (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal |
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal | ||
2010/07 - 2020 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal |
2002/10 - 2010/06 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal |
2001/07 - 2002/09 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal | ||
1998/10 - 1999/07 | Leitor (Docente Universitário) | Universität Hamburg, Alemanha |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/08 - Atual | Upgrading higher education teachers' and students' hybrid learning competences (Hyb-IT-up)
2022-1-FI01-KA220-HED-000086605
Investigador
Escola Superior deTecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro, Portugal
|
European Comission - ERASMUS+ Programme
Em curso
|
2022 - Atual | Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior
POCH-I2-2022-01
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
European Social Fund (ESF)
Em curso
|
2020 - Atual | Programatic Projects of Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers - Open Education Smart Campus
(OESC)
UIDB/00194/2020
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022 - 2024 | Transparent Assessment for Online Learning by Digitally Competent Professors (DIGI-PROF)
2020-1-LT01-KA226-HE-094709
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Erasmus
Em curso
|
2021/11 - 2023/11 | 3E: Etools, Emoderation and Eassessment [3E@Schools]
2021-1-PT01-KA220-SCH-000027715
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Erasmus
Concluído
|
2021 - 2023 | Enhancing the development of educators digital competencies (EDUDIG)
Investigador responsável
|
Erasmus
Em curso
|
2019 - 2022 | TRIPLE - Targeting Researchers through Innovative Practices and multiLingual Exploration (H2020)
Investigador
Consórcio OPERAS, França
|
Horizon 2020 European Innovation Council Fast Track to Innovation
Em curso
|
2019 - 2021 | OPERAS-P - Preparing Open Access in the European Research Area through Scholarly Communication (H2020)
Investigador
Consórcio OPERAS, França
|
Horizon 2020 European Innovation Council Fast Track to Innovation
Em curso
|
2019 - 2021 | Collaborative Platform for Teaching Innovation in Higher Education - COLLab
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Erasmus
Concluído
|
2018 - 2021 | Language Learning Online in the age of Mobility (LLOM)
2018-1-FR01-KA203-048136
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Erasmus
Em curso
|
2017 - 2020 | Future Proof Your Classroom - Teaching Skills 2030
20171AT01 KA203-034984
|
Erasmus
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
UID/ELT/00196/2019
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2016 | Reforming pedagogical practices - Activating entrepreneurship and innovation, FITS: From new ideas to practice at school
2015-1-EL01-KA101-013837
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
European Comission - ERASMUS+ Programme
Concluído
|
2011/04/01 - 2014/03/31 | O uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português
PTDC/CPE-CED/113368/2009
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/04 - 2014/03 | TRACER - Use of Communication Technologies in Portuguese public Higher Education
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
2011 - 2013 | Project Redes I&D em Educação – Rede de apoio à Supervisão da Investigação e Desenvolvimento em Educação
CIDTFF
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 196 - 2011-2012
PEst-C/ELT/UI0196/2011
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Propriedade Intelectual
Registo de direitos de autor |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/09/01 | Drifts of Collaborative Online International learning (COIL) towards pedagogical innovation: a foretelling bibliometric analysis | 3rd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education – TECH-EDU 2022
Universidade Nova de Lisboa
|
2022/09 | Facilitating online collaboration – a training proposal for teachers | 3rd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education – TECH-EDU 2022
Universidade Nova de Lisboa
|
2022/09 | Insights on multimodal, practice-based ESP teaching and learning | 23rd International Conference on Languages for Specific Purposes (LSP 2022): Shaping knowledge through language – LSP in theory
and practice
Universidade Nova de Lisboa
|
2022/09 | Enacting innovative ESP teaching and learning through COIL | 23rd International Conference on Languages for Specific Purposes (LSP 2022): Shaping knowledge through language – LSP in theory
and practice
Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
|
2022/07 | Multimodality and Technical Communication in the English for Specific Purposes Classroom | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN22
IATED
|
2022/06 | Digital Collaboration to develop language production skills | Educational Media & Technology Conference (EdMedia)
Association for the Advancement of Computing in Education (AACE) (New York)
|
2022/03 | Business pitching in the communication strategy of a product: a COIL project between Portugal and Brazil | 16th International Conference of Education, Research and Innovation – INTED2022
IATED
|
2022/03 | Better Together: Adopting Team-Based Learning in the English for Specific Purposes Classroom | 16th International Technology, Education and Development Conference – INTED22
IATED
|
2022/02 | The COIL experience to develop global competence – The case of the University of Aveiro | COLLab-conference: connecting teachers for innovative Teaching
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2020/12 | Digital platforms in The Age of Mobility: A Contribution Towards Collaborative Language Teaching and Learning | TECH-EDU 2020 - 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education,
(Grécia)
|
2019/11 | Challenges for tourism and hospitality educators | TMS Algarve 2018: Tourism & Management Studies International Conference
Escola de Gestão, Hospitalidade de Turismo da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2019/10 | Videos as Partners in ESP and Technical Terminology Teaching – Profiling an International Joint Project | ReCLes.pt 2019 International Conference – Approaches to Teaching and Learning Languages for Specific Purposes: Building Bridges
Across the Classroom and the Professional World
(Algarve, Portugal)
|
2019/06/02 | Is multilingualism seen as added- value in bibliodiversity?: A literature review focussed on business and research contexts | ELPUB 2019 23rd edition of the International Conference on Electronic Publishing
(Marselha, França)
|
2019/05/18 | Digital Transformation in Tourism Education | ToSEE – Tourism in Southern and Eastern Europe
Faculty of Tourism and Hospitality Management - University of Rijeka (Opatija, Croácia)
|
2019/05/16 | Do You Speak Digital? - A Literature Review on Language and Digital Competences in Tourism Education | ToSEE – Tourism in Southern and Eastern Europe
Faculty of Tourism and Hospitality Management - University of Rijeka (Opatija, Croácia)
|
2018/06/15 | O papel das competências digitais na área do secretariado | International Congress Pedagogical Supervision: Innovative Practices in XXI Century
Escola Superior de Saúde de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2018/06 | Mobile devices in lifelong learning: Setting a research agenda | 2nd International Conference on Technology and Innovation in Sports, Health and Wellbeing (TISHW)
Aristotle University of Thessaloniki (Thessaloniki, Grécia)
|
2017/06/07 | Eixos de ação com vista à mudança empresarial – intervenção da AEA | VII Jornadas de Secretariado e Assessoria
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2017/05 | Tecnologia, marketing e formação em turismo: Os desafios da integração dos social media nos currículos | Invtur 2017 – Cocriar o futuro do turismo
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016/12/02 | The use of DigComp in teaching and learning strategies – a roadmap towards inclusion | 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Ino-exclusion
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2014 | Enhancing Business English Terminology Through Concept Mapping | 6th International Conference on Education and New Learning Technologies EDULEARN14
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (Barcelona, Espanha)
|
2013 | A Wiki e a correção do erro em língua materna - um estudo no 3.º CEB | Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013 | Proposta de categorias para avaliação metacognitiva da aprendizagem em práticas colaborativas em ambientes online | Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013 | A Wiki e a aprendizagem | Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Universidade de Aveiro e Universidade do Minho (Departamento de Educação - Universidade de Aveiro, Portugal)
|
2012 | Dinâmicas de Inteligência Emocional para apoiar o aprender | Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: Investigar e Intervir para Mudar
Programa Manuela Queirós (Oliveira de Azeméis, Portugal)
|
2011 | Evaluation of eTeaching in Higher Education – Towards a theoretical framework | TECH-EDUCATION 2011 – 2nd International Conference on Technology Enhanced Learning, Quality of Teaching and Reforming of Education
(Korfu, Grécia)
|
2009 | eAssessment: what, how and why? | IASK – International Association for the Scientific Knowledge International Conference: “Excellence and Quality: Timeless
Challenges in Education”
(Porto, Portugal)
|
2009 | Avaliação das Aprendizagens em ambiente online | Avaliação das Aprendizagens em ambiente online
Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade Eduardo Mondlane e Universidade de Aveiro (Maputo, Portugal)
|
2009 | Proposta de Modelo de Avaliação das Estratégias de Ensino Online | EDUBITS Aveiro 2009
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2009 | Online Teaching/Learning Strategies: An Evaluation Framework | CISTI – 4.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
e Universidade Fernando Pessoa (UFP) (Póvoa de Varzim, Portugal)
|
2009 | E-assessment através da Participação Online – O Caso do Mestrado em Multimédia em Educação | V Conferência e-learning da TecMinho – “Avaliação da Aprendizagem em eLearning”
TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho e Exponor (Matosinhos, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2020 | Matriz para mapeamento do potencial educativo de programas audiovisuais na aprendizagem do Inglês
Coorientador
|
Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2020 | Desenvolvimento da Competência Digital com Redes Sociais Online: Apoio a Refugiados Reinstalados na Procura Ativa de Emprego
Orientador
|
Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/03 - 2016/04 | Integration and Acceptance of Web 2.0 Technologies in ESP Studies at the University (estágio)
Coorientador
|
PhD in Education - English for Specific Purposes (Outra)
Mykolo Romerio Universitetas, Lituânia
Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - 2015 | Blearning no Ensino Superior Politécnico Estudo de avaliação do Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na ESTG de
Viana do Castelo
Orientador
|
Doutoramento em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | Metacognição em Práticas Colaborativas Numa Comunidade de b-Learning: Um Estudo de Caso
Orientador
|
Doutoramento em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2012 | A wiki no desenvolvimento de competências de escrita em inglês - Um estudo no Ensino Secundário
Orientador
|
Ciências da Educação – Ramo de Avaliação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2012 | A wiki e a correção do erro em língua materna - Um estudo no 3.º CEB
Orientador
|
Didáctica – Ramo de Tecnologia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Docência + Impacto (1.ª edição), promovido pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem da Universidade
do Minho (Centro IDEA-UMinho) e pelo Núcleo de Ensino e Aprendizagem do Gabinete do Reitor da Universidade de Aveiro. (2021/01/28 - 2021/01/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2020 | Docência + - Transformação (3.ª edição) - projeto que consiste num plano de transformação de uma UC com recurso a estratégias
de aprendizagem ativa em contexto blended learning, seguindo princípios da humanização do ensino, no qual os estudantes têm
um papel participativo. Projeto promovido pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem da Universidade
do Minho (Centro IDEA-UMinho) e pelo Núcleo de Ensino e Aprendizagem do Gabinete do Reitor da Universidade de Aveiro. (2020/09/14 - 2020/09/25)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2020 | Docência + (2.ª edição) - projeto que consiste num plano de transformação de uma UC com recurso a estratégias de aprendizagem
ativa em contexto blended learning, seguindo princípios da humanização do ensino, no qual os estudantes têm um papel participativo.
Projeto promovido pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem da Universidade do Minho (Centro IDEA-UMinho)
e pelo Núcleo de Ensino e Aprendizagem do Gabinete do Reitor da Universidade de Aveiro. (2020/07/06 - 2020/07/17)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2020 | Dialogues about Teaching Generation Y | Main aim: to promote debate around innovative ways of tackling higher education. (2020/02/21 - 2020/02/21)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2019 - 2019 | Ação de formação “The design of language learning assessment strategies using mobile digital technology”, dirigida a docentes
de Ensino Superior a trabalhar com Língua para Fins Específicos das seguintes instituições: University of Paris 1 (França
– coordenação), University of Alcalá (Espanha), University of Vienna (Áustria), University of Lodz (Polónia), Aristotle University
of Thessaloniki (Grécia), University of Eastern Finland (Finlândia) and European University Foundation (Luxemburgo), realizada
a 16 de outubro, na Universidade de Viena, Viena (2019/10/16 - 2019/10/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Viena, Áustria |
2015/11/28 - 2015/11/28 | Jornada de Didática dos Estudos Clássicos (2015 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal |
2014 - 2014 | Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2013 - 2013 | Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Conferência (Outra)
|
Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Conferência Conjunta ICEM&SIIE’2011 - 61.ª Conferência do International Council for Educational Media e XIII Simpósio Internacional
de Informática Educativa (2011 - 2011)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de Aveiro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | Massive Open Online Courses (MOOCs) as means of Improving Digital Inclusion
Conferência
|
9th International Conference on Digital Exclusion in the Information and Knowledge Society (SEMiME' 2015)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Ensino/Aprendizagem online – dinâmicas de inclusão social
Seminário
|
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
|
2014 - 2014 | Enhancing Business English Terminology Through Concept Mapping
Conferência
|
6th International Conference on Education and New Learning Technologies EDULEARN14
International Academy of Technology, Education and Development (IATED), Espanha
|
2013 - 2013 | Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Conferência
|
Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Avaliação Formativa de recursos educativos digitais
Conferência
|
Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2013 | Dinâmicas de Avaliação/Aprendizagem em Ambiente Online
Congresso
|
X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – Educação a Distância Rompendo Fronteiras
Universidade Federal do Pará e pelo Consórcio UniRede, Canadá
|
2013 - 2013 | Avaliação Digital como Aprendizagem
Conferência
|
Challenges’13: VIII Conferência Internacional de TIC na Educação – Aprender em qualquer hora e em qualquer lugar |
2012 - 2012 | Avaliação das Aprendizagens online
Mesa-redonda
|
Avaliação das Aprendizagens online
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, pela Cátedra UNESCO de Educação a Distância – UnB e pela Universidade Aberta
do Brasil – CAPES, Brasil
|
2012 - 2012 | Avaliação das Aprendizagens online: da teoria à prática
Conferência
|
Avaliação das Aprendizagens online: da teoria à prática
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, pela Cátedra UNESCO de Educação a Distância – UnB e pela Universidade Aberta
do Brasil – CAPES, Brasil
|
2011 - 2011 | Pensamento Espacial e Transdisciplinaridade – currículo, estratégias e tecnologia
Seminário
|
Pensamento Espacial e Transdisciplinaridade – currículo, estratégias e tecnologia
Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2011 - 2011 | Conferência Conjunta ICEM&SIIE’2011
Conferência
|
Conferência Conjunta ICEM&SIIE’2011
61.ª Conferência do International Council for Educational Media e XIII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Portugal
|
2007 - 2007 | ELearning Lisboa 2007 – EU Conference: Delivering on the Lisbon Agenda
Encontro
|
ELearning Lisboa 2007 – EU Conference: Delivering on the Lisbon Agenda
Comissão Europeia, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/09/14 | Desenvolvendo a competência digital de refugiados com redes sociais online
Orientador
|
Anícia Rute Rebelo Teves Conceição Trindade (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/03/25 | Effectiveness And Acceptance of Web 2.0 Technologies in the Studies of English For Specific Purposes in Higher Education
Arguente principal
|
Egle Seleviciene (Doutoramento)
Universidade Mykolas Romeris, Lituânia
|
2018/07/05 | The influence of a brand's communication in English on the perception of the Portuguese consumer
Arguente principal
|
Sara Cristina Martins Faria (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
|
2017/12/13 | Massive Open Online Courses (MOOC) no desenvolvimento profissional de professores
Arguente principal
|
Bruno Miguel Ferreira Gonçalves (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Digital Storytelling | Sandra Patrícia Marques Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Tecnologia na Prática Educativa no Ensino Básico: revisão sistemática | Arlindo José Anjos Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Wiki como fator de promoçãode motivação nos alunos | António Manuel Resende Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | A solicitação da privacidade como metodologia no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Joana Margarida Freitas de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 | Textos literários e/ou utilitários: opções de docentes do ensino básico | Cátia Patrícia Nunes Delgado (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 | E-assessmet em ensino a distância online | Castelo Mário Maluleque (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | A Wiki e a correcção do erro em língua materna - Um estudo no 3.º CEB | Jaime Manuel Varejão Ribeiro (Mestrado) |
2012 | A wiki no desenvolvimento de competências de escrita em inglês - Um estudo no Ensino Secundário | Maria Celeste Correia Ramos (Mestrado) |
2011 | Tradução Critica de Informação ao Consumidor: as Bagas na Saúde | Ana Maria Silva Sousa Serpa Osório (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 | Competências para Ensinar a Compreender: Programa de desenvolvimento docente | Carla Sofia de Carvalho Agostinho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Conferência Internacional TechLing'20 - Languages, Linguistics and Technology | Aveiro |
2020 - 2020 | 15.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI'2020) | Chaves |
2020 - 2020 | 9th International Conference of Educational Innovation through Technology | Virtual Convention |
2020 - 2020 | 2020 International Conference of Innovative Technologies and Learning - ICITL20 | online |
2020 - 2020 | 2nd International Conference of the Slovene Association of LSP [Language for Specific Purposes] Teachers’20 | online |
2020 - 2020 | X Jornadas de Secretariado e Assessoria: Capital humano, digitalização e comunicação nas organizações | online |
2019 - 2019 | IX Jornadas de Secretariado e Assessoria da ESTGA-UA | Águeda |
2019 - 2019 | CISTI'2019 - 14ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação | Coimbra |
2018 - 2018 | CISTI'2018 - 13ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação | Cáceres |
2018 - 2018 | 2nd International Conference on Technology and Innovation in Sports, Health and Wellbeing (TISHW) | Thessaloniki, Greece |
2018 - 2018 | V Congresso Internacional TIC e Educação | Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2012/05/03 - Atual | Internet Latent Corpus Journal (1647-7308) | |
2012/03/01 - Atual | Indagatio Didactica (1647-3582) | |
2018 - 2018 | Sciencia Plena (1808-2793) | |
2017 - 2017 | On The Horizon (1074-8121) | Emerald Publishing Limited |
2017 - 2017 | Educação, Formação & Tecnologias (1646-933X) | |
2014 - 2014 | Computers in Human Behavior (0747-5632) | Elsevier |
2014 - 2014 | Educação, Formação & Tecnologias (1646-933X) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2015 - 2015 | Oficinas de Didática de Latim (1.ª ed.) | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, Portugal |
2013 - 2013 | Evaluation of eTeaching in Higher Education (ERASMUS Intensive Programme “Virtual Mobility and Learning”) | Especialização (Curso médio) | Vytautas Magnus University (Europen Union, Ref. 2012-1-LT1-ERA10-07328), Lituânia |
2012 - 2012 | Defining Identity in Web 2.0 (Erasmus Intensive Programme “Myths, Nation-Building, Political Identities”) | Especialização (Curso médio) | Universidade de Siegen, Alemanha |
2011 - 2011 | The Digital citizen – When the action of one becomes impossible to control (Erasmus Intensive Programme “Myths, Nation-Building, Political Identities”) | Especialização (Curso médio) | Universidade de Siegen, Alemanha |
2000 - 2001 | Portuguese for Foreign Students | (Outros) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2010/01 - Atual | Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) | Colaboradora |
2008/01 - Atual | Centro de Investigação “Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores” | Membro integrado |
2008/01 - Atual | Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) da Universidade de Aveiro | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2006/11 - Atual | Docente responsável pelo Laboratório de Línguas da ESTGA-UA
Outro
|
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal |
2016/03 - 2019/07 | Membro da Comissão Executiva responsável por assuntos relacionados com a promoção e difusão cultural
Membro
|
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal |
2013/05 - 2015 | Coordenadora da Comissão de Horários da ESTGA
Coordenador
|
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal |
2011/05 - 2013/05 | Comissão de Horários da ESTGA - UA
Outro
|
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal |
2007/01 - 2009/06 | Comissão de Preparação de Guiões para as Licenciaturas em Documentação e Arquivística e em Técnico Superior de Secretariado
Outro
|
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal |
2007/01 - 2009/02 | Membro do Conselho Pedagógico da ESTGA-UA
Membro
|
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal |
Distinções
Prémio
2022 | Honorable mention - Best Pedagogical Practices Award of the University of Aveiro
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Best Paper
Comissão Organizadora das Jornadas Científicas Internacionais de Turismo (ISCE 2014), Portugal
ARTEH®, Portugal |
Outra distinção
2018 | Honorable mention
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal
|