???global.info.a_carregar???
Ana Balula holds a PhD in Multimedia in Education and an Habilitation in Education - Pedagogy and Educational Technology. She is an integrated member of the Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (CIDTFF) and the Laboratory of Digital Contents (LCD) of the Department of Education and Psychology (DEP-UA). She has also been a member of scientific committees of international congresses and journals and has participated as a researcher in several scientific projects in her main research areas, namely: e-learning, b-learning, the use of digital technology in education, e-assessment/evaluation, Open Educational Resources (OER), English for Specific Purposes (ESP), foreign language didactics and intercultural business communication. She is Associate Professor at Águeda School of Technology and Management of the University of Aveiro (ESTGA-UA) and has been collaborating with the DEP-UA in the supervision of PhD Projects in Multimedia in Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Jorge Balula Pereira Dias

Nomes de citação

  • Balula, Ana
  • Balula, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
6413-CCC6-A6C8
ORCID iD
0000-0001-8287-258X
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=BJkZj94AAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
F-1561-2010
Scopus Author Id
55332971600

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/04/12
Concluído
Didática e Tecnologia Educativa/ Pedagogy and Educational Technology (Título de Agregado)
Especialização em Didática e Tecnologia Educativa/ Pedagogy and Educational Technology
Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de Aveiro, Portugal
"Seminar: "Collaborative Online International Learning (COIL): challenges of a project’s life cycle"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
approved unanimously
2008/09/01 - 2010/07/13
Concluído
Multimédia em Educação/ Multimedia in Education (PhD) (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Proposta de Modelo de Avaliação das Actividades de Ensino Online – Um Estudo do Ensino Superior Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2004 - 2006
Concluído
Multimédia em Educação /Multimedia in Education (M.Ed.) (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"e-Assessment no Ensino Superior: Constrangimentos e Potencialidades" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1995 - 1999
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Inglês/ Alemão | Modern Languages and Literature (English/German) (BA.) (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal
2010/07 - 2020 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal
2002/10 - 2010/06 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal
2001/07 - 2002/09 Leitor (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1998/10 - 1999/07 Leitor (Docente Universitário) Universität Hamburg, Alemanha
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/08 - Atual Upgrading higher education teachers' and students' hybrid learning competences (Hyb-IT-up)
2022-1-FI01-KA220-HED-000086605
Investigador
Escola Superior deTecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro, Portugal
European Comission - ERASMUS+ Programme
Em curso
2022 - Atual Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior
POCH-I2-2022-01
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
European Social Fund (ESF)
Em curso
2020 - Atual Programatic Projects of Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers - Open Education Smart Campus (OESC)
UIDB/00194/2020
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022 - 2024 Transparent Assessment for Online Learning by Digitally Competent Professors (DIGI-PROF)
2020-1-LT01-KA226-HE-094709
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Erasmus
Em curso
2021/11 - 2023/11 3E: Etools, Emoderation and Eassessment [3E@Schools]
2021-1-PT01-KA220-SCH-000027715
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Erasmus
Concluído
2021 - 2023 Enhancing the development of educators digital competencies (EDUDIG)
Investigador responsável
Erasmus
Em curso
2019 - 2022 TRIPLE - Targeting Researchers through Innovative Practices and multiLingual Exploration (H2020)
Investigador
Consórcio OPERAS, França
Horizon 2020 European Innovation Council Fast Track to Innovation
Em curso
2019 - 2021 OPERAS-P - Preparing Open Access in the European Research Area through Scholarly Communication (H2020)
Investigador
Consórcio OPERAS, França
Horizon 2020 European Innovation Council Fast Track to Innovation
Em curso
2019 - 2021 Collaborative Platform for Teaching Innovation in Higher Education - COLLab
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Erasmus
Concluído
2018 - 2021 Language Learning Online in the age of Mobility (LLOM)
2018-1-FR01-KA203-048136
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Erasmus
Em curso
2017 - 2020 Future Proof Your Classroom - Teaching Skills 2030
20171AT01 KA203-034984
Erasmus
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
UID/ELT/00196/2019
Universidade de Coimbra, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2016 Reforming pedagogical practices - Activating entrepreneurship and innovation, FITS: From new ideas to practice at school
2015-1-EL01-KA101-013837
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
European Comission - ERASMUS+ Programme
Concluído
2011/04/01 - 2014/03/31 O uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português
PTDC/CPE-CED/113368/2009
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/04 - 2014/03 TRACER - Use of Communication Technologies in Portuguese public Higher Education
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
2011 - 2013 Project Redes I&D em Educação – Rede de apoio à Supervisão da Investigação e Desenvolvimento em Educação
CIDTFF
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 196 - 2011-2012
PEst-C/ELT/UI0196/2011
Universidade de Coimbra, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vasconcelos, Sandra; Balula, Ana; Costa, Rita. "Students as Teachers: Interdisciplinarity and Peer- Learning In Tourism Education". Trabalho apresentado em EDULEARN23, Palma de Mallorca, 2023.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2023.1844
  2. Sandra Vasconcelos; Ana Balula. "PROMOTING TRANSPARENT ASSESSMENT IN HIGHER EDUCATION – PRELIMINARY INSIGHTS FROM THE DIGI-PROF PROJECT". 2023.
    10.21125/inted.2023.0761
  3. Sandra Vasconcelos; Ana Balula. "MULTIMODALITY AND TECHNICAL COMMUNICATION IN THE ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES CLASSROOM". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2326
  4. Ana Balula; Sandra Vasconcelos. "Better together: adopting team-based learning in the English for specific purposes classroom". Trabalho apresentado em 5th International Scientific Conference ToSEE - Tourism in Southern and Eastern Europe 2019, 2022.
    10.21125/inted.2022.0519
  5. Dina Baptista; Ana Balula; Sérgio Neto. "Business pitching in the communication strategy of a product: a COIL project between Portugal and Brazil". 2022.
    Publicado • 10.21125/inted.2022.1669
  6. Ana Balula; Delfim Leão. "Is multilingualism seen as added-value in bibliodiversity?: A literature review focussed on business and research contexts". Trabalho apresentado em ELPUB 2019 23rd edition of the International Conference on Electronic Publishing, Marselha, 2019.
    Publicado • 10.4000/proceedings.elpub.2019.17
  7. Vasconcelos, Sandra; Balula, Ana. "Do You Speak Digital? - A Literature Review on Language and Digital Competences in Tourism Education". Trabalho apresentado em ToSEE - Tourism in Southern and Eastern Europe, Opatija, 2019.
    Publicado • 10.20867/tosee.05.32
  8. Balula, Ana; Moreira, Gillian; Moreira, António; Kastenholz, Elisabeth; Eusébio, Celeste; Breda, Zélia. "Digital Transformation in Tourism Education". Opatija, 2019.
    10.20867/tosee.05.45
  9. Balula, Ana; Dias, Sofia; Vasconcelos, Sandra. "Mobile devices in lifelong learning: Setting a research agenda". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Technology and Innovation in Sports, Health and Wellbeing (TISHW), Thessaloniki, 2018.
    Publicado • 10.1109/tishw.2018.8559536
  10. Tiago Carvalho; Pedro Almeida; Ana Balula. "Audiovisual content as a learning aid for Business English learners: developing and validating a Matrix". 2018.
    10.4995/head18.2018.8220
  11. Anícia Trindade; Guilhermina Miranda; Ana Balula. "Key Processes for the Construction of an Informal Guide to Develop Digital Competences: Support Resettled Refugees in Active Job Search". Trabalho apresentado em 12th International Technology, Education and Development Conference, Valência, 2018.
    Publicado • 10.21125/inted.2018.0437
  12. Ciro Martins; Fábio Marques; Balula, Ana. "Gamification to Develop Coding Skills". Trabalho apresentado em 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2018.
    Publicado
  13. Sandra Vieira Vasconcelos; Balula, Ana. "Don't Stop the Motion: A Criação de Narrativas Digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2018.
    Publicado
  14. Sara Carvalho; Fábio Marques; Ciro Martins; Ana Balula. "More than words: the role of computer-assisted translation in teaching English for Specific Purposes". Trabalho apresentado em ICERI2017 Proceedings, Sevilha, 2017.
    Publicado • 10.21125/iceri.2017.1975
  15. Anícia Trindade; Ana Balula; Guilhermina Miranda. "The use of online social networks, for the acquisition and development of digital competences". Trabalho apresentado em 11th International Technology, Education and Development Conference – INTED’17, 2017.
    Publicado • 10.21125/inted.2017.1430
  16. Tiago Carvalho; Pedro Almeida; Ana Balula. "Categorization of Business English communicative skills: a proposal". Trabalho apresentado em EDULEARN17, Barcelona, 2017.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2017.2486
  17. Balula, Ana. "The use of DigComp in teaching and learning strategies". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion, Vila Real, 2016.
    Publicado • 10.1145/3019943.3019983
  18. Ana Balula; Ciro Martins; Fábio Marques. "BET on Top Hat - Towards meaning and memory". Valência, 2016.
    Publicado • 10.21125/inted.2016.1592
  19. Sânnya Rodrigues; Balula, Ana; António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira. "Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias". Trabalho apresentado em 5.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2016.
    Publicado
  20. Balula, Ana; Marques, Fabio; Martins, Ciro; Marques, Fábio. "BET ON TOP HAT - CHALLENGES TO IMPROVE LANGUAGE PROFICIENCY". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 2015.
    Publicado • 10.13140/RG.2.1.1756.6165
  21. Balula, Ana; Martins, Ciro; Marques, Fábio; Marques, Fabio. "Enhancing Business English Terminology Through Concept Mapping". Trabalho apresentado em 6th International Conference on Education and New Learning Technologies EDULEARN14, Barcelona, 2014.
    Publicado
  22. Rodrigues, Sânnya; Moreira, António; Balula, Ana; Rodrigues, Sannya; Sânnya Rodrigues; Balula, Ana. "Dinâmicas de Inteligência Emocional para apoiar o aprender". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: Investigar e Intervir para Mudar, Oliveira de Azeméis, 2012.
    Publicado
  23. Sandra Vasconcelos; Balula, Ana; Almeida, Pedro. "Blended learning in a masters course in innovative tourism development – analysing students’ and faculty’s perceptions". Trabalho apresentado em International Conference on Tourism (ICOT 2012) – Setting the Agenda for Special Interest Tourism: Past Present and Future, Archanes, Crete, 2012.
    Publicado
  24. Rodrigues, Sânnya; Balula, Ana; Moreira, António. "Perceção da aprendizagem nas Interações numa comunidade de B-learning: o caso do PDMMEDU". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional TIC e Educação (TICEDUCA 2012) – Em Direção à Educação 2.0, Lisboa, 2012.
    Publicado
  25. Marta Pinto; Francislê Neri Souza; Nogueira, Fernanda; Balula, Ana; Pedro, Luis; Pombo, Lúcia; Fernando Ramos; Moreira, António. "Tracing the emmerging use of communication technologies in Higher Education: a literature review". Trabalho apresentado em 4th International Conference on Computer Supported Education - CSEDU 2012, Porto, 2012.
    Publicado
  26. Loureiro, Maria João; Pombo, Lúcia; Balula, Ana; Moreira, António. "E-assessment in collaborative blended learning: evolving practices and students’ perceptions". Trabalho apresentado em Old Meets New: Media in Education – ICEM&SIIE'2011 Joint Conference, Aveiro, 2011.
    Publicado
  27. Balula, Ana; Moreira, António. "eAssessment: what, how and why?". Trabalho apresentado em IASK – International Association for the Scientific Knowledge International Conference: “Excellence and Quality: Timeless Challenges in Education”, Porto, 2009.
    Publicado
  28. Loureiro, Maria João; Pombo, Lúcia; Balula, Ana; Moreira, António. "Online Teaching/Learning Strategies: An Evaluation Framework". Trabalho apresentado em 4ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Póvoa de Varzim, 2009.
    Publicado
  29. Pombo, Lúcia; Loureiro, Maria João; Balula, Ana; Moreira, Antonio. "Teaching and evaluation strategies in online contexts – the case study of Educational Software Evaluation". Trabalho apresentado em IASK (International Association for the Scientific Knowledge) International Conference “Teaching and Learning 2008”, Aveiro, 2008.
    Publicado
  30. Maria João Loureiro; Lúcia Pombo; Balula, Ana; António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira. "Teaching and Eassessment in mobile contexts". Trabalho apresentado em 5th IADIS International Conference Mobile Learning 2008, Algarve, 2008.
    Publicado
  31. Balula, Ana; Maria João Loureiro; Lúcia Pombo; António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira. "Integrating Eassessment as an Inmost Part of the Teaching and Learning Process". Trabalho apresentado em World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2007, 2007.
    Publicado
  32. Balula, Ana; Fátima Pais; António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira. "O Papel das estratégias num curso em bLearning: O Caso do Mestrado/CFE em Multimédia em Educação – 2003/2004". Trabalho apresentado em Congresso eLES’04 – eLearning no Ensino Superior, Aveiro, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sandra Vieira Vasconcelos; Ana Balula; Nijole Burkšaitiene; Nadezda Stojkovic; Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. "V-interESP - Utilização de Vídeos para Melhorar a Experiência de Aprendizagem dos Estudantes ESP: Ensino e Investigação Conjunta Internacional". Revista de Lenguas para Fines Específicos (2021): https://doi.org/10.20420/rlfe.2021.389.
    10.20420/rlfe.2021.389
  2. Balula, A. (6413-CCC6-A6C8); Leão, Delfim. "Multilingualism within Scholarly Communication in SSH - a literature review". Italian Journal of Library and Information Science 12 2 (2021): 88-98.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4403/jlis.it-12672
  3. Vasconcelos, Sandra Vieira; Balula, Ana; Burksaitiene, Nijole. "V-interESP Using Videos to Enhance ESP Students' Learning Experience: International Joint Teaching and Research". Revista de lenguas para fines específicos (RLFE) (2021): https://publons.com/publon/49185115/.
  4. Balula, Ana; CIRO MARTINS; Marco André Silva Costa; Fábio Marques. "Mobile BETting - Learning Business English Terminology using MALL". Teaching English with Technology 20 5 (2020): 6-22. https://www.tewtjournal.org/volume-20/volume-20-special-issue/.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Balula, Ana; Sandra Vieira Vasconcelos. "Personal Branding and storytelling: tales from the Tourism ESP classroom". Journal of Tourism & Development 34 (2020): 129-138.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/rtd.v0i34.22423
  6. Balula, Ana; Sandra Vieira Vasconcelos; António Moreira. "Developing Academic Skills In Blended Environments". Journal of Teaching English for Specific and Academic Purposes 7 3 (2019): 303-309. http://espeap.junis.ni.ac.rs/index.php/espeap/issue/view/22.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22190/JTESAP1903303B
  7. Balula, Ana; Ana Correia; Sandra Vieira Vasconcelos. "Technology, marketing and tourism education". Revista Turismo & Desenvolvimento (2017): 121-123. http://revistas.ua.pt/index.php/rtd/issue/view/408/showToc.
    Acesso aberto • Publicado
  8. "Empowering Learners With Mobile Open-Access Learning Initiatives". EMPOWERING LEARNERS WITH MOBILE OPEN-ACCESS LEARNING INITIATIVES (2017): https://publons.com/wos-op/publon/5974220/.
    10.4018/978-1-5225-2122-8
  9. Balula, Ana; Correia, Alexandra; Vasconcelos, Sandra. "Technology, marketing and tourism education: The challenges of integrating social media into the curricula". (2017): https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/8221.
    10.34624/rtd.v2i27/28.8221
  10. Sandra Vieira Vasconcelos; Ana Balula; Pedro Almeida. "Master in Innovative Tourism Development". Blended Learning (2016): https://publons.com/wos-op/publon/15116599/.
    10.4018/978-1-5225-0783-3.CH024
  11. Ana Balula. "The promotion of digital inclusion through MOOC design and use: a literature review". Idagatio Didactica 7 1 (2015): 145-164. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3460/3205.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Cláudia Cravo; Susana Marques; Balula, Ana. "Oficinas de Didática do Latim: Uma Proposta para a Formação Contínua de Professores". Thamyris, nova series: Revista de Didáctica de Cultura Clásica, Griego y Latín 6 (2015): 125-136. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5334305.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Balula, Ana; Cláudia Cravo; Susana Marques. "Oficinas de Didática do Latim: uma Proposta de Materiais e Recursos". Boletim de Estudos Clássicos 60 (2015): 145-164. https://digitalis.uc.pt/pt-pt/artigo/oficinas_de_did%C3%A1tica_do_latim_uma_proposta_de_materiais_e_recursos.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Balula, Ana; Cravo, Cláudia; Pereira, Susana. "WORKSHOP IN DIDACTICS OF LATIN: PUTTING FORWARD MATERIALS AND RESOURCES". Boletim de Estudos Classicos 60 (2015): 145-163. https://publons.com/wos-op/publon/15116601/.
    Publicado • 10.14195/0872-2110_60_11
  15. Ribeiro, FM; Politis, Y; Culum, B. "New Voices in Higher Education Research and Scholarship". Using Technology Tools to Innovate Assessment, Reporting, and Teaching Practices in Engineering Education (2015): https://publons.com/wos-op/publon/16290954/.
    10.4018/978-1-4666-7244-4
  16. Coelho, Dalila; Balula, Ana; Ramos, Fernando. "O uso de recursos educacionais abertos no ensino superior: potencialidade, desafio e oportunidade". Indagatio Didactica 6 1 (2014): 330-342. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2688.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Balula, Ana. "Avaliação Digital como Aprendizagem". Educação, Formação & Tecnologias 7 1 (2014): 80-88. http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/viewFile/426/201.
    Publicado
  18. Balula, Ana; Costa, Nilza. "Virtual Mobility and Learning for PhD students of six European Countries – Students’ programme evaluation". Journal Vocational Education: Research and Reality 25 1 (2014): 178-189. http://verr-journal.com/en.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Coelho, Dalila P.; Balula, Ana; Ramos, Fernando. "The use of OER in HE: potentials, challenges and opportunities. [O uso de recursos educacionais abertos no ensino superior - potencialidade, desafio e oportunidade]". Indagatio Didactica 6 1 (2014): 331-342. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4115.
    Publicado
  20. Pinto, Marta; Souza, Francislê; Nogueira, Fernanda; Balula, Ana; Pedro, Luís; Pombo, Lúcia; Ramos, Fernando; Moreira, António; Coelho, Dalila. "Communication Technologies in Higher Education: Review of International Literature [Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior: Revisão da Literatura Internacional]". Revista entreideias: educação, cultura e sociedade 2 1 (2013): 7-23. http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.8021.
    Publicado • 10.9771/2317-1219rf.v2i1.8021
  21. Pinto, Marta; Nogueira, Fernanda; Coelho, D.; Balula, Ana; Moreira, António. "Tracing the use of Communication Technologies in Portuguese Higher Education towards teachers’ professional development". Indagatio Didactica 5 4 (2013): 74-95. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2567/2432.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Vasconcelos, Sandra; Balula, Ana; Almeida, Pedro. "E- and blearning in European Tourism Higher Education courses: benefits, barriers and challenges". International Journal of Management Cases 15 4 (2013): 141-152. http://www.ijmc.org/IJMC/Vol_15.4.html.
    Publicado
  23. Balula, Ana. "Avaliação como aprendizagem em ambiente online". Revista Linhas Críticas 19 40 (2013): 505-522. http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/7969.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Pinto, Marta; Souza, Francislê; Nogueira, Fernanda; Balula, Ana; Pedro, Luís; Pombo, Lúcia; Ramos, Fernando; Moreira, António; Coelho, D.. "Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior: Revisão da Literatura Internacional". Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade 2 1 (2013): 7-23. https://publons.com/wos-op/publon/13351209/.
    Publicado • 10.9771/2317-1219RF.V2I1.8021
  25. Pinto, Marta; Souza, Francisle; Nogueira, Fernanda; Balula, Ana; Pedro, Luis; Pombo, Lucia; Ramos, Fernando; et al. "TRACING THE USE OF COMMUNICATION TECHNOLOGY IN HIGHER EDUCATION: A LITERATURE REVIEW". INTED Proceedings (2012): 850-859. https://publons.com/wos-op/publon/18640707/.
  26. Balula, Ana; Moreira, António. "Investigação e inovação em TIC aplicadas à educação nas comunidades educativas de Portugal: O papel das Universidades". Indagatio Didactica 2 2 (2011): 67-103. http://hdl.handle.net/10773/8975.
    Publicado
  27. Balula, Ana; Moreira, Antonio. "Hows and whys in online assessment". International Journal of Information and Operations Management Education 3 4 (2010): 382-382. http://hdl.handle.net/10773/8942.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1504/IJIOME.2010.034639
Capítulo de livro
  1. Ana Balula; Susana Caixinha; Adrijana Krebs. "Facilitating Online Collaboration – A Training Proposal for Teachers". 2022.
    10.1007/978-3-031-22918-3_31
  2. Ana Balula. "Drifts of Collaborative Online International Learning (COIL) Towards Pedagogical Innovation: A Foretelling Bibliometric Analysis". 2022.
    10.1007/978-3-031-22918-3_32
  3. Leão, Delfim; Balula, Ana; Caliman Fontes, Lorena. "Multilinguismo e bibliodiversidade: desafios para as Humanidades e Ciências Sociais". In Editoras universitárias: desafios contemporâneos, editado por Rita Virginia Argollo; Flávia Goulart Rosa, 85-110. São Paulo, Brasil: Associação Brasileira das Editoras Universitárias - ABEU, 2022.
    Publicado
  4. Sandra Vieira Vasconcelos; Ana Balula. "Pitch This: Storytelling as a Means to Enhance Your Personal Brand". In Storytelling as a Means to Enhance Your Personal Brand, 100-115. IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-6605-3.ch006
  5. Tiago da Silva Carvalho; Pedro Almeida; Ana Balula. "Reliability of Digital Formative Assessment Practices and Instruments". In Theoretical Review Towards an Assessment Proposal, 171-193. IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-4769-4.ch007
  6. Ana Balula; Sandra Vieira Vasconcelos. "Stepping Up to the Challenge". In Innovative Online Strategies in the ESP Digitalised Classroom, 161-176. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7331-0.ch009
  7. Ana Balula; Sandra Vasconcelos; António Moreira. "Digital Platforms in the Age of Mobility: A Contribution Towards Language Teaching and Learning". 398-407. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-73988-1_32
  8. Balula, Ana; Fontes, L.; Costa, C.; Fiorini, S.; Jarmelo, S.; Leão, L.; Mounier, P.; et al. "OPERAS Multilingualism White Paper". In OPERAS living book – Multilingualism (2021). França, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.5281/zenodo.1324026.
  9. Balula, Ana; Sandra Viera Vasconcelos; Isabel Oliveira; Paula Santos; Eduarda Santos; Ana Pinho; Virgínia Burnheta. "O estágio curricular na formação superior em Secretariado em Portugal". In Secretariado – Transições e Conexões, 93-104. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado • http://doi.org/10.34624/pxey-b077.
  10. Nadežda Stojkovic; Balula, Ana; Sandra Vieira Vasconcelos. "Saturation with Technology in ESP Setting". In Contemporary Research in Foreign Language Teaching and Learning, editado por Di Pardo Léon-Henri, D.; Jain, B., 183-192. Newcastle, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2020.
    Publicado
  11. Vasconcelos, Sandra Vieira; Balula, Ana. "Socrative: Using Mobile Devices to Promote Language Learning". In Computer-Assisted Language Learning, 873-892. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-7663-1.ch041
  12. Vasconcelos, Sandra Vieira; Balula, Ana. "Teaching English to Marketing Students: Bridging the Gap Between Academic and Real-World Skills". In Evaluating the Gaps and Intersections Between Marketing Education and the Marketing Profession, 162-183. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global, 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-6295-5.ch011
  13. Balula, Ana. "Estratégias na formação de formadores: um pomo de discórdia?". Portugal, 2017.
    10.14195/978-989-26-1340-6_4
  14. Vasconcelos, Sandra Vieira; Balula, Ana. "Socrative". In Empowering Learners With Mobile Open-Access Learning Initiatives, 215-237. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global, 2017.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-2122-8.ch012
  15. Ramos, Fernando; Pinto, Marta; Coelho, Dalila; Raposo, Rui; Pombo, Lúcia; Pedro, Luís; Almeida, Pedro; et al. "Tracing the Use of Communication Technologies in Higher Education". In Web Design and Development, 1035-1053. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global, 2016.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-8619-9.ch047
  16. Sandra Vasconcelos; Balula, Ana; Almeida, Pedro. "Educação a Distância e a formação em Turismo: Cenários de utilização em Instituições de Ensino Superior Europeias". In Produtos, Mercados e Destinos Turísticos, editado por N. Abranja; A. Alcântara; F. Coelhoso; R. Ferreira; A. Marques; T. Ribeiro, 83-92. Mangualde, Portugal: Pedago, 2016.
    Publicado
  17. Vasconcelos, Sandra Vieira; Balula, Ana; Almeida, Pedro. "Master in Innovative Tourism Development: A Blended Learning Experience in the Polytechnic Institute of Viana do Castelo". In Handbook of Research on Engaging Digital Natives in Higher Education Settings, editado por Margarida Pinheiro; Dora Simões, 343-361. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global, 2016.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-0039-1.ch016
  18. Ramos, Fernando; Pinto, Marta; Coelho, Dalila; Raposo, Rui; Pombo, Lúcia; Pedro, Luís; Almeida, Pedro; et al. "Tracing the Use of Communication Technologies in Higher Education". In New Voices in Higher Education Research and Scholarship, 157-174. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global, 2015.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-7244-4.ch008
  19. Coelho, D.; Balula, Ana; Lucas, M.; Pombo, Lúcia; Batista, J.; Sousa, Francislê; Nogueira, Fernanda. "O uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público – Um estudo no Contexto Português: Metodologia de conceção e implementação de instrumentos de recolha de dados". In O uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público – Um estudo no Contexto Português: Análise, Sistematização e Visualização de Informação nas Perspetivas Institucional e Docente, 119-142. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014.
    Publicado
  20. Lucas, M.; Coelho, D.; Balula, Ana. "O uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público – Um estudo no Contexto Português: Apresentação e discussão de dados sobre o uso das Tecnologias de Comunicação". In O uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público – Um estudo no Contexto Português: Análise, Sistematização e Visualização de Informação nas Perspetivas Institucional e Docente, 143-164. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014.
    Publicado
  21. Balula, Ana; Lucas, M.; Coelho, D.; Ramos, Fernando; Moreira, António. "O uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público – Um estudo no Contexto Português: Considerações Finais". In O uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público – Um estudo no Contexto Português: Análise, Sistematização e Visualização de Informação nas Perspetivas Institucional e Docente, 207-214. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014.
    Publicado
  22. Coelho, Dalila; Balula, Ana; Pombo, Lucia; Batista, João; Francislê Neri de Souza; Nogueira, F.. "Metodologia de conceção e implementação de instrumentos de recolha de dados.". In O Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior., editado por Fernando Ramos; António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira, 119-142. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2014.
    Publicado
  23. Pombo, Lúcia; Loureiro, Maria João; Balula, Ana; Moreira, António. "Diversity of strategies to promote effective b-Learning: a case study in Higher Education". In Distance and E-learning in Transition – Learning Innovation, Technology and Social Challenges, 627-644. Hoboken, NJ USA, Estados Unidos: ISTE & John Wiley & Sons, Inc., 2013.
    Publicado • 10.1002/9781118557686.ch44
  24. Sandra Vasconcelos; Balula, Ana; Almeida, Pedro. "Percepções de alunos e Docentes Face ao b-learning: Análise do curso de Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento". In Formação e Inovação: Estudos e Experiências, 280-289. Mangualde, Portugal: ISCE/ Edições Pedago, Lda., 2012.
    Publicado
  25. Balula, Ana; Fátima Pais; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa; António Andrade; António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira. "A Colaboração e a Avaliação como Primeiros Princípios do Instructional Design em contextos de eLearning". In Na rota da Sociedade do Conhecimento: as TIC na Escola, 27-44. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora, 2007.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Leão, Delfim; Balula, Ana; Costa, Carlos; Plag, Cornelia; Caliman Fontes, Lorena; Padez, Maria João; Silva, Mickael; Jarmelo, Susana. 2020. "The Survey "Multilingualism in Scholarly Communication": a Preliminary Report". https://doi.org/10.5281/zenodo.4287452.
    https://doi.org/10.5281/zenodo.4287452
Edição de livro
  1. Balula, Ana. Jornadas LCD: avaliação formative em contextos digitais no ensino não superior. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2017.
    Publicado • Editor
  2. Balula, Ana; Moreira, António; Loureiro, Maria José; Balula, Ana; Nogueira, Fernanda; Pombo, Lúcia; Pedro, Luís; et al. Old Meets New: Media in Education – Proceedings of the 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers in Education (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2011.
    Publicado • Editor
Livro
  1. SIMÕES, ANABELA; Balula, Ana; Carvalho, Sara; Mouro, Ana Luísa; Costa, Ana Rita; Neves, Márcia; Vasconcelos, Sandra. I International Conference on Language and Intercultural Communication Learning (LaICL): book of extended abstracts. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2023.
    Publicado
  2. Artur Ferreira; Balula, Ana. Livro dos 20 anos da ESTGA-UA. Aveiro, Portugal: UA Editora, Universidade de Aveiro. 2017.
    Publicado
  3. Balula, Ana; Moreira, António. Evaluation of online higher education: learning, interaction and technology. Suiça: Springer International Publishing. 2014.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-05425-4
Poster em conferência
  1. Moreira, António; Balula, Ana; Carlos, Vânia; Laranjeiro, Dionísia; Marques, Margarida; Pinto, Susana; Pombo, Lucia; Simões, A.R.; Vieira, Rui. "Programmatic funding 2020-2023 and social responsibility. Smart Knowledge Garden & Open Education Smart Campus". Trabalho apresentado em IV Fórum do CIDTFF ¿ Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?, 2020.
  2. Ana Balula; Sandra Vasconcelos; Danica Pirsl; Danica Milosevic; Nadežda Stojkovic; Jolita Šliogeriene; Nijole Burkšaitiene; Vesna Stankovic. "V-interESP - Video in International Joint research in ESP teaching". Trabalho apresentado em Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA, 2019.
  3. António Moreira; Ana Balula; Ana Isabel Andrade; Helena Araújo e Sá. "Language Learning Online in the age of Mobility – LLOM". Trabalho apresentado em Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA, 2019.
  4. Ana Balula; Gillian Moreira; Elisabeth Kastenholz; Celeste Eusébio; Zélia Breda. "Higher Education Teaching Skills 2030". Trabalho apresentado em Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA, 2019.
  5. Sandra Vasconcelos; Ana Balula; Ana Pinto; Eduarda Santos; Isabel Oliveira; Paula Santos; Virgínia Brunheta. "Estudo interinstitucional sobre a formação superior em Secretariado: o papel do estágio curricular". Trabalho apresentado em Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA, 2019.
  6. Balula, Ana; Ana Isabel Melo; Elisabeth Brito; Maria José Felício; Sílvia Ribeiro; Fábio Marques; Sara Carvalho; Ciro Martins. "Inglês para fins específicos: da sala de aula para o mundo". Trabalho apresentado em Teaching Day'17 – A investigação no ensino-aprendizagem: práticas de articulação, 2017.
  7. Balula, Ana; Ana Isabel Melo; Elisabeth Brito; Maria José Felício; Sílvia Ribeiro. "O papel da tutoria na iniciação à investigação: o caso da ESTGA". Trabalho apresentado em Teaching Day'17 – A investigação no ensino-aprendizagem: práticas de articulação, 2017.
  8. Ana Isabel Vieira; Francisca Silva; Márcia Martins; Elisabeth Brito; Balula, Ana. "Eixos de ação com vista à mudança empresarial – intervenção da AEA". Trabalho apresentado em VII Jornadas de Secretariado e Assessoria, 2017.
  9. Francisca Silva; Ana Isabel Vieira; Márcia Martins; Balula, Ana; Elisabeth Brito. "A pegada da Associação Empresarial de Águeda". Trabalho apresentado em VII Jornadas de Secretariado e Assessoria, 2017.
  10. Eva Oliveira; Ana Isabel Vieira; Balula, Ana; Elisabeth Brito. "Portugiesenviertel – para onde caminhamos?". Trabalho apresentado em VI Jornadas de Secretariado e Assessoria – Desafios de um mundo global, 2016.
  11. Balula, Ana; Ciro Martins; Fábio Marques. "Developing Coding Skills – technology for a flipped classroom". Trabalho apresentado em Teaching Day’16 – A tecnologia ao serviço da aprendizagem, organizado pela Universidade de Aveiro, 2016.
  12. Anícia Trindade; Balula, Ana; Guilhermina Miranda. "Utilização das redes sociais online para desenvolvimento de competências digitais". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional TIC e Educação, 2016.
  13. Sara Carvalho; Ciro Martins; Fábio Marques; Balula, Ana. "O papel da Tradução Assistida por Computador no ensino de Inglês para fins específicos". Trabalho apresentado em Teaching Day’16 – A tecnologia ao serviço da aprendizagem, 2016.
  14. Balula, Ana; Sandra Vieira Vasconcelos. "Utilização de dispositivos móveis em sala de aula – a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão – Língua Estrangeira". Trabalho apresentado em Teaching Day’16 – A tecnologia ao serviço da aprendizagem, 2016.
  15. Ana Isabel Vieira; Francisca Silva; Elisabeth Brito; Balula, Ana. "Wirtschaftswunder – em que se traduz?". Trabalho apresentado em VI Jornadas de Secretariado e Assessoria – Desafios de um mundo global, 2016.
  16. Balula, Ana; Ana Isabel Melo. "Aggregation of Competences – Putting Theory into Practice". Trabalho apresentado em Teaching Day’15 – Interação com a comunidade: oportunidades e experiências de ensino/aprendizagem, 2016.
  17. Sânnya Rodrigues; Balula, Ana; Moreira, Antonio. "Metacognição em Práticas Colaborativas numa Comunidade de b-learning". Trabalho apresentado em II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, 2012.
  18. Balula, Ana. "Evaluation of eTeaching in Higher Education in Portugal – Towards a theoretical framework". Trabalho apresentado em Research Day da Universidade de Aveiro, 2011.
Recurso online
  1. Moreira, António; Balula, Ana; Carlos, Vânia; Laranjeiro, Dionísia; Marques, Margarida M.; Pinto, Susana; Pombo, Lucia; Simões, Ana Raquel; Vieira, Rui Marques. Programmatic Funding 2020-2023 and Social Responsibility: SKG & OESC. Online video presented at the IV Fórum CIDTFF: Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF, July 15th. 2020. https://www.youtube.com/playlist?list=PL9eSbe9tEVC8foIkaoqqr1AZz0CX yfQHc.
Relatório
  1. Balula, Ana; Caliman Fontes, Lorena; Costa, Carlos; Jarmelo, Susana; Leão, Delfim; Padez, Maria João; Plag, Cornelia; Silva, Mickael; et alii. 2021. Future of Scholarly Communication . Forging an inclusive and innovative research infrastructure for scholarly communication in Social Sciences and Humanities. https://zenodo.org/record/5017705. 10.5281/ZENODO.5017705.
  2. Leão, Delfim; Balula, Ana; Plag, Cornelia; Caliman Fontes, Lorena; Jarmelo, Susana; Costa, Carlos; Plag, Cornelia; Padez, Maria João; Silva, Mickael. 2021. Report on innovative models of bibliodiversity in scholarly publications. https://zenodo.org/record/4817509#.Yk1w1zXOW3A.
Resumo em conferência
  1. Sandra Vieira Vasconcelos; Balula, Ana; Ana Pinto; Eduarda Santos; Isabel Oliveira; Paula Santos; Virginia Burnheta. "A Formação Superior em Secretariado: tendências em Contexto Organizacional". Trabalho apresentado em IX Jornadas de Secretariado e Assessoria: Transformação Digital: Práticas, Desafios e Soluções, Águeda, 2019.
    Publicado
  2. Sandra Vieira Vasconcelos; Balula, Ana; Pirsl, D.; Milosevic, D.; Stojkovic, N.; Šliogeriene, J.,; Burkšaitiene, N.; Stankovic, V.. "Videos as Partners in ESP and Technical Terminology Teaching – Profiling an International Joint Project". Trabalho apresentado em ReCLes.pt 2019 International Conference – Approaches to Teaching and Learning Languages for Specific Purposes: Building Bridges Across the Classroom and the Professional World, Algarve, 2019.
    Publicado
  3. Tiago Carvalho; Pedro Almeida; Balula, Ana. "Desenvolvimento de uma Plataforma Colaborativa Online, sustentada numa Matriz, que permite a recomendação de vídeos baseadas nas Competências Comunicativas, para apoio de cenários de aprendizagem informais de aprendentes adultos de Business English". Trabalho apresentado em O TELSC em números – Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, Lisboa, 2018.
    Publicado
  4. Sandra Vieira Vasconcelos; Balula, Ana. "Mobile learning: paving the way for the future in Tourism Education and training". Trabalho apresentado em ATLAS Annual Conference 2017: Destinations past, present and future Proceedings, Viana do Castelo, 2017.
    Publicado
  5. Sandra Vieira Vasconcelos; Balula, Ana. "Language Learning in a Mobile Era: A Study in a Portuguese Higher Education Institution". Trabalho apresentado em The WEI International Academic Conference Proceedings, Boston, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Dias, Ana Jorge Balula Pereira. "Proposta de um modelo de avaliação das actividades de ensino Online : um estudo do ensino superior português". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1123.
  2. Dias, Ana Jorge Balula Pereira. "E-assessment no ensino superior : constrangimentos e potencialidades". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/1376.

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2014. "U-TRACER®".
    Registado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09/01 Drifts of Collaborative Online International learning (COIL) towards pedagogical innovation: a foretelling bibliometric analysis 3rd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education – TECH-EDU 2022
Universidade Nova de Lisboa
2022/09 Facilitating online collaboration – a training proposal for teachers 3rd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education – TECH-EDU 2022
Universidade Nova de Lisboa
2022/09 Insights on multimodal, practice-based ESP teaching and learning 23rd International Conference on Languages for Specific Purposes (LSP 2022): Shaping knowledge through language – LSP in theory and practice
Universidade Nova de Lisboa
2022/09 Enacting innovative ESP teaching and learning through COIL 23rd International Conference on Languages for Specific Purposes (LSP 2022): Shaping knowledge through language – LSP in theory and practice
Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
2022/07 Multimodality and Technical Communication in the English for Specific Purposes Classroom 14th International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN22
IATED
2022/06 Digital Collaboration to develop language production skills Educational Media & Technology Conference (EdMedia)
Association for the Advancement of Computing in Education (AACE) (New York)
2022/03 Business pitching in the communication strategy of a product: a COIL project between Portugal and Brazil 16th International Conference of Education, Research and Innovation – INTED2022
IATED
2022/03 Better Together: Adopting Team-Based Learning in the English for Specific Purposes Classroom 16th International Technology, Education and Development Conference – INTED22
IATED
2022/02 The COIL experience to develop global competence – The case of the University of Aveiro COLLab-conference: connecting teachers for innovative Teaching
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2020/12 Digital platforms in The Age of Mobility: A Contribution Towards Collaborative Language Teaching and Learning TECH-EDU 2020 - 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education,
(Grécia)
2019/11 Challenges for tourism and hospitality educators TMS Algarve 2018: Tourism & Management Studies International Conference
Escola de Gestão, Hospitalidade de Turismo da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2019/10 Videos as Partners in ESP and Technical Terminology Teaching – Profiling an International Joint Project ReCLes.pt 2019 International Conference – Approaches to Teaching and Learning Languages for Specific Purposes: Building Bridges Across the Classroom and the Professional World
(Algarve, Portugal)
2019/06/02 Is multilingualism seen as added- value in bibliodiversity?: A literature review focussed on business and research contexts ELPUB 2019 23rd edition of the International Conference on Electronic Publishing
(Marselha, França)
2019/05/18 Digital Transformation in Tourism Education ToSEE – Tourism in Southern and Eastern Europe
Faculty of Tourism and Hospitality Management - University of Rijeka (Opatija, Croácia)
2019/05/16 Do You Speak Digital? - A Literature Review on Language and Digital Competences in Tourism Education ToSEE – Tourism in Southern and Eastern Europe
Faculty of Tourism and Hospitality Management - University of Rijeka (Opatija, Croácia)
2018/06/15 O papel das competências digitais na área do secretariado International Congress Pedagogical Supervision: Innovative Practices in XXI Century
Escola Superior de Saúde de Viseu (Viseu, Portugal)
2018/06 Mobile devices in lifelong learning: Setting a research agenda 2nd International Conference on Technology and Innovation in Sports, Health and Wellbeing (TISHW)
Aristotle University of Thessaloniki (Thessaloniki, Grécia)
2017/06/07 Eixos de ação com vista à mudança empresarial – intervenção da AEA VII Jornadas de Secretariado e Assessoria
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2017/05 Tecnologia, marketing e formação em turismo: Os desafios da integração dos social media nos currículos Invtur 2017 – Cocriar o futuro do turismo
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/12/02 The use of DigComp in teaching and learning strategies – a roadmap towards inclusion 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Ino-exclusion
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2014 Enhancing Business English Terminology Through Concept Mapping 6th International Conference on Education and New Learning Technologies EDULEARN14
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (Barcelona, Espanha)
2013 A Wiki e a correção do erro em língua materna - um estudo no 3.º CEB Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 Proposta de categorias para avaliação metacognitiva da aprendizagem em práticas colaborativas em ambientes online Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 A Wiki e a aprendizagem Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Universidade de Aveiro e Universidade do Minho (Departamento de Educação - Universidade de Aveiro, Portugal)
2012 Dinâmicas de Inteligência Emocional para apoiar o aprender Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: Investigar e Intervir para Mudar
Programa Manuela Queirós (Oliveira de Azeméis, Portugal)
2011 Evaluation of eTeaching in Higher Education – Towards a theoretical framework TECH-EDUCATION 2011 – 2nd International Conference on Technology Enhanced Learning, Quality of Teaching and Reforming of Education
(Korfu, Grécia)
2009 eAssessment: what, how and why? IASK – International Association for the Scientific Knowledge International Conference: “Excellence and Quality: Timeless Challenges in Education”
(Porto, Portugal)
2009 Avaliação das Aprendizagens em ambiente online Avaliação das Aprendizagens em ambiente online
Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade Eduardo Mondlane e Universidade de Aveiro (Maputo, Portugal)
2009 Proposta de Modelo de Avaliação das Estratégias de Ensino Online EDUBITS Aveiro 2009
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2009 Online Teaching/Learning Strategies: An Evaluation Framework CISTI – 4.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Universidade Fernando Pessoa (UFP) (Póvoa de Varzim, Portugal)
2009 E-assessment através da Participação Online – O Caso do Mestrado em Multimédia em Educação V Conferência e-learning da TecMinho – “Avaliação da Aprendizagem em eLearning”
TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho e Exponor (Matosinhos, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2020 Matriz para mapeamento do potencial educativo de programas audiovisuais na aprendizagem do Inglês
Coorientador
Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2020 Desenvolvimento da Competência Digital com Redes Sociais Online: Apoio a Refugiados Reinstalados na Procura Ativa de Emprego
Orientador
Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/03 - 2016/04 Integration and Acceptance of Web 2.0 Technologies in ESP Studies at the University (estágio)
Coorientador
PhD in Education - English for Specific Purposes (Outra)
Mykolo Romerio Universitetas, Lituânia

Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Blearning no Ensino Superior Politécnico Estudo de avaliação do Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na ESTG de Viana do Castelo
Orientador
Doutoramento em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Metacognição em Práticas Colaborativas Numa Comunidade de b-Learning: Um Estudo de Caso
Orientador
Doutoramento em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 A wiki no desenvolvimento de competências de escrita em inglês - Um estudo no Ensino Secundário
Orientador
Ciências da Educação – Ramo de Avaliação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 A wiki e a correção do erro em língua materna - Um estudo no 3.º CEB
Orientador
Didáctica – Ramo de Tecnologia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - 2021 Docência + Impacto (1.ª edição), promovido pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem da Universidade do Minho (Centro IDEA-UMinho) e pelo Núcleo de Ensino e Aprendizagem do Gabinete do Reitor da Universidade de Aveiro. (2021/01/28 - 2021/01/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Docência + - Transformação (3.ª edição) - projeto que consiste num plano de transformação de uma UC com recurso a estratégias de aprendizagem ativa em contexto blended learning, seguindo princípios da humanização do ensino, no qual os estudantes têm um papel participativo. Projeto promovido pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem da Universidade do Minho (Centro IDEA-UMinho) e pelo Núcleo de Ensino e Aprendizagem do Gabinete do Reitor da Universidade de Aveiro. (2020/09/14 - 2020/09/25)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Docência + (2.ª edição) - projeto que consiste num plano de transformação de uma UC com recurso a estratégias de aprendizagem ativa em contexto blended learning, seguindo princípios da humanização do ensino, no qual os estudantes têm um papel participativo. Projeto promovido pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem da Universidade do Minho (Centro IDEA-UMinho) e pelo Núcleo de Ensino e Aprendizagem do Gabinete do Reitor da Universidade de Aveiro. (2020/07/06 - 2020/07/17)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Dialogues about Teaching Generation Y | Main aim: to promote debate around innovative ways of tackling higher education. (2020/02/21 - 2020/02/21)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 Ação de formação “The design of language learning assessment strategies using mobile digital technology”, dirigida a docentes de Ensino Superior a trabalhar com Língua para Fins Específicos das seguintes instituições: University of Paris 1 (França – coordenação), University of Alcalá (Espanha), University of Vienna (Áustria), University of Lodz (Polónia), Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), University of Eastern Finland (Finlândia) and European University Foundation (Luxemburgo), realizada a 16 de outubro, na Universidade de Viena, Viena (2019/10/16 - 2019/10/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Viena, Áustria
2015/11/28 - 2015/11/28 Jornada de Didática dos Estudos Clássicos (2015 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2013 - 2013 Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Conferência (Outra)
Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Conferência Conjunta ICEM&SIIE’2011 - 61.ª Conferência do International Council for Educational Media e XIII Simpósio Internacional de Informática Educativa (2011 - 2011)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de Aveiro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 Massive Open Online Courses (MOOCs) as means of Improving Digital Inclusion
Conferência
9th International Conference on Digital Exclusion in the Information and Knowledge Society (SEMiME' 2015)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Ensino/Aprendizagem online – dinâmicas de inclusão social
Seminário
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2014 - 2014 Enhancing Business English Terminology Through Concept Mapping
Conferência
6th International Conference on Education and New Learning Technologies EDULEARN14
International Academy of Technology, Education and Development (IATED), Espanha
2013 - 2013 Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Conferência
Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Avaliação Formativa de recursos educativos digitais
Conferência
Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Dinâmicas de Avaliação/Aprendizagem em Ambiente Online
Congresso
X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – Educação a Distância Rompendo Fronteiras
Universidade Federal do Pará e pelo Consórcio UniRede, Canadá
2013 - 2013 Avaliação Digital como Aprendizagem
Conferência
Challenges’13: VIII Conferência Internacional de TIC na Educação – Aprender em qualquer hora e em qualquer lugar
2012 - 2012 Avaliação das Aprendizagens online
Mesa-redonda
Avaliação das Aprendizagens online
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, pela Cátedra UNESCO de Educação a Distância – UnB e pela Universidade Aberta do Brasil – CAPES, Brasil
2012 - 2012 Avaliação das Aprendizagens online: da teoria à prática
Conferência
Avaliação das Aprendizagens online: da teoria à prática
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, pela Cátedra UNESCO de Educação a Distância – UnB e pela Universidade Aberta do Brasil – CAPES, Brasil
2011 - 2011 Pensamento Espacial e Transdisciplinaridade – currículo, estratégias e tecnologia
Seminário
Pensamento Espacial e Transdisciplinaridade – currículo, estratégias e tecnologia
Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2011 - 2011 Conferência Conjunta ICEM&SIIE’2011
Conferência
Conferência Conjunta ICEM&SIIE’2011
61.ª Conferência do International Council for Educational Media e XIII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Portugal
2007 - 2007 ELearning Lisboa 2007 – EU Conference: Delivering on the Lisbon Agenda
Encontro
ELearning Lisboa 2007 – EU Conference: Delivering on the Lisbon Agenda
Comissão Europeia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/09/14 Desenvolvendo a competência digital de refugiados com redes sociais online
Orientador
Anícia Rute Rebelo Teves Conceição Trindade (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/03/25 Effectiveness And Acceptance of Web 2.0 Technologies in the Studies of English For Specific Purposes in Higher Education
Arguente principal
Egle Seleviciene (Doutoramento)
Universidade Mykolas Romeris, Lituânia
2018/07/05 The influence of a brand's communication in English on the perception of the Portuguese consumer
Arguente principal
Sara Cristina Martins Faria (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2017/12/13 Massive Open Online Courses (MOOC) no desenvolvimento profissional de professores
Arguente principal
Bruno Miguel Ferreira Gonçalves (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2014 Digital Storytelling Sandra Patrícia Marques Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Tecnologia na Prática Educativa no Ensino Básico: revisão sistemática Arlindo José Anjos Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Wiki como fator de promoçãode motivação nos alunos António Manuel Resende Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 A solicitação da privacidade como metodologia no 1.º Ciclo do Ensino Básico Joana Margarida Freitas de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 Textos literários e/ou utilitários: opções de docentes do ensino básico Cátia Patrícia Nunes Delgado (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 E-assessmet em ensino a distância online Castelo Mário Maluleque (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 A Wiki e a correcção do erro em língua materna - Um estudo no 3.º CEB Jaime Manuel Varejão Ribeiro (Mestrado)
2012 A wiki no desenvolvimento de competências de escrita em inglês - Um estudo no Ensino Secundário Maria Celeste Correia Ramos (Mestrado)
2011 Tradução Critica de Informação ao Consumidor: as Bagas na Saúde Ana Maria Silva Sousa Serpa Osório (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Competências para Ensinar a Compreender: Programa de desenvolvimento docente Carla Sofia de Carvalho Agostinho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - 2020 Conferência Internacional TechLing'20 - Languages, Linguistics and Technology Aveiro
2020 - 2020 15.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI'2020) Chaves
2020 - 2020 9th International Conference of Educational Innovation through Technology Virtual Convention
2020 - 2020 2020 International Conference of Innovative Technologies and Learning - ICITL20 online
2020 - 2020 2nd International Conference of the Slovene Association of LSP [Language for Specific Purposes] Teachers’20 online
2020 - 2020 X Jornadas de Secretariado e Assessoria: Capital humano, digitalização e comunicação nas organizações online
2019 - 2019 IX Jornadas de Secretariado e Assessoria da ESTGA-UA Águeda
2019 - 2019 CISTI'2019 - 14ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação Coimbra
2018 - 2018 CISTI'2018 - 13ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação Cáceres
2018 - 2018 2nd International Conference on Technology and Innovation in Sports, Health and Wellbeing (TISHW) Thessaloniki, Greece
2018 - 2018 V Congresso Internacional TIC e Educação Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2012/05/03 - Atual Internet Latent Corpus Journal (1647-7308)
2012/03/01 - Atual Indagatio Didactica (1647-3582)
2018 - 2018 Sciencia Plena (1808-2793)
2017 - 2017 On The Horizon (1074-8121) Emerald Publishing Limited
2017 - 2017 Educação, Formação & Tecnologias (1646-933X)
2014 - 2014 Computers in Human Behavior (0747-5632) Elsevier
2014 - 2014 Educação, Formação & Tecnologias (1646-933X)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015 - 2015 Oficinas de Didática de Latim (1.ª ed.) Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, Portugal
2013 - 2013 Evaluation of eTeaching in Higher Education (ERASMUS Intensive Programme “Virtual Mobility and Learning”) Especialização (Curso médio) Vytautas Magnus University (Europen Union, Ref. 2012-1-LT1-ERA10-07328), Lituânia
2012 - 2012 Defining Identity in Web 2.0 (Erasmus Intensive Programme “Myths, Nation-Building, Political Identities”) Especialização (Curso médio) Universidade de Siegen, Alemanha
2011 - 2011 The Digital citizen – When the action of one becomes impossible to control (Erasmus Intensive Programme “Myths, Nation-Building, Political Identities”) Especialização (Curso médio) Universidade de Siegen, Alemanha
2000 - 2001 Portuguese for Foreign Students (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010/01 - Atual Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) Colaboradora
2008/01 - Atual Centro de Investigação “Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores” Membro integrado
2008/01 - Atual Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) da Universidade de Aveiro Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2006/11 - Atual Docente responsável pelo Laboratório de Línguas da ESTGA-UA
Outro
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal
2016/03 - 2019/07 Membro da Comissão Executiva responsável por assuntos relacionados com a promoção e difusão cultural
Membro
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal
2013/05 - 2015 Coordenadora da Comissão de Horários da ESTGA
Coordenador
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal
2011/05 - 2013/05 Comissão de Horários da ESTGA - UA
Outro
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal
2007/01 - 2009/06 Comissão de Preparação de Guiões para as Licenciaturas em Documentação e Arquivística e em Técnico Superior de Secretariado
Outro
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal
2007/01 - 2009/02 Membro do Conselho Pedagógico da ESTGA-UA
Membro
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Univesidade de Aveiro, Portugal
Distinções

Prémio

2022 Honorable mention - Best Pedagogical Practices Award of the University of Aveiro
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Best Paper
Comissão Organizadora das Jornadas Científicas Internacionais de Turismo (ISCE 2014), Portugal

ARTEH®, Portugal

Outra distinção

2018 Honorable mention
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal