???global.info.a_carregar???
Pedro Belchior Nunes is an integrated researcher at the Institute of Ethnomusicology at the Faculty of Human and Social Sciences, New University of Lisbon. He was a Guest Lecturer at Social Sciences and Management Department at Portugal's Open University from 2008 until 2014 and an Adjunct Lecturer in Social Sciences at the Arts and Design School, part of Leiria's Polytechnic Institute between 2007 and 2008. He holds a degree in Sociology from FCSH-UNL and a PhD in Film and Media Studies from the Stirling Media Research Institute at the University of Stirling. His research areas include popular music studies, sociology of culture, and media sociology. He has conducted research and published in topics such as music journalism and criticism, the recording industry and youth cultures. For the past years his main research interest has been the recording industry in Portugal both in what concerns the major record labels and the independent sector (micro music labels and self-releasing musicians).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Belchior Nunes
Data de nascimento
1970/10/06
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Nunes, Pedro Belchior

Identificadores de autor

Ciência ID
3F1C-7E56-2292
ORCID iD
0000-0001-9516-9244

Endereços de correio eletrónico

  • nump@fcsh.unl.pt (Profissional)
  • pbnunes1970@yahoo.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1999/10/01 - 2004/03
Concluído
Film and Media Studies (Doutoramento)
Especialização em Media Sociology
University of Stirling, Reino Unido
"Popular music and the public sphere: the case of portuguese music journalism" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1993 - 1997
Concluído
Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Muito Bom
1989 - 1993
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2018 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/11/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2008/09 - 2013/08 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2008 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual ORFEU (1956-1983): Políticas e Estéticas da Produção e Consumo de Popular Music no Portugal Moderno
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2021 EcoMusic – Práticas Sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2007 - 2011 A indústria fonográfica em Portugal no séc. XX
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Nunes, Pedro Belchior. "Das recolhas ao álbum como "cartão de visita": estratégias e reinvenções na pequena edição de música popular de matriz rural em Portugal no século XXI". TRANS-Revista Transcultural de Música/Transcultural Music Review 27 (2023): 1-20. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/82aad7dd-dd7b-4e52-b0ca-38a5ec5cfc83.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Pedro Belchior Nunes. "NOS INTERSTÍCIOS DO SUBCAMPO: Autoedição e empreendedorismo em músicos folk em Portugalno século XXI". Sociologia, Problemas e Práticas 103 (2023): 83-103. https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/29213/23679.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Nunes, Pedro Belchior. "Entre tradição e criação: dinâmicas das pequenas editoras de música popular de matriz rural em Portugal no século XXI". Revista Portuguesa de Musicologia 9 1 (2022):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  4. Nunes, Pedro Belchior. "O subcampo da Música de Dança Electrónica em Portugal: estudo comparativo de três micro-editoras independentes". Sociologia & Antropologia 11 2 (2021): 573-597. https://www.scielo.br/j/sant/a/nnyLnSjxgcMCZmM4XLLHZdm/abstract/?lang=pt.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Nunes, Pedro Belchior. "Collectivism, synergies and artistic value: The Space of Independent Micro-labels in Portugal in the 21st Century,Colectivismo, sinergias e valor artístico: O espaço das micro-editoras independentes em Portugal no século XXI". Oido Pensante 6 2 (2018): 27-48. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85057801167&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Nunes, Pedro Belchior; Zósimo López Pena; Fernan Del Val. "Una introducción a los estudios sobre periodismo musical". Cuadernos de Etnomusicología 10 (2017): 100-118. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/0fcd1b06-f803-4c4e-834a-028b4ba805e1.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Pedro Nunes. "Estudos de música popular: objecto, abordagens, temas e problemas". Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 3/2 (2016): 167-192. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/ac151499-e2ba-4d70-a588-1f925e9146f6.
    Publicado
  8. Nunes, Pedro Belchior. "Diversity and synergy in the recording industry in Portugal, 1988-2008". Journal of World Popular Music 1 1 (2014): 73-95. http://www.equinoxpub.com/journals/index.php/JWPM/issue/current.
    Publicado • 10.1558/jwpm.v1i1.75
  9. Carlos Cavallini; Nunes, Pedro Belchior. "Jornalismo Sobre Música e Gatekeeping". Revista Media & Jornalismo 13 1 (2014): 39-50. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/afa4e2b4-6367-4526-8ef0-422755a942b7.
    Publicado
  10. Nunes, Pedro Belchior. "Os jornalistas de música e a indústria musical: entre o gatekeeping e o cheerleading". Trajectos 18 NA (2011): 53-69. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/ed2d4dfb-b593-4ece-8869-e308a412d86e.
    Publicado
  11. Nunes, Pedro Belchior. "Good Samaritans and oblivious cheerleaders: Ideologies of Portuguese music journalists towards Portuguese music". Popular Music 29 1 (2010): 41-59. https://www.jstor.org/stable/40541477.
    Publicado • 10.1017/S0261143009990377
  12. Pedro Nunes. "Cultural citizenship". MEDIA CULTURE & SOCIETY 28 5 (2006): 802-804. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/9e6e3220-b22e-47e2-a4eb-d2773de6a2fe.
  13. Nunes, Pedro. "Entre subculturas e neo-tribos:". Fórum Sociológico (2005):
  14. José Alberto Simões; Pedro Nunes; Ricardo Campos. "Entre subculturas e neotribos". Fórum Sociológico 13/14 (2005): 171-189. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/18bbfc1a-2cb1-4577-aa91-1adfd7c1f94d.
  15. Nunes, Pedro. ""É Português? Não gosto": Ideologias e Práticas dos Jornalistas de Música face à Música Portuguesa". Forum Sociológico 7/8 (2002): 145-168.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ricardo Marnoto Campos; José Alberto de Vasconcelos Simões; Nunes, Pedro Belchior. "Protest rap and young Afro-descendants in Portugal". In Transglobal Sounds. Music, indentity and migrant descendants, editado por Ricardo Campos; Jo{\~a, 113-132. Nova Iorque, Estados Unidos: Bloomsbury Academic Publishing, 2016.
    Publicado
  2. Nunes, Pedro Belchior. "Das ideologias políticas às ideologias de gosto: o discurso no jornalismo sobre música pop em Portugal antes e depois da Revolução de 1974". In Current Issues in Music Research: Copyright,Power and Transnational Music Processes, 91-109. Lisboa, Portugal: Colibri, 2012.
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Nunes, Pedro. "Periódicos de Música:". In Música Popular e Pop/Rock, 2010.
Entrada de enciclopédia
  1. Nunes, Pedro. "Blitz". , 2010.
Livro
  1. Nunes, Pedro. Perfil dos Estudantes do Ensino Superior. Portugal. 2001.
  2. Balsa, Casimiro; José Alberto Simões; Pedro Nunes; Renato Miguel Carmo; Ricardo Campos. Perfil dos estudantes do ensino superior. Edi{\c c. 2001.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Co-orientador de projecto de doutoramento “O cenário musical contemporâneo entre editoras musicais independentes em Brasil e Portugal” de Nathália Andrião, candidata a doutoramento em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, NOVA-FCSH.
Coorientador
2010 - Atual Co-orientação de tese de doutoramento, “A evolução do rótulo MPB (Música Popular Brasileira) e sua utilização em Portugal” de Carlos Cavallini, candidatoa doutoramento em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2010- ).
Coorientador
2023 - 2023 Co-orientador (second reader) de projecto ‘capstone’, “’From Raves to Nightclubs’: Understanding the Evolution of Electronic Dance Music Culture in Stoke-on-Trent and the UK from 1990 to 2000” de Matthew Lyons, candidato a Mestre pelo departamento de História do Central European University e Tokyo University of Foreign Studies. Aprovado em Junho de 2023.
Coorientador
2020 - 2020 Orientador principal da dissertação de mestrado, “A versão musical como forma de interpretação: a versão musical como forma de interpretação. Análise interpretativa de três temas standards da bossa nova: Wave, Chega de Saudadee Garota de Ipanema” de Eliete Olivar Leite, candidata a mestre em Ciências Musicais: Área de Especialização em Musicologia Histórica. Aprovada em Julho de 2020.
Orientador
2011 - 2012 Orientador principal da dissertação de mestrado, “Imigração qualificada: o casodos profissionais de música clássica oriundos da Ucrânia na Orquestra Clássica da Madeira” de Teresa Maria de Moura Portugal Norton Dias, Universidade Aberta, 2011-12, aprovada em Março de 2013.
Orientador
2008 - 2009 Orientador de dissertação de mestrado, “A Música Popular Brasileira na Imprensa em Portugal – um estudo de caso sobre a MPB no jornal Se7e” de Carlos Cavallini, dissertação de mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2008-2009, aprovada em Março de 2010.
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/10/20 - 2023/10/21 Co-organizador (com Ana Resende Clément e Susana Moreno Fernández) do colóquio online, “As Tradições Musicais no Século XXI: novas práticas, contextos e desafios”, 20-21 de Outubro de 2023. http://www.inetmd.pt/index.php/noticias/171-destaques/15619-call-for- papers-encape-23-as-tradicoes-musicais-no-seculo-xxi-novas-praticas- contextos-e-desafios (2023/10/20 - 2023/10/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2022/06/29 - 2022/06/29 Organizador e moderador de mesa-redonda “Autoedição e independência no subcampo da música popular: práticas, valores e novos desafios”, 29 de Junho de 2022, online via zoom. http://www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/15028-mesa- redonda-autoedicao-e-independencia-no-subcampo-da-musica-popular- praticas-valores-e-novos-desafios (2022 - 2022)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
2022/06/22 - 2022/06/25 Membro de Comissão Organizadora do colóquio internacional “Independent Music Labels: histories, practices and values”, 22-25 de Junho de 2021, online via zoom. (2022 - 2022)
Conferência
2021/01/28 - 2021/01/28 Organizador e moderador de mesa-redonda “A Música Tradicional Gravada: à conversa com editores independentes”, 28 de Janeiro de 2021, online via zoom. https://www.ua.pt/pt/noticias/4/65456 (2021 - 2021)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
2010 - 2010 Co-organizador (com Cristina Fernandes, INET-MD e Pedro Boléo, INET-md) do debate “Crítica Musical, Para Que Serve?”, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 18 de Maio de 2010. (2010 - 2010)
Mesa-redonda (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/02 - 2023/11/04 “Nos interstícios do subcampo: autoedição, colectivismo e empreendedorismo em músicos folk no Portugal do século XXI”, 17º congresso SIBE – a la escucha de nuestro presente, Universidade de Granada. 2-4 de novembro 2023. https://escucharelpresente.wordpress.com/
Conferência
17º congresso SIBE – a la escucha de nuestro presente
2023/09/28 - 2023/10/01 "Nos interstícios do subcampo: autoedição, colectivismo e empreendedorismo em músicos 'folk' no Portugal do século XXI", ENIM 2023, XII Encontro de Investigação em Música, Real Edifício de Mafra, 28 de Setembro – 1 de Outubro 2023. http://www.spimusica.pt/programa-2/
Conferência
ENIM 2023, XII Encontro de Investigação em Música
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/07/21 - 2022/07/27 “Reinvention strategies in the edition of Portuguese folk music in the 21st century: practices, values and ideologies”, 46ª conferência internacional do ICTM (International Council for Traditional Music), Lisboa 21-27 de Julho de 2022. https://www.ictm2022.org/programme/abstracts
Conferência
46ª conferência internacional do ICTM (International Council for Traditional Music)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/06/22 - 2021/06/25 “Identity, exclusivity and reinvention: the folk/traditional music labels in 21st century Portugal”, colóquio internacional Independent Music Labels: histories, practices and values, INET-md/Nova-FCSH, online via zoom, 22-25 de junho de 2021. www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/14092-coloquio-a- edicao-independente-de-musica-historias-praticas-e-valores
Simpósio
Colóquio internacional "Independent Music Labels: histories, practices and values"
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2021/05/06 - 2021/05/07 “’Batida’, Príncipe Discos e o valor da identidade local na divulgação de práticas musicais contemporâneas”, simpósio Média, Império e Nações Modernas, INET-md/Nova-FCSH, online via zoom, 6-7 de Maio de 2021. http://www.inetmd.pt/index.php/en/conferenciaseventos/14068- simposio-internacional-isma-21-os-media-na-construcao-do-imperio-e- das-nacoes-modernas-en
Simpósio
Simpósio "Média, Império e Nações Modernas"
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2021/03/13 - 2021/03/13 “Identidade, exclusividade e reinvenção: a pequena edição de música tradicional/folk face aos desafios do novo milénio”, colóquio Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI” 13 de Março de 2021, online via zoom. http://www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/13891-coloquio- ecossonoridades-das-musicas-populares-em-portugal-no-seculo-xxi
Simpósio
Colóquio "Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI”
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2020/07/10 - 2020/07/10 “Uma abordagem exploratória a três estruturas de edição de música tradicional: d’Orfeu/d’Euridice, Sons da Terra e Tradisom”, Mesa Redonda EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19, 10 de Julho de 2020, via Zoom.
Mesa-redonda
Mesa Redonda EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2020/02/13 - 2020/02/15 “’We didn’t have a name for it’: Batida do Gueto and Príncipe Discos as a case-study of success among EDM labels”, Groove the City 2020 – Constructing and Deconstructing Urban Spaces through Music, University of Lüneburg, 13-15 Fevereiro 2020. http://www2.leuphana.de/urbanmusicstudies/2020/02/11/groove-the- city-2020-book-of-abstracts-online/
Conferência
Groove the City 2020 – Constructing and Deconstructing Urban Spaces through Music
Leuphana Universität Lüneburg, Alemanha
2019/11/14 - 2019/11/16 “’It’s a family affair’: uma abordagem a três micro-editoras dentro do subcampo da EDM em Portugal”, conferência ENIM 2019: IX Encontro de Investigação em Música, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 14-16 Novembro de 2019. http://www.spimusica.pt/wp-content/uploads/2019/11/ENIM19-Livro- de-Resumos.pdf
Conferência
Conferência ENIM 2019: IX Encontro de Investigação em Música
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/06/06 - 2019/06/08 “’We didn’t have a name for it’: Batida do Gueto and Príncipe Discos as a case-study of success among EDM labels”, International Workshop “Performing ‘New’ Music – Ethnographies of Musical Creativities, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 6-8 Junho de 2019: https://workshopmusicalcreativities.wordpress.com
Simpósio
International Workshop “Performing ‘New’ Music – Ethnographies of Musical Creativities
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2018/09/04 - 2018/09/07 “Batida do gueto, Príncipe Discos and the Value of Locality in Music Practices”, 10th Midterm Conference of the European Sociological Association Research Networks Sociology of the Arts & Sociology of Culture, Universidade de Malta, 4-7 Setembro de 2018: https://www.um.edu.mt/events/10midconf2018
Conferência
10th Midterm Conference of the European Sociological Association Research Networks Sociology of the Arts & Sociology of Culture
European Sociological Association, França
2017/05/19 - 2017/05/20 ““100% Real”: politics and discourse in the Portuguese dance music label Príncipe”, conferência Communicating Music Scenes: networks, power, technology, Institute of Musicology, Research Center for Humanities, Hungarian Academy of Sciences, Budapeste, 19-20 Maio de 2017: https://cms2017.wordpress.com/
Conferência
Conferência Communicating Music Scenes: networks, power, technology,
Agrártudományi Kutatóközpont, Hungria
2016/07/17 - 2016/07/22 “Blitz, militant journalism and the ideology of difference in 1980s Portugal”, Congresso KISMIF: DiY Cultures, Spaces and Places, Universidade do Porto, 17-22 Julho de 2016. http://www.kismifconference.com/pt/kismif-conference-2016/
Congresso
Congresso KISMIF: DiY Cultures, Spaces and Places
2016/07/06 - 2016/07/08 “Novas configurações na indústria fonográfica em Portugal: uma abordagem sociológica”, IX Congresso Português de Sociologia, Universidade do Algarve, Faro, 6-8 Julho 2016. http://www.aps.pt/ix_congresso/
Conferência
IX Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2014/07/08 - 2014/07/11 “Portuguese Rap: a decade of research”, Congresso Internacional Keep It Simple Make It Fast: Underground Music Scenes and DIY Cultures, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 8-11 Julho 2014 (em co- autoria com Ricardo Campos, CEMRI-UAb e José Alberto Simões, CESNOVA-FCSH-UNL). http://www.punk.pt/2014/01/18/kismif-international-conference/
Conferência
Congresso Internacional Keep It Simple Make It Fast: Underground Music Scenes and DIY Cultures
2014/04/10 - 2014/04/12 “A matter of communication and survival: synergies in the recording industry in Portugal in the years 2000-2008”, Studying Music: an International Conference in Honor of Simon Frith, Universidade de Edimburgo, 10-12 de Abril de 2014. http://sites.ace.ed.ac.uk/studyingmusic/
Conferência
Studying Music: an International Conference in Honor of Simon Frith
The University of Edinburgh, Reino Unido
2012/10/19 - 2012/10/20 “Ideologia e gatekeeping do gosto no jornalismo sobre música em Portugal na década de 80”, Colóquio Internacional O Gosto Pela Música – Homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 19-20 de Outubro de 2012. http://cesem.fcsh.unl.pt/events/o-gosto-pela-musica-homenagem-a- joao-de-freitas-branco-no-90o-aniversario-do-seu-nascimento
Conferência
Colóquio Internacional O Gosto Pela Música – Homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2012/09/27 - 2012/09/29 “Ideologia e gatekeeping no jornalismo sobre música na década de 80: os casos do Blitz e do Se7e”, X Congresso LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, 27-29 de Setembro de 2012 (em co-autoria com Carlos Cavallini, INET-MD,FCSH). http://www.iscsp.utl.pt/index.php?option=com_content&view=article&i d=1116&catid=158&Itemid=401
Conferência
X Congresso LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento,
2011/10/06 - 2011/10/07 “Das Ideologias Políticas às Ideologias de Gosto: o Discurso no Jornalismo Sobre Música Pop em Portugal Antes e Depois da Revolução de 1974”, Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo 2011, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 6-7 de Outubro de 2011. http://www.cimj.org/index.php?option=com_content&view=article&id= 250:congresso-internacional-de-historia-dos-media-e-do- jornalismo&catid=25:noticias
Conferência
Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo
2010/10/28 - 2010/10/31 “From Political to Taste Ideologies: Coverage and Discourse in Popular Music Journalism in Portugal in the 1980s”, Música e Saberes em Trânsito, XI Congresso da SIBE, Sociedade Ibérica de Etnomusicologia, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 28-31 de Outubro de 2010. http://www.fcsh.unl.pt/inet/sibe+/pt/index.html
Conferência
Música e Saberes em Trânsito, XI Congresso da SIBE
2009/07/23 - 2009/07/25 “A sociological approach to music journalism and criticism: the case of music journalism in Portugal”, Congresso Internacional Sociologia da Música: Tendências, interpelações, Perspectivas, CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), Culturgest, Lisboa, 23-25 de Julho de 2009. http://cesem.fcsh.unl.pt/events/sociologia-da-musica-tendencias- interpelacoes-perspectivas/?searchterm=None
Conferência
Congresso Internacional Sociologia da Música: Tendências, interpelações, Perspectivas,
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2009/07/13 - 2009/07/17 “Crisis in the industry… What industry? Mapping the Politics of Record Labels in Portugal”, Conferência Internacional Popular Music Worlds, Popular Music Histories, International Association for the Study of Popular Music (IASPM), Universidade de Liverpool, Reino Unido, 13-17 de Julho de 2009
Conferência
Conferência Internacional Popular Music Worlds, Popular Music Histories, International Association for the Study of Popular Music (IASPM)
2009/04/14 - 2009/04/18 “O Jornalismo Pop-Rock em Portugal: entre o grilo falante da indústria e a esfera pública”, 6º Congresso Sopcom, Universidade Lusófona, Lisboa, 14-18 Abril de 2009. http://conferencias.ulusofona.pt/index.php/sopcom_iberico/sopcom_ib erico09
Conferência
6º Congresso SOPCOM

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 “Ar de Rock: o boom do rock em Portugal do início da década de 1980” de Ricardo Miguel Bernardes Andrade, Tese de Doutoramento em Ciências Musicais – Variante de Etnomusicologia, NOVA-FCSH-UNL, Julho de 2021.
Vogal
Ricardo Miguel Bernardes Andrade (Doutoramento)
2020 “Rap como forma de ativismo político no espaço lusófono: estudos de caso em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique” de Francisco Carlos Guerra de Mendonça Júnior, Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Março de 2020.
Arguente principal
Francisco Carlos Guerra de Mendonça Júnior (Doutoramento)
2017 “Ladrões Fora, Corruptos Fora, Assassinos Fora: o Rap de Protesto em Moçambique Pós-Colonial” de Tirso Hilário Sitoe, Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais, Universidade Aberta, Setembro de 2017.
Arguente principal
Tirso Hilário Sitoe (Mestrado)
2013 “’Cantando Espalharei Por Toda a Parte’: Nacionalismo, Produção Musical e “Música Ligeira” no Âmbito da Emissora Nacional de Radiodifusão (1934- 1949)” de Pedro Filipe Russo Moreira, Tese de Doutoramento em Ciências Musicais – Ramo Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2013.
Arguente
Pedro Russo Moreira (Doutoramento)
2013 “A Crítica Musical na Imprensa Periódica Lisboeta nos Últimos Anos da Ditadura em Portugal: 1970-74” de João Nuno Cardante Romão, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais – variante de Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Junho de 2013.
Arguente principal
João Nuno Cardante Romão (Mestrado)
2012 “Okupas: Um Retrato Fotoetnográfico da KylaKancra” de Marcos Daniel Matos Fernandes, Dissertação de Mestrado em Antropologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Setembro de 2012.
Arguente principal
Marcos Daniel Matos Fernandes (Mestrado)
2012 “«Duas Horas Vivas Numa TV Morta»: Zip-Zip, Música e Televisão no Preâmbulo da Democracia em Portugal” de Sofia Vieira Lopes, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Junho de 2012.
Arguente principal
Sofia Vieira Lopes (Mestrado)
2012 “Os Cânticos Mágicos dos Peregrinos do Som: o Rock ‘Sinfónico- Progressivo’ na Senda da Autonomização dos Estilos do Rock em Portugal na Década de 70” de Ricardo Andrade, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Junho de 2012.
Arguente principal
Ricardo Andrade (Mestrado)
2010 O Rap na Estruturação de Relações Sociais e na Construção de Identidades” de Maribel Gaspar Pereira, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.
Arguente
Maribel Gaspar Pereira (Mestrado)
2010 ““Distorções e Outros Malabarismos” – a Música Heavy em Portugal na Década de 70 e a Categorização Musical” de Miguel Almeida, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.
Arguente principal
Miguel Almeida (Mestrado)
2010 “O Fado no Bairro de Alfama: um estudo de caso” de Liliana Sebastião, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.
Arguente principal
Liliana Sebastião (Mestrado)
2010 “Comunicação na Internet: a Rede Social MySpace – um estudo de caso”, de Maria do Carmo da Costa, Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais, Universidade Aberta, Dezembro de 2010.
Presidente do júri
Maria do Carmo da Costa (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2016/06/15 - 2016/06/17 Canção de Protesto e Mudança Social Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Forum Sociológico
2016 - Atual Cadernos de Arte e Antropologia
2016 - Atual Revista Crítica de Ciências Sociais

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Docente responsável pela elaboração de programa, conteúdos pedagógicos e lecionação do seminário temático doutoral Interculturalidade e as Artes, do curso de doutoramento em Relações Interculturais da Universidade Aberta, em regime de E-Learning (2020- ) https://guiadoscursos.uab.pt/ucs/seminario-tematico-doutoral-ii- interculturalidade-e-artes/ Relações Interculturais (Doutoramento) Universidade Aberta, Portugal
2019 - Atual Docente responsável pela elaboração de programa, conteúdos pedagógicos e lecionação da unidade curricular de Sociologia da Juventude do curso de pós- graduação em Estudos Juvenis da Universidade Aberta, em regime de E- Learning (2019- ) https://portal.uab.pt/alv/wp-content/uploads/sites/9/2022/06/Pos- Graduacao-em-Estudos-Juvenis_WEB_signed.pdf Pós-graduação em Estudos Juvenis (Pós-Graduação) Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2014 Docente co-responsável pela elaboração de programa e conteúdos pedagógicos e leccionação das seguintes unidades curriculares da pós-graduação em Estudos Juvenis e Comunitários da UAb, oferecida em regime de E-Learning: Sociologia da Juventude Projeto Pós-graduação em Estudos Juvenis e Comunitários (Pós-Graduação) Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2013 Docente responsável pela elaboração de programa e conteúdos pedagógicos, lecionação e coordenação de equipe de tutores das seguintes unidades curriculares do 1º ciclo de Ciências Sociais da Universidade Aberta, oferecidas em regime de E- Learning (2008-2013): Sociologia Geral I Sociologia da Família I Introdução à Sociologia da Informação (também do 1ºciclo em Ciências da Informação e da Documentação). Intervenção Social com Grupos Ciências Sociais (Licenciatura)
2010 - 2011 Professor convidado (em acumulação) da Licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada (2º semestre 2010- 2011). Docente responsável pela coordenação, produção de conteúdos pedagógicos e lecionação da disciplina de Introdução aos Estudos de Música Popular. Licenciatura em Jazz e Música Moderna (Licenciatura) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 Professor convidado (em acumulação) do 2º ciclo em Ciências Musicais do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1º semestre 2009-2010). Docente responsável pela produção de conteúdos pedagógicos e leccionação da disciplina de Temas de Investigação em Etnomusicologia: Estudos de Música Popular. Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2007 - 2008 Professor Adjunto a tempo parcial para a área de Gestão e Ciências Sociais da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Raínha, Instituto Politécnico de Leiria (2007-2008). Docente responsável pela coordenação, produção de conteúdos pedagógicos e lecionação das seguintes unidades curriculares da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Raínha, Instituto Politécnico de Leiria: Sociologia, Licenciatura em Design, Ramo: Gráfico e Multimédia Sociologia da Comunicação, Licenciatura em Som e Imagem Sociologia da Cultura, Licenciatura

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - 2018 Membro do Conselho Científico do Congresso ENIM 2018: 8º Encontro de Investigação em Música, 8-10 de Novembro 2018, Instituto Politécnico do Porto.
Membro
2012 - 2012 Membro da Comissão Científica (com Luísa Cymbron, Mário Vieira de Carvalho, Paula Gomes Ribeiro e Paulo Ferreira de Castro) do Colóquio Internacional O Gosto Pela Música – Homenagem a João de Freitas Branco no 90º aniversário do seu nascimento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 19-20 de Outubro de 2012. http://cesem.fcsh.unl.pt/events/o-gosto-pela-musica-homenagem-a- joao-de-freitas-branco-no-90o-aniversario-do-seu-nascimento
Membro
2012 - 2012 Co-organização (com Ricardo Campos, CEMRI-UAb) do seminário Música e Interculturalidade, CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais), Universidade Aberta, 5 de Dezembro de 2012.
Coordenador