???global.info.a_carregar???
Licínio Roque. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Engenharia Informática em 2004 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia e Licenciatura em Engenharia Informática em 1993 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia. É Investigador no(a) Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório no(a) Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Professor Associado no(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia e Visiting Professor no(a) Aarhus Universitet Institut for Datalogi. Publicou 21 artigos em revistas especializadas. Possui 6 capítulo(s) de livros e 6 livro(s). Organizou 3 evento(s). Orientou 5 tese(s) de doutoramento e coorientou 3. Recebeu 6 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 7 projeto(s) e Investigador responsável em 7 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gabinete de Física do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra; Interação; Dispositivos Móveis; Realidade Aumentada; Experiência Interativa; Cabinet of Physics of the Museum of Science of the University of Coimbra; Interactions; Mobile Devices; Augmented Reality; Interactive Experience; Independent video game development; Acoustic ecology; Deck of cards; Sound design in games; Design guidelines; Design patterns; Small game developers; Empowerment; Game audio; Game design; Indie games; Pattern languages; Capacitação; Criadores de jogos independentes; Desenho de jogos; Desenho de som em jogos; Desenvolvimento independente de jogos; Ecologia Acústica; Jogos indie; Linguagem de padrões; Linhas orientadoras; Padrões de desenho; Som em jogos; Videojogos; Silos de Informação; Organizações; Humanidades Digitais; Transversalidade; Animação; Jogo; Design e Multimédia; Animation; Game; Design and Multimedia; Virtual rehabilitation; Parkinson¿s disease; Multimodal interface; Gesture recognition; Exergaming; Geometric design; História; Machinima; Euromachs; Batalhas; Mobile Tolling; Electronic Toll Collection; Automatic License Plate Recognition; Vehicle Identification; Vehicle Position Tracking; Geolocalization; User Experience; Video Games; Game Design; Procedural Content Generation; Experiência do Utilizador; Design de Jogo; Geração de Conteúdo Procedimental; Comunicação multimédia; Interacção homem-computador; Jogos multimedia; Multimédia interactiva; Estimulação da percepção; Gameplay Experience; Video games; Players; Eye Tracking; Dynamic soundscape composition; Middleware; Healthy soundscape; Pattern language; Sound design; Sound engine; Soundscape; Imaginação; Literatura Infantil; Design de Interfaces; Interação Criança-Computador; Imagination; Children¿s Literature; Interface Design; Child-Computer Interaction; Geografia; Relevo Formação de professores; Ensino fundamental; Audio Augmented Reality; Acoustic Ecology; Interactive Soundscapes; Mobile Gamin Soundscape; Soundscape Composition; Sound Design; Playsketch; prototipagem de jogos; crianças; Future Workshops; child-computer interaction; prototyping game;; child; Incapacidade; Ambientes Multissensoriais; Interação por Movimento; Desenvolvimento de Jogos; Computação em nuvem; Ciência Aberta; União Europeia; Aprendizagem; Design; Prototipo; Polinomio; Android; Ludologia; Narratologia; Pedagogia; Estado Novo; Video game level; Analysis mode; Gameplay metrics; Eye tracking; Level design; Gaming experience; Player; Analytical models; Context; Data visualization; Património arquitectónico -- Coimbra; Turismo cultural -- Coimbra; Hipermédia; Tecnologia da informação e comunicação; Jogos em contexto escolar; Educação histórica; Portugal 1111 A conquista de Soure; Doença renal crónica; Hiperpa
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Licínio Roque

Nomes de citação

  • Roque, Licínio
  • Licinio Roque
  • Licinio Gomes Roque

Identificadores de autor

Ciência ID
2F13-AA42-20E4
ORCID iD
0000-0002-1911-2788

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2004
Concluído
Doutoramento em Engenharia Informática (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Contribuição para uma Engenharia do Contexto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor e Distinção
1993
Concluído
Engenharia Informática (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/03/15 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2004/01/19 - 2021/03/15 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
1997/09/01 - 2004/01/18 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/12/01 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/09 - Atual Visiting Professor Aarhus Universitet Institut for Datalogi, Dinamarca
1994/10/01 - Atual Investigador Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2009/08/16 - 2013/09/30 Adjunct Associate Teaching Professor Carnegie Mellon University, Estados Unidos
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/03/01 - Atual Marine Pollution Control Simulator (MPCS)
101048546
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
European Commission
Em curso
2022/01/01 - 2024/12/31 Science 4 Pandemics
EIT-Health 220365
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
EIT Health
Em curso
2018/06/01 - 2023/05/30 H2020 – ReMAP (WP6/UC LEADER)
REMAP
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Em curso
2018/07/01 - 2021/12/31 Projecto Santa Cruz
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Em curso
2017/01/01 - 2019/12/31 MobiWise: from mobile sensing to mobility advising
MobiWise
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Concluído
2016/07/01 - 2018/12/31 INSIGHTZAI - Machine Learning Modeling for Powerful Insights
INSIGHZAI
Investigador responsável
Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, Portugal

Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
Concluído
2014/06/01 - 2015/12/31 MIT.EDP (IP)
MIT.EDP
Investigador responsável
Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, Portugal
2012/01/01 - 2015/06/30 Transcreativa – INTERREG (IP)
Transcreativa
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Concluído
2012/01/01 - 2015/06/30 iCIS - Intelligent Computing in the Internet of Services (WP5/TASK LEADER)
ICIS
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Concluído
2012/07/01 - 2013/12/31 PT Inovação Adventure pilot
PT Adventure Pilot
Investigador responsável
Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, Portugal
Concluído
2011/01/01 - 2012/06/30 PT Inovação - Adventure (IP)
PT Adventure
Investigador responsável
Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, Portugal
Concluído
2007/03/01 - 2010/12/31 Yourgame (IP)
CENTRO-01-0202-FEDER-001495
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Concluído
2005/06/01 - 2008/08/31 SchoolSenses@Internet (FCT)
FCT Schoolsenses
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Concluído
2006/10/01 - 2007/12/31 Floresta Viva - Learning Game
FlorestaViva
Investigador responsável
Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, Portugal
Concluído
2004/01/01 - 2007/12/31 FP6 KALEIDOSCOPE NoE
KALEIDOSCOPE NoE
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2005/01/01 - 2007/10/31 Admitron - ICT in public administration
Admitron
Investigador responsável
Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Valéria Moreira Vaz Pinto; Seiça, Mariana; Licinio Gomes Roque. Autor correspondente: Valéria Moreira Vaz Pinto. "Insights into Competence Development Through Playfulness in a Cooperative Game Scenario: A Preliminary Study". Trabalho apresentado em 2023 Digital Games Research Association International Conference (2023 DiGRA), Sevilha, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Valéria Moreira Pinto; Mariana Seiça; Licinio Roque. "How Can We Design for Gender-Neutrality in Games? – A Case Study With Children Using Gameplay Rehearsals". 2023.
    10.1145/3544549.3585637
  3. Cossa, G.; Roque, L.G.; Alturas, B.; Pinto, A.C.. "Pan Africa Business Simulation Game". 2023.
    10.23919/CISTI58278.2023.10211280
  4. Mariana Seiça; Licínio Roque; Pedro Martins; F. Amílcar Cardoso. "Playing With Sound Beings: A Sonic Playfield". 2022.
    10.1145/3505270.3558384
  5. Seiça, M.; Roque, L.; Martins, P.; Cardoso, F.A.. "An Illustrative Design Case of Systemic Sonification". 2022.
    10.1145/3561212.3561224
  6. Margarido, S.; MacHado, P.; Roque, L.; Martins, P.. "Let's Make Games Together: Explainability in Mixed-initiative Co-creative Game Design". 2022.
    10.1109/CoG51982.2022.9893636
  7. Seiça, Mariana; Roque, Licínio; Martins, Pedro; Cardoso, F. Amílcar. "A Systemic Perspective for Sonification Aesthetics". 2021.
    10.21785/icad2021.033
  8. Ribeiro, Jorge; Roque, Licínio. "Playfully probing practice-automation dialectics in designing new ML-tools". Trabalho apresentado em VideoJogos 2020: 12th International Conference on Videogame Sciences and Arts., 2020.
    Aceite para publicação
  9. Seiça, M.; Roque, L.; Martins, P.; Cardoso, F.A.. "Contrasts and similarities between two audio research communities in evaluating auditory artefacts". 2020.
    10.1145/3411109.3411146
  10. Licinio Roque. "A Sonification Experience to Portray the Sounds of Portuguese Consumption Habits". 2019.
    10.21785/icad2019.050
  11. Almeida, A.S.; Roque, L.; da Cunha, P.R.. "How to Design an Interactive System for Data Science: Learning from a Literature Review". 2019.
    10.1007/978-3-030-22993-1_8
  12. Thiel, S.-K.; Remy, C.; Roque, L.; Orji, R.; Dalsgaard, P.; Latulipe, C.; Sarcar, S.. "Towards a research agenda for gameful creativity". 2019.
    10.1145/3301019.3320003
  13. Craveirinha, R.; Roque, L.. "Impact of game elements in players artistic experience". 2019.
    10.1145/3290607.3313049
  14. Neto, A.J.R.; Borges, M.M.; Roque, L.. "Characterizing proof-of-concept practices using the lens of context engineering". 2019.
  15. Almeida, A.S.; Roque, L.; Da Cunha, P.R.. "From hands-on sessions to user insights on designing an interactive system for data science". 2019.
  16. Almeida, A.S.; Roque, L.G.; da Cunha, P.R.. "How to design an interactive system for data science: A literature review". 2018.
  17. Neto, A.J.R.; Borges, M.M.; Roque, L.. "A preliminary study of proof of concept practices and their connection with information systems and information science". 2018.
    10.1145/3284179.3284226
  18. Bandeirinha, R.; Faria, G.; Batista, H.; Roque, L.; Almeida, A.. "Knowledge transfer efficiency in EDP Distribuição (online tool)". 2017.
    10.1049/oap-cired.2017.0395
  19. Hajinejad, N.; Roque, L.; Grüter, B.. "Walking phrases: Modeling the Walker's context for sonic interaction design". 2017.
    10.1145/3123514.3123544
  20. Castelhano, N.; Roque, L.. "Lessons from designing a game to support playfulness in multisensory stimulation environments". 2017.
    10.1145/3116595.3116599
  21. De Almeida, A.V.; Borges, M.M.; Roque, L.. "The European open science cloud: A new challenge for Europe". 2017.
    10.1145/3144826.3145382
  22. Neto, A.J.R.; Borges, M.M.; Roque, L.; Neto, Antonio Jose Rodrigues; Borges, Maria Manuel; Roque, Licinio. "Preliminary study about the applicability of a service-oriented architecture in the OAIS model implementation". 2017.
    10.1145/3144826.3145381
  23. Hajinejad, N.; Grüter, B.; Roque, L.. "Prototyping sonic interaction for walking". 2017.
    10.1145/3098279.3122141
  24. Neto, Antonio Jose Rodrigues; Borges, Maria Manuel; Roque, Licínio. "Um estudo preliminar sobre a aplicabilidade da arquitetura orientada a serviços na concretização do modelo oais". 2017.
  25. Ferreira, Jessica Furtado; Licinio Gomes Roque; Coelho, Nuno. "A imaginação na infância e a promoção do hábito de leitura". Trabalho apresentado em SNTDE 2016 ¿ I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ¿ Recursos Digitais e Metodologias Inovadoras na Sala de Aula, São Luís, 2016.
    Publicado
  26. Hajinejad, N.; Grüter, B.; Roque, L.; Bogutzky, S.. "GangKlang: Facilitating a movement-oriented walking experience through sonic interaction". 2016.
    10.1145/2986416.2986447
  27. Neto, H.C.S.; Cerejeira, J.; Leite, J.B.; Roque, L.; Neto, D.P.C.. "Cow milking game: Evaluating a serious game for cognitive stimulation with an elderly population". 2016.
    10.1145/2996267.2996272
  28. Craveirinha, R.; Roque, L.. "Exploring the design-space: The authorial game evolution tool case-study". 2016.
    10.1145/3001773.3001778
  29. Craveirinha, R.; Barreto, N.; Roque, L.. "Towards a taxonomy for the clarification of PCG actors' roles". 2016.
    10.1145/2967934.2968086
  30. Licinio Roque. "Incorporation of Emotions in the Orphibs’ Agent Architecture". 2015.
    10.7551/978-0-262-33027-5-ch058
  31. Rui Craveirinha; Licinio Roque. "Designing Games with Procedural Content Generation". 2015.
    10.1145/2702613.2732864
  32. Castelhano, N.; Roque, L.; Nuno Castelhano; Licinio Roque. "The 'Malha' project: A game design proposal for multisensory stimulation environments". 2015.
    10.1109/CISTI.2015.7170605
  33. Afonso, A.P.V.; Roque, L.. "Reflections on playfulness, imagination and creativity, their relations and open questions". 2015.
    10.1109/CISTI.2015.7170595
  34. Eunice P. S. Nunes; Fatima L. S. Nunes; Romero Tori; Licinio G. Roque; Nunes, E.P.S.; Nunes, F.L.S.; Tori, R.; Roque, L.G.. "An approach to assessment of knowledge acquisition by using three-dimensional virtual learning environment". 2014.
    10.1109/fie.2014.7044239
  35. Nuno Barreto; Amílcar Cardoso; Licínio Roque;. "Computational Creativity in Procedural Content Generation: A State of the Art Survey". 2014.
    10.13140/2.1.1477.0882
  36. Barreto, N.; MacEdo, L.; Roque, L.; Nuno Barreto; CISUC- Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra; Luís Macedo; Licínio Roque. "Multiagent system architecture in orphibs II". 2014.
    10.7551/978-0-262-32621-6-ch095
  37. Nunes, E.P.S.; Nunes, F.; Testa, R.; Roque, L.G.. "An experimental study on the automatic capture of interaction data in three-dimensional virtual environments,Um Estudo Experimental sobre a Captura Automática dos Dados de Interação em Ambientes Virtuais Tridimensionais". 2014.
  38. Barreto, Nuno Vicente Borges Correia Malaquias; Licinio Roque. "A Survey of Procedurall Content Generation Tools in Video Game Creature Design". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Computation, Communication, Aesthetics and X, Porto, 2014.
    Publicado
  39. Pires, Durval; Alves, Valter; Roque, Licínio. "Uma Proposta de Arquitectura para Composição Dinâmica de Soundscapes em Videojogos / A Proposal for an Architecture for Dynamic Soundscape Composition in Videogames". Trabalho apresentado em Videojogos 2013, Coimbra, 2013.
    Publicado
  40. Alves, Valter; Roque, Licínio. "Design Patterns in Games: the case for Sound Design". Trabalho apresentado em 2nd Workshop on Design Patterns in Games -- FDG 2013, 8th International Conference on the Foundations of Digital Games --, Chania, 2013.
    Publicado
  41. Pereira, Luís Lucas; Roque, Licinio. "Gameplay experience evaluation centered on participation". 2013.
    10.1145/2468356.2468558
  42. Durval Pires; Bárbara Furtado; Tiago Carregã; Luís Reis; Luís Lucas Pereira; Rui Craveirinha; Licínio Roque. "The blindfold soundscape game". 2013.
    10.1145/2544114.2544122
  43. Durval Pires; Licinio Roque; Valter Alves; Pires, Durval; Alves, Valter; Roque, Licinio. "Dynamic enhancement of videogame soundscapes". 2013.
    10.1145/2544114.2544131
  44. dos Santos Nunes, E.P.; dos Santos Nunes, F.L.; Roque, L.G.. "Feasibility analysis of an assessment model of knowledge acquisition in virtual environments: A case study using a three-dimensional atlas of anatomy". 2013.
  45. Pereira, L.L.; Roque, L.. "Understanding the videogame medium through perspectives of participation". 2013.
  46. Barreto, Nuno Vicente Borges Correia Malaquias; Licinio Roque. "An Interaction Design Model for a Petri Net based Behavior Editor". Trabalho apresentado em Videojogos 2013, Coimbra, 2013.
    Publicado
  47. Almeida, Samuel; Veloso, Ana; Mealha, Óscar; Roque, Licínio; Moura, Arnaldo. "A video game level analysis model proposal". 2012.
    10.1109/IV.2012.82
  48. Pereira, Luis Lucas; Roque, Licínio. "Towards a game experience design model centered on participation". 2012.
    10.1145/2212776.2223797
  49. Pereira, Lucas Luís; Licinio Gomes Roque. "Um Modelo de Game Design orientado à Participação". Trabalho apresentado em X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2011, 2011.
  50. Alves, Valter; Roque, Licinio. "A deck for sound design in games". 2011.
    10.1145/2071423.2071465
  51. Alves, Valter; Roque, Licinio. "An inspection on a deck for sound design in games". 2011.
    10.1145/2095667.2095670
  52. Almeida, S.J.; Veloso, A.; Mealha, Ó.; Licinio Roque. "The Eyes and Games: A Survey of Visual Attention and Eye Tracking Input in Video Games". Trabalho apresentado em X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, n/a, 2011.
    Publicado
  53. Rui Craveirinha; Licinio Roque. "Zero Lecture in Game Design". Trabalho apresentado em Proceedings of SBGames 2011 Arts and Design Track - Full Papers, Salvador, Brazil, 2011.
    Publicado
  54. Alves, Valter; Roque, Licínio. "Empowering independent game developers to perform sound design". Trabalho apresentado em Videojogos 2010, IST Taguspark, 2010.
  55. Craveirinha, Rui; Roque, Licínio. "Looking for the heart of interactive media". 2010.
    10.1145/1823818.1823819
  56. Alves, Valter; Roque, Licinio. "A pattern language for sound design in games". 2010.
    10.1145/1859799.1859811
  57. Licinio Roque. "Contextual Analysis of Remote Experimentation Using the Actor-Network Theory". 2010.
  58. Fonseca, Alcides; Machado, Diogo; Rodrigues, João; Roque, Licínio. "SpaceWar For Survival ¿ a coopetition-based game". Trabalho apresentado em VIDEOJOGOS 2010, Lisboa, 2010.
    Publicado
  59. Maciel, Cristiano; Pereira, Vinícius C.; Roque, Licínio; Garcia, Ana Cristina B.. "Identifying discourse mistakes in web debates". 2009.
    10.1145/1529282.1529425
  60. Alves, V.; Roque, L.. "A proposal of soundscape design guidelines for user experience enrichment". 2009.
  61. Araújo, M.; Roque, L.. "Modeling games with petri nets". 2009.
  62. Castelhano, N.; Roque, L.. "The integration of the computer-mediated ludic experience in multisensory environments". 2009.
  63. Pereira, L.L.; Roque, L.G.. "Design guidelines for learning games: The living forest game design case". 2009.
  64. Maciel, C.; Roque, L.; Garcia, A.C.B.. "Measuring the e-participation in decision-making processes through online surveys". 2008.
  65. Alves, T.R.; Roque, L.. "Because players pay: The business model influence on MMOG design". 2007.
  66. Roque, L.. "A sociotechnical conjecture about the context and development of multiplayer online game experiences". 2005.
  67. Gil, R.; Pedro Tavares, J.; Roque, L.. "Architecting scalability for Massively Multiplayer Online Gaming experiences". 2005.
  68. Tavares, J.P.; Gil, R.; Roque, L.. "Player as author: Conjecturing online game creation modalities and infrastructure". 2005.
  69. Roque, L.. "Context engineering and modeling challenges". 2005.
  70. Alves, T.R.; Roque, L.. "Using value nets to map emerging Business Models in Massively Multiplayer Online games". 2005.
  71. Almeida, A.; Roque, L.. "Some reflections on is development as operator of organisational change: A perspective based on Activity Theory and Expansive Learning". 2002.
  72. Roque, L.; Almeida, A.. "The Context Engineering approach: A framework for information systems development". 2002.
Artigo em revista
  1. Santos, M.M.D.; De Marchi, A.C.B.; de Leon, E.B.; Roque, L.G.. "Health behaviour change and activation in e-health weight loss intervention for elderly: a randomised clinical trial". Behaviour and Information Technology (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85161813167&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0144929X.2023.2222181
  2. Seiça, M.; Roque, L.; Martins, P.; Cardoso, F.A.. "An interdisciplinary journey towards an aesthetics of sonification experience". Journal on Multimodal User Interfaces (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85174569197&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s12193-023-00416-7
  3. Jorge Ribeiro; Licínio Roque. "Playful Probing: Towards Understanding the Interaction with Machine Learning in the Design of Maintenance Planning Tools". Aerospace (2022): https://doi.org/10.3390/aerospace9120754.
    10.3390/aerospace9120754
  4. Jorge Ribeiro; Pedro Andrade; Manuel Carvalho; Catarina Silva; Bernardete Ribeiro; Licínio Roque; Ribeiro, Jorge; et al. "Playful Probes for Design Interaction with Machine Learning: A Tool for Aircraft Condition-Based Maintenance Planning and Visualisation". Mathematics 10 9 (2022): 1604-1604. https://doi.org/10.3390/math10091604.
    10.3390/math10091604
  5. "Using Practice Context Models to Knowledge Management in Proof-of-Concept Activities: A Contribution of Knowledge Networks and Percolation Theory". Journal of Information Science Theory and Practice 9 1 (2021): 1-23. https://doi.org/10.1633/JISTAP.2021.9.1.1.
    10.1633/JISTAP.2021.9.1.1
  6. Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Roque, Licínio. "A nova plataforma PubMed: análise dos peritos". (2021): http://hdl.handle.net/10400.21/14034.
    10.51427/10451/50067
  7. Neto, A.J.R.; Borges, M.M.; Roque, L.. "A "New" view of proof-of-concept practices through the lenses of activity theory and hermeneutics". Journal of Information Technology Research 13 4 (2020): 118-135. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85094154800&partnerID=MN8TOARS.
    10.4018/JITR.2020100108
  8. Neto, A.J.R.; Borges, M.M.; Roque, L.. "Flow of Knowledge in Proof-of-Concept Activities: Examining the Problem of Interpretation Using Hermeneutics". Libres 30 2 (2020): 45-67. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85103725629&partnerID=MN8TOARS.
  9. Rocha, Fernando; Machado Santa, Pedro; Jorge Carlos dos Santos Cardoso; Pereira, Luís Lucas; Roque, Licínio; Licinio Roque. "Mapping Controls on a 2D User Drawn Racetracks Driving Game - An Usability Assessment". Extended Abstracts of the Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play Companion Extended Abstracts (2019): http://hdl.handle.net/10316/87771.
    10.1145/3341215.3356302
  10. Roque, Licínio. "Cognitive screening of older adults using serious games: An empirical study". Entertainment Computing (2018):
    10.1016/j.entcom.2018.08.002
  11. Roque, Licínio. "Maturity in decision-making". International Journal of Web Based Communities (2018):
    10.1504/IJWBC.2018.096257
  12. Licinio Roque. "Machines of Disquiet: Textual Experience in the LdoD Archive". MATLIT: Materialities of Literature 6 3 (2018): 59-71.
    10.14195/2182-8830_6-3_5
  13. Ferreira, Ana Rita; Roque, Licínio. "Informação em Silos: o contributo das Humanidades Digitais para a Desconstrução dos Silos de Informação nas Organizações (Poster)". (2017): http://hdl.handle.net/10316/44113.
  14. Almeida, Ariovaldo V.; Borges, Maria Manuel; Roque, Licínio. "A criação da nuvem para a Ciência Aberta europeia (European Open Science Cloud): um novo desafio para a Europa". (2017): http://hdl.handle.net/10316/44897.
  15. Lima, S.; Rocha, Á.; Roque, L.. "An overview of OpenStack architecture: a message queuing services node". Cluster Computing (2017): 1-12. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85023739421&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10586-017-1034-x
  16. Simon Bogutzky; Phillip Marsch; Licínio Roque; Nassrin Hajinejad; Barbara Grüter. "PsychoPhysioPipeline: A Processing and Analysis Pipeline for Psychophysiological Research". The Journal of Open Source Software 1 5 (2016): 41-41. https://doi.org/10.21105%2Fjoss.00041.
    10.21105/joss.00041
  17. Dos Santos Nunes, E.P.; Roque, L.G.; De Lourdes Dos Santos Nunes, F.. "Measuring Knowledge Acquisition in 3D Virtual Learning Environments". IEEE Computer Graphics and Applications 36 2 (2016): 58-67. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84963746020&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/MCG.2016.20
  18. André Luiz Abrahão; Amanda Cavalcanti; Pereira, Lucas Luís; Licinio Gomes Roque. "Accessibility Study of Touch and Gesture Interaction with Seniors". SBC Journal on Interactive Systems (2014):
  19. Pires, Durval; Alves, Valter; Roque, Licinio. "A Software Architecture for Dynamic Enhancement of Soundscapes in Games". (2014): http://hdl.handle.net/10400.19/2658.
    10.1145/2636879.2636907
  20. Licinio Roque. "Fátima Postmortem". Online - Heidelberg Journal of Religions on the Internet (2014): http://heiup.uni-heidelberg.de/journals/index.php/religions/article/view/12174.
    10.11588/REL.2014.0.12174
  21. Roque, Licínio. "Ludic Content in Multisensory Stimulation Environments: An Exploratory Study about Practice in Portugal". (2013):
    10.1002/oti.1347
  22. Mealha, Ó.; Veloso, A.; Almeida, S.J.; Rodrigues, R.; Licinio Roque; Marques, R.; Manteigueiro, C.. "Eye Tracking Data Representation and Visualization: on Information and Communication studies at CETAC. MEDIA". Journal of Eye tracking, Visual Cognition and Emotion 1 2 (2012): n/a-n/a.
    Publicado
  23. Penicheiro, Filipe; Roque, Licínio; Carvalho, Joaquim Ramos de. "Contributos metodológicos para a implementação de uma aprendizagem baseada em jogos na aula de história". (2011): http://hdl.handle.net/10316/44339.
  24. Alves, Valter; Roque, Licinio. "Capacitação dos criadores de jogos independentes para o exercício de desenho de som". (2011): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1988.
  25. Penicheiro, Filipe; Roque, Licínio; Carvalho, Joaquim Ramos de. "Um estudo das dinâmicas de apropriação do jogo Portugal 1111 – A Conquista de Soure em contexto escolar". (2010): http://hdl.handle.net/10316/44338.
  26. MacIel, C.; Roque, L.; Garcia, A.C.B.. "Interaction and communication resources in collaborative e-democratic environments: The democratic citizenship community". Information Polity 15 1-2 (2010): 73-88. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80055030828&partnerID=MN8TOARS.
    10.3233/IP-2010-0197
  27. Alves, Valter; Roque, Licínio. "Notas sobre a adopção de linhas orientadoras para áudio no desenho de um jogo / Notes on adopting auditory guidelines in a game design case". prisma.com - Revista de Ciência da Informação e da Comunicação do CETAC 10 (2010): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2039.
    Publicado
  28. Alves, Valter; Roque, Licinio. "Notas sobre a adopção de linhas orientadoras para áudio no desenho de um jogo". (2009): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2039.
  29. Craveirinha, Rui; Roque, Licínio. "Drama Online - a New Interactive Narrative Model designed for Online Play". (2009): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2041.
  30. Maciel, Cristiano; Pereira, Vinicius Carvalho; Roque, Licinio; Garcia, Ana Cristina Bicharra; Filipe, J; Cordeiro, J; Pereira, Vinícius Carvalho. "Applying the Discourse Theory to the Moderator's Interferences in Web Debates". Enterprise Information Systems-Bk 24 (2009): 882-893. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000267425300073&KeyUID=WOS:000267425300073.
    10.1007/978-3-642-01347-8_73
  31. Silva, C.; Roque, L.; Almeida, A.. "MAPP - A web-based decision support system for the mould industry". Decision Support Systems 42 2 (2006): 999-1014. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000242209700033&KeyUID=WOS:000242209700033.
    10.1016/j.dss.2005.08.001
Capítulo de livro
  1. Valéria Moreira Pinto; Mariana Seiça; Licínio Roque. "How Players Develop Computational Thinking While Modeling Character Behaviors in Gameplay". 2024.
    10.1007/978-3-031-51452-4_9
  2. João Silva; Jorge C. S. Cardoso; Luís Pereira; Licínio Roque. "Designing a VR-Simulation Module to Support Marine Pollution Control Training". 2023.
    10.1007/978-981-99-8248-6_34
  3. Rui Craveirinha; Luís Lucas Pereira; Mariana Seiça; Licínio Roque. "Aesthetic Perspectives on Computational Media Design". 2021.
    10.1007/978-3-030-89394-1_42
  4. Licinio Roque. "Internet of Things". 2019.
    10.1007/978-3-319-77492-3_16
  5. Clua, E.; Roque, L.; Lugmayr, A.; Tuomi, P.. "Preface". In Proceedings of 17th IFIP TC 14 International Conference on Entertainment Computing. Springer, 2018.
    10.1017/CBO9780511536212.003
  6. Barreto, N.; Craveirinha, R.; Roque, L.. "Validating the Creature Believability Scale for Videogames". 2018.
    10.1007/978-3-319-99426-0_17
  7. Helio C. Silva Neto; Joaquim Cerejeira; Licinio Roque. "Erratum to: Evaluating a Serious Game for Cognitive Stimulation and Assessment with Older Adults: The Sorting Sheep Game". E1-E1. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-66715-7_73
  8. Helio C. Silva Neto; Joaquim Cerejeira; Licinio Roque. "Serious Games for Cognitive Assessment with Older Adults: A Preliminary Study". 97-112. Springer International Publishing, 2017.
    10.1007/978-3-319-66715-7_11
  9. Helio C. Silva Neto; Joaquim Cerejeira; Licinio Roque. "Evaluating a Serious Game for Cognitive Stimulation and Assessment with Older Adults: The Sorting Sheep Game". 125-139. Springer International Publishing, 2017.
    10.1007/978-3-319-66715-7_13
  10. Barreto, N.; Craveirinha, R.; Roque, L.. "Designing a creature believability scale for videogames". 2017.
    10.1007/978-3-319-66715-7_28
  11. Coelho, Nuno; Márcia Santos Lento; Roque, Licínio. "DesGuia do Centro Histórico de Guimarães / DeTour of the Historic Centre of Guimarães". In Paisagem com Cidade e Maçãs Vermelhas ¿ Estudo Multidisciplinar Centro Histórico de Guimarães ¿ Projeto de Animação Pedagógica, editado por Fraterna - Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, 155-172. Guimarães, Portugal: Fraterna ¿ Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, 2012.
    Publicado
  12. Alves, Valter; Roque, Licinio. "Guidelines for sound design in computer games". Mark Grimshaw, 2011.
    10.4018/978-1-61692-828-5.ch017
  13. Licinio Roque. "Context Engineering for Learning: A Sociotechnical Approach". 40-40. IGI Global, 2005.
    10.4018/978-1-59140-488-0.ch003
Edição de livro
  1. Barbedo, I.; Barroso, B.; Legerén, B.; Roque, L.; Sousa, J.P.. Proceedings of 12th International Conference on Videogames Sciences and Arts , VJ 2020 - Preface. 2022.
  2. Jannicke Baalsrud Hauge; Jorge C. S. Cardoso; Licinio Gomes Roque; Pedro A. Gonzalez-Calero. Entertainment Computing ¿ ICEC 2021. Springer International Publishing. 2021.
    10.1007/978-3-030-89394-1
  3. Roque, Licínio; Hauge, J.B.; Cardoso, J.C.S.; Roque, L.; Gonzalez-Calero, P.. Proceedings of 17th IFIP TC 14 International Conference on Entertainment Computing. 2018.
    10.1007/978-3-319-99426-0
  4. Licinio Roque. AM '11: Proceedings of the 6th Audio Mostly Conference. 2011.
    10.1145/2095667
Livro
  1. Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina; Roque, Licinio. Impact of digital transformation in teacher training models. IGI. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9538-1
  2. Barbedo, Inês (Ed.); Barroso, Bárbara (Ed.); Legerén, Beatriz (Ed.); Roque, Licínio (Ed.); Sousa, João Paulo (Ed.). Videogame sciences and arts: 12th international conference, VJ 2020. Springer Nature. 2022.
    10.1007/978-3-030-95305-8
  3. Barbedo, Inês (Ed.); Barroso, Bárbara (Ed.); Legerén, Beatriz (Ed.); Roque, Licínio (Ed.); Sousa, João Paulo (Ed.). Actas da videojogos 2020. Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. 2022.
  4. Barroso, Bárbara (Ed.); Legerén, Beatriz (Ed.); Mainer Blanco, Belén (Ed.); Costa, Carlos Casimiro da (Ed.); Barbedo, Inês (Ed.); Valadares, Jeferson (Ed.); Sousa, João Paulo (Ed.); et al. 12th International Conference on Videogame Sciences and Arts: book of abstracts. Instituto Politécnico de Bragança. 2020.
  5. Craveirinha, R.; Roque, L.. Studying an author-oriented approach to procedural content generation through participatory design. 2015.
    10.1007/978-3-319-24589-8_30
  6. Roque, Licinio; Alves, Valter. Proceedings of the 6th Audio Mostly Conference: A Conference on Interaction with Sound. Roque, L. and Alves, V.. 2011.
  7. Maciel, C.; Roque, L.; Garcia, A.C.B.. E-democracy: Concepts, experiences and challenges. 2011.
Poster em conferência
  1. Pereira, Lucas Luís; Licinio Gomes Roque. "Gameplay Experience Evaluation Centered on Participation: the Fátima Game Design Case". Trabalho apresentado em CHI ¿13 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems (CHI EA ¿13), 2013.
  2. Pereira, Lucas Luís; Licinio Gomes Roque. "Defining Gameplay Metrics from a Participation-centered Perspective". Trabalho apresentado em Fun and Games 2012 Workshop on Player Experience in Videogames, 2012.
  3. Pedro Machado Santa; Pereira, Lucas Luís; Licinio Gomes Roque. "Playsketch: a natural approach to participatory game creation". Trabalho apresentado em Fun and Games 2010, Leuven, Belgium, 2009.
Tese / Dissertação
  1. Monteiro, Andre Luis Vitela. "Index - Máquina de Nairne". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10316/88019.
  2. Ferreira, Adriana Mafalda Guimarães. "Playsketch: desenho de contextos lúdicos de suporte à criatividade". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10316/88008.
  3. Silva, Rafaela Leite da. "Museu Virtual da Floresta". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10316/88013.
  4. Craveirinha, Rui Alexandre Neves. "The Authorial Game Evolution Tool for Player Experience Design". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10316/79577.
  5. Almeida, Helena Raquel Félix. "Plataforma de Mapeamento da Perceção de Medo das Mulheres no Espaço Urbano". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10316/86194.
  6. Barroso, Gustavo Campos de São Pedro. "Lil' Witch. Um caso de estudo de animação em jogos". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/83158.
  7. Ferreira, Jessica Furtado. "Cidade dos Azulejos - Um estudo sobre a influência do design de interação para a promoção do hábito de leitura". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/83011.
  8. Ribeiro, Joana Margarida Teixeira. "Petri Dog - Aplicac¸a~o lúdica para desenvolvimento da lo´gica e programação com crianc¸as". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/83150.
  9. Reis, Joaquim Fábio Ferreira Alves dos. "Arte em Jogo: Uma perspetiva empírica". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/83222.
  10. Silva, João André Carvalho da. "Generative Game Design: A Case Study". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/82905.
  11. Serafim, André Honorato Carrasco. "A Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando Machinima". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/82929.
  12. Neto, Helio Cavalcante Silva. "Serious Games Utilizados como Mecanismos de Avaliação Cognitiva Aplicados à População Adulta Mais Velha". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10316/84807.
  13. Marques, Luís Miguel Carreira. "Interactive Soundscapes in Mobile Contexts". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10316/35615.
  14. Barbeiro, David Gil Domingues. "Improving game accessibility by exploring the audio-only game genre". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10316/35606.
  15. Pezeshki, Padideh. "Playful Stimulation against Parkinson: a Tentative Exploration". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10316/35672.
  16. Tiago, Pedro. "Reconstituições Digitais de Batalhas Históricas com Recurso a Tecnicas de Machinima". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10316/28446.
  17. Barroca, Ricardo Nuno de Magalhães. "Desenvolvimento de um Jogo para Aprendizagem de Polinómios". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10316/35621.
  18. Loureiro, André. "Narrativas Digitais e Cibertextos de Influência Histórica: Um Ensaio de Game Design". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10316/28459.
  19. Soares, João Tiago de Almeida. "CrowdPlay - Instrumenting a game for crowdsourcing gameplay data". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10316/35547.
  20. Bernardo, Daniela Sofia Trindade. "Novos paradigmas de visualização de dados em larga escala". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10316/35653.
  21. Almeida, Miguel Telles de Carvalho Lopes de. "Mobile Tolling - A Geotracking Capable Mobile Application for Toll Free Collection". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10316/35693.
  22. Miranda, Hugo Licínio Roque. "Hiperparatiroidismo secundário e compromisso neurológico, que relação? : apresentação de um caso de osteodistrofia renal". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/24020.
  23. Amsellem, João Pedro da Silva. "Crowdplay: Crowdsourcing Gameplay Experiences". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10316/35548.
  24. Almeida, Samuel de Jesus. "The player and video game interplay in the gameplay experience construct". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13417.
  25. Cavalcanti, Amanda Barreto. "Design de interacção para interface baseada em movimento em jogos de estimulação multissensorial". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10316/35567.
  26. Alves, Valter Nelson Noronha; Alves, Valter. "Sound design guidance as a contribution towards the empowerment of indie game developers". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10316/23448.
  27. Abrahao, Andre Luiz Batista. "Estudo de Acessibilidade e Interação Multitouch com utilizadores seniores". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10316/35578.
  28. Viana, Joana Filipe. "Contribuição metodológica para a investigação histórica e concepção de roteiros hipermédia participativos e potenciadores de novas vivências do espaço". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10316/15365.
  29. Valeria de Oliveira Roque Ascencao. "Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7Y5MBJ.
  30. Roque, Licínio Gomes. "Contribuição para uma engenharia do contexto". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/10316/1743.

Outros

Invenção
  1. ReMAP Maintenance Decision Support Tool prototype showing how CBM maintenance can be done in the future. https://h2020-remap.eu/presentation-of-the-remap-results/. Presented in ReMap Day on the 23rd of May 2022 at the TU Delft. 2022. Ribeiro, Jorge; Licinio Gomes Roque.
Outra produção
  1. Performing creativity with computational tools. 2021. Lopes, D.F.S.; Parente, J.A.; e Silva, P.P.; Roque, L.; Machado, P.. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85104019745&partnerID=MN8TOARS.
  2. Developing a Proof-of-Concept Practices Context Model. In this study, we worked in collaboration with ninety-seven Proof-of-Concept (PoC) practitioners in the development and execution of thirty different activities to map PoC practices and their relationships. Adopting a practitioner and designer mindsets, we used a Design Science Research approach to model PoC practices and their interactions, apply and study the model influence in practitioners und. 2020. Neto, Antônio José Rodrigues; Borges, Maria Manuel; Roque, Licínio. http://hdl.handle.net/10316/93313.
  3. Mensurando a Maturidade na Tomada de Decisão em Sistemas de e-Participatição. 2019. Cristiano Maciel; Licinio Roque; Ana Cristina Garcia. https://doi.org/10.5753%2Fihc.2019.8431.
    10.5753/ihc.2019.8431
  4. A Canvas for Participation-Centered Game Design. 2019. Luís Lucas Pereira; Rui Craveirinha; Licinio Roque. https://doi.org/10.1145%2F3311350.3347154.
    10.1145/3311350.3347154
  5. Assessing Player Motivations and Expectations within a Gameplay Experience Model Proposal. Lecture Notes in Computer Science. 2013. Almeida, Samuel; Veloso, Ana; Roque, Licínio; Mealha, ÿscar. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-03161-3_37.
    10.1007/978-3-319-03161-3_37
  6. A Preliminary Evaluation of a Participation-Centered Gameplay Experience Design Model. Lecture Notes in Computer Science. 2013. Pereira, Luís Lucas; Roque, Licinio. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-39062-3_21.
    10.1007/978-3-642-39062-3_21
  7. Editorial. .. 2009. Veloso, Ana Isabel; Roque, Licínio; Mealha, Óscar. http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2036.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2009/01/01 - Atual Towards a Game Design and Gameplay Experience Model
Orientador
PDCTI (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013/01/01 - 2019/08/31 STUDYING BELIEVABILITY IN VIDEOGAME CREATURE DESIGN
Orientador
Universidade de Coimbra, Portugal
2013/01/01 - 2017/07/31 SERIOUS GAMES UTILIZADOS COMO MECANISMOS DE AVALIAÇÃO COGNITIVA APLICADOS À POPULAÇÃO ADULTA MAIS VELHA
Orientador
Universidade de Coimbra, Portugal
2012/01/01 - 2017/07/31 THE AUTHORIAL GAME EVOLUTION TOOL FOR PLAYER EXPERIENCE DESIGN
Orientador
Universidade de Coimbra, Portugal
2013/01/01 - 2014/06/30 Um método para avaliar a aquisição de conhecimento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Tridimensionais Interativos
Coorientador
Universidade Federal de São Paulo, Brasil
2010/01/01 - 2013/06/30 THE PLAYER AND VIDEO GAME INTERPLAY IN THE GAMEPLAY EXPERIENCE CONSTRUCT
Coorientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2008/01/01 - 2012/08/31 SOUND DESIGN GUIDANCE AS A CONTRIBUTION TOWARDS THE EMPOWERMENT OF INDIE GAME DEVELOPERS
Orientador
Universidade de Coimbra, Portugal
2007/01/01 - 2008/04/30 UM MÉTODO PARA MENSURAR O GRAU DE MATURIDADE NA TOMADA DE DECISÃO E-DEMOCRÁTICA
Coorientador
Universidade Federal Fluminense, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/01/01 - 2018/11/30 International Conference on Entertainment Computing - ICEC 2018 Poznan (2018/09/17 - 2018/09/20)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2013/01/01 - 2013/09/30 Videojogos 2013 - Conferência nacional da SPCV (2013/09/26 - 2013/09/27)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2010/01/01 - 2011/09/30 Conferência Internacional (SIGCHI sponsored) Audiomostly 2011. (2011/09/07 - 2011/09/09)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009/01/01 - 2020/12/31 SPCV - Sociedade Portuguesa de Ciências de Videojogos. Membro fundador e Presidente da Assembleia geral (2009-2014) Presidente da Direcção 2019-2020. Membro fundador e dirigente.
Distinções

Prémio

2019 Best Paper Award (Development) ISD 2019 Toulon, France
2017 Best Paper Award ICEC 2017 Tsukuba, Japan
2013 Best Paper Award - Audiomostly 2013 Conference

Outra distinção

2017 Honorary Mention ICEC 2017 Tsukuba, Japan
2010 Menção Honrosa na Trilha de Cultura da SBGames 2010: Filipe Penicheiro, Joaquim Ramos de Carvalho, Licinio Roque, Um estudo das dinâmicas de apropriação do jogo Portugal 1111 - A Conquista de Soure em contexto escolar
2009 Menção Honrosa no WCGE 2009 - XXIX Congresso da SBC