???global.info.a_carregar???
Diana Pereira is currently Assistant Professor and Doctoral Researcher in the scope of Individual Scientific Employment Stimulus (CEEC Individual) at Research Centre on Child Studies - University of Minho. Completed a Postdoctoral Studies on Educational Sciences in 2019 (Pós-doutoramento) and her PhD in Educational Sciences - Curricular Development in 2016 by the University of Minho/ European PhD (Malardalen University, Sweden). Master's in Educational Sciences - specialization in Evaluation in 2011 and Degree in Education in 2008 by the University of Minho. She is an integrated member of Research Centre On Child Studies - University of Minho. She has published your work in national and international journals with impact factor, is member of national and international projects and organized more than 20 national and international conferences. Her research interests include assessment, learning and teaching process, curriculum development, educational leadership, educational policies and higher education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Diana Alexandra Ribeiro Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Diana

Identificadores de autor

Ciência ID
1A1E-14D9-895E
ORCID iD
0000-0002-3550-1855

Endereços de correio eletrónico

  • dianapereira@ie.uminho.pt (Profissional)
  • dianapereira@ie.uminho.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Minho - Centro de Investigação em Estudos da Criança. Campus de Gualtar, 4710-378, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Catalão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2019
Concluído
Postdoctoral Studies on Educational Sciences. (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016
Concluído
Doctorate in Educational Sciences - European Doctorate (Doutoramento)
Especialização em Curricular Development
Universidade do Minho, Portugal
"Assessment in Higher Education and Quality of Learning: Perceptions, Practices and Implications." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with the final grade of very good.
2011
Concluído
Masters in Educational Sciences (Mestrado)
Especialização em Evaluation
Universidade do Minho, Portugal
"Assessment in higher education in the students' perspectives: an exploratory study" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2008
Concluído
Degree in Education (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Assessment of learning in the light of the Bologna Process: contribution to its analysis in the Engineering and Technology Courses." (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2015 Representante dos alunos de Doutoramento no Conselho Pedagógico Universidade do Minho, Portugal
Instituto de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Doctoral Researcher - Individual Scientific Employment Stimulus - 2018 Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2019 - 2020 Doctoral Researcher in the project "Investigating school leadership in student outcomes PTDC/CED-ED6/28570/2017. Funded by FCT. Coordination: Professor Maria Assunção Flores Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2017/05/01 - 2019/05/01 Postdoctoral Studies on Educational Sciences. Project: Conceptions and Practices of Assessment: a study with undergraduate students and university teachers". Universidade do Minho, Portugal
2017/04/01 - 2019/04/01 Researcher (research scholarship). Project “Assessment in Higher Education: the potential of alternative methods". PTDC/MHC-CED/2703/2014. Funded by FCT Universidade do Minho, Portugal
2016/05/01 - 2016/09/01 Researcher (research scholarship). Project GCIO (Programme for Excelence in Government in Colombia) funded by the United Nations University - Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance Universidade do Minho, Portugal
2012/01/01 - 2016/01/01 Doctoral Scholarship funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology. Reference: (SFRH/BD/76175/2011). Universidade do Minho, Portugal
2014/09/01 - 2014/12/01 European Doctorate and International Cooperation: It was developed a period of research in Sweden, at the Mälardalen University. Malardalens Hogskola Campus Eskilstuna, Suécia
2010/09/01 - 2011/12/31 Researcher (research scholarship). Research Centre in Education University of Minho. "The theoretical and practical construction of the curriculum in formal, non-formal and informal contexts”. Universidade do Minho, Portugal
2008/11/26 - 2009/05/31 Transnational internship in the context of Leonardo da Vinci Programme. Area of Human Resources Management. Iman Temporing E.T.T, Barcelona, Spain. Iman Temporing, Espanha
2007/10/01 - 2008/05/01 Graduate degree internship in Education, Specialization in Human Resources and Training Management. Engineering Courses Council of University of Minho Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024 - Atual OBSERVATORY SOS Attendance'
Ref. 2022-1-ES01-KA220-SCH-000088733
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2020 - Atual Assessment in Basic and Secondary Education: teachers' practices and conceptions of internal and external assessment in Portuguese schools" - Avaliação no Ensino Básico e Secundário: práticas e conceções dos professores acerca da avaliação interna e externa nas escolas portuguesas"
(CEECIND/03157/2018)
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019/07 - Atual IMPACT-Investigating the Impact of School Leadership on Pupil Outcomes |Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos
(PTDC/CED-EDG/28570/2017)
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/01 - 2022/09/30 Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2023 - Atual Narrativas sobre a profissão docente
sem financiamento
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2021 - Atual O ensino em tempos de pandemia (um ano depois?) um estudo com professores dos ensinos básico e secundário |Teaching in pandemic times (one year after?) a study with basic and secondary teachers|
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
Em curso
2017 - Atual Teachers’ Collaborative Professional Learning in Portugal and Chile"
0555900001,
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Em curso
2020 - 2021 Novos contextos, novas exigências e experiência docente em tempos de pandemia: um estudo internacional. | New contexts, new demands and teaching experience in pandemic times: an international study
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2020 - 2021 Aprendizagem a distância em tempos de Covid-19: um estudo com alunos do ensino superior. |Distance learning in times of Covid-19: a study with higher education students|
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2020 - 2021 Ensino e avaliação a distância em tempos de Covid-19 nos ensinos básico e secundário em Portugal |Distance learning and assessment in Covid-19 times in basic and secondary education in Portugal|
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2017 - 2019/04 Avaliação no Ensino Superior: o potencial dos métodos alternativos” – (Assessment in Higher Education: the potential of alternative methods)
PTDC/MHC-CED/2703/2014
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016 - 2016 Project “GCIO (Programme for Excelence in Government in Colombia). United Nations University
GCIO.CO-BIM-Ref02
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
Concluído
2014 - 2015 Melhorar as aprendizagens através da avaliação: o potencial dos métodos centrados nos alunos no contexto do Ensino Superior” (Improving learning through assessment: the potential of student-centered methods in the context of higher education).
(Refª 58/ID/2014)
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Concluído
2011 - 2011 Project “Formação Inicial de Professores: Perspetivas e realidades” (Initial Teacher Training: Perspectives and Realities)
Child Studies Centre (CIEC).
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Concluído
2011 - 2011 RDC Interim Meeting “Research and Development Centre – Curricula in Teacher Education”. Association for Teacher Education in Europe (ATEE)
Association for Teacher Education in Europe (ATEE)
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Concluído
2010 - 2010 TEMPUS - Higher Education System Development for Social Partnership Improvement and Humanity Sciences Competitiveness - 2010.
159338-TEMPUS-1-2009-1-LV-TEMPUS-SMHES).
Outra
Concluído
2010 - 2010 "Happiness in Teacher Education"
Research Center for Psychology in Education,
Outra
Reseach Center for Psychology in Edutcation, Levinsky College - Tel Aviv, Israel, Israel
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Diana Mesquita; Pereira, Diana; Maria, Assunção-Flores. "Práticas de colaboração e aprendizagem profissional numa escola privada portuguesa |Collaboration practices and professional learning in a Portuguese private school| - IV Luso-Brazilian Meeting Teaching Work and Teacher Training". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Lisboa, 2019.
  2. Pereira, Diana; Maria Assunção Flores. "Práticas de avaliação no ensino superior: um estudo com professores universitários - Assessment practices in higher education: a study with university teachers". Trabalho apresentado em V Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES 2018,, Braga, 2018.
  3. Pereira, Diana; Flores, Maria Assunção. "University Teachers’ Perceptions about Assessment Practices: A Study in Five Portuguese Universities.". Trabalho apresentado em International Conference on Higher Education Advances, Valência, 2017.
    10.4995/head17.2017.5268
  4. Flores, M. A.; Pereira, Diana; Pinheiro, Cláudia. "Métodos de avaliação no Ensino Superior: um estudo em cinco universidades públicas [Assessment methods in higher education: a study of five public universities]". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar (CIAASE), 2017.
  5. Lia Oliveira; Flores, Maria Assunção; Maria Alfredo Moreira; Eva Fernandes; Patrícia Santos; Diana Pereira; Diana Mesquita; Sandra Fernandes; Cláudia Pinheiro. "Atas do 1º Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores - Proceedings of the 1st Colloquium Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Training". 2015.
  6. Flores, Maria Assunção; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Vilaça, Teresa; Ferreira, Fernando Ilídio; Alves, Palmira; Viana, Isabel Carvalho; Barca, Isabel; et al. "Proceedings of the 15th biennial of the international study association on teachers and teaching (ISATT), back to the future : legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research". 2011.
Artigo em revista
  1. Assunção Flores, Maria; Barros, Alexandra; Simão, Ana Margarida Veiga; Pereira, Diana; Gago, Marília; Fernandes, Eva; Ferreira, Paula; Costa, Luís. "Remote teaching in times of COVID-19: teachers’ adaptation and pupil level of participation". Technology, Pedagogy and Education 33 24 (2024):
    Publicado
  2. Assunção Flores, Maria; Ferreira, Paula; Simão, Ana Margarida Veiga; Pereira, Diana; Barros, Alexandra; Fenandes, Eva; Flores, Paulo; Costa, Luís. "Online learning, perceived difficulty and the role of feedback in Covid-19 times.". Research in Post Compulsory Education (2024):
    Aceite para publicação
  3. Pereira, Diana. "Academic Results and Educational Service Provision: An Analysis of External Evaluation Reports in Portugal". Indagatio Didactia 15 4 (2023):
    Publicado
  4. Pereira, Diana; Santos, Patrícia; Aguiar, Cristina; Flores, Maria Assunção. "Biology Undergraduate Students’ Views of Assessment: Methods, Purposes and Effects.". Journal of Assessment in Higher Education 3 1 (2022): 79-99. http://dx.doi.org/10.32473/jahe.v3i1.129348.
    Publicado • 10.32473/jahe.v3i1.129348
  5. Flores, Maria Assunção; Barros, Alexandra; Simão, Ana Margarida Veiga; Pereira, Diana; Flores, Paulo; Fernandes, Eva; Costa, Luís; Ferreira, Paula Costa. "Portuguese higher education students’ adaptation to online teaching and learning in times of the COVID-19 pandemic: personal and contextual factors". Higher Education (2022): http://dx.doi.org/10.1007/s10734-021-00748-x.
    10.1007/s10734-021-00748-x
  6. Machado, Eusébio André; Flores, Maria Assunção; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Lopes; Costa, Luís. "Políticas e práticas de avaliação externa dos alunos na perspetiva dos diretores: o caso das provas de aferição.". Revista Portuguesa De Investigação Educacional, 23 (2022): 1-16. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/10958.
    Publicado
  7. Pereira, Diana; Cadime, Irene; Flores, Maria Assunção; Pinheiro, Cláudia; Santos, Patrícia. "Investigating the Effect of the Programme of Study on University Students’ Perceptions about Assessment". Educational Assessment (2022): 1-22. http://dx.doi.org/10.1080/10627197.2022.2027753.
    10.1080/10627197.2022.2027753
  8. Pereira, Diana; Cadime, Irene; Brown, Gavin; Flores, Maria Assunção. "How do undergraduates perceive the use of assessment? A study in higher education". European Journal of Higher Education (2022): 1-17. http://dx.doi.org/10.1080/21568235.2020.1871393.
    Publicado • 10.1080/21568235.2020.1871393
  9. Machado, Eusébio André; Flores, Maria Assunção; Pereira, Diana; Fernandes, Eva; Costa, Luís. "Políticas e práticas de avaliação externa dos alunos na perspetiva dos diretores: o caso das provas de aferição. |Principals´views of policies and practices of external assessment: the case of low-stakes national tests.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2022):
    Publicado
  10. Pereira, Diana; Cadime, Irene; Flores, Maria Assunção. "Investigating assessment in higher education: students' perceptions". Research in Post Compulsory Education (2022):
    Aceite para publicação
  11. Pacheco, C. ; Jantarada, I.; Costa, F; Pereira, Diana. "Por uma escola +, professores + focados em refletir e implementar práticas de avaliação formativa - For a + school, + teachers focused on reflecting and implementing formative assessment practices". Elo 29 (2022): 187-200.
    Publicado
  12. Pereira, Diana; Assunção Flores, Maria; Machado, Eusébio André. "Autonomia e flexibilidade curricular: na perspetiva dos diretores: entre o ceticismo e a adesão |Autonomy and curriculum flexibility in the eyes of principals: skepticism and adherence|". 13 2 (2021):
    Publicado
  13. Almeida, Mariangela Lima de; Queiroz, Rafael Carlos; Flores, Maria Assunção; Pereira, Diana Alexandra Ribeiro. "A pesquisa-ação crítica no desenvolvimento de políticas de formação continuada para profissionais da educação | Critical action research in the development of continuing training policies for education professionals|". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2021): 1199-1214. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15121.
    Publicado • 10.21723/riaee.v16iesp2.15121
  14. Flores, Maria Assunção; Veiga Simão, Ana Margarida; Barros, Alexandra; Flores, Paulo; Pereira, Diana; Lopes Fernandes, Eva; Costa Ferreira, Paula; Costa, Luís. "Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19 - Distance teaching and learning in times of COVID-19". Revista Portuguesa de Pedagogia 55 (2021): 1-28. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_55_1.
    10.14195/1647-8614_55_1
  15. Flores, M. A; Veiga Simão, A. M.; Alexandra Barros; Paulo Flores; Diana Pereira; Eva Lopes Fernandes; Ferreira, P.. "Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19. Um estudo com alunos do ensino superior | Distance learning and teaching during Covid-19 pandemic: a study with higher education students|". Revista Portuguesa de Pedagogia (2021):
  16. Pereira, Diana. "Ensino remoto de emergência em tempos de pandemia: a experiência de professores portugueses | Emergency remote teaching in pandemic times: the experience of Portuguese teachers|". Revista Portuguesa De Investigação Educacional 21 (2021):
    Publicado
  17. Maria Assunção Flores; Veiga Simão, A. M.; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Lopes; Costa, Luís; Ferreira, Paula; Barros, Alexandra. "The Role of Perceived Difficulty and Feedback in Online Learning During the COVID-19 Pandemic: A Study in Higher Education". Studies in Higher Education (2021):
    Submetido
  18. Flores, M. A; Brown, Gavin; Pereira, Diana; Coutinho, Clara; Santos, Patricia. "Portuguese university students' conceptions of assessment: taking responsibility for achievement". Higher Education 79 (2020): 377-394.
    Publicado
  19. Pereira, Diana; Assunção Flores, Maria; Barros, Alexandra. "Perceptions of Portuguese undergraduate students about assessment: a study in five public universities". Educational Studies 43 4 (2017): 442-463. http://dx.doi.org/10.1080/03055698.2017.1293505.
    10.1080/03055698.2017.1293505
  20. Pereira, Diana; Flores, Maria Assunção; Simão, Ana Margarida Veiga; Barros, Alexandra. "Effectiveness and relevance of feedback in Higher Education: A study of undergraduate students". Studies in Educational Evaluation 49 (2016): 7-14. http://dx.doi.org/10.1016/j.stueduc.2016.03.004.
    10.1016/j.stueduc.2016.03.004
  21. Pereira, Diana; Niklasson, Laila; Flores, Maria Assunção. "Students’ perceptions of assessment: a comparative analysis between Portugal and Sweden". Higher Education 73 1 (2016): 153-173. http://dx.doi.org/10.1007/s10734-016-0005-0.
    10.1007/s10734-016-0005-0
  22. Pereira, Diana; Flores, Maria Assunção; Niklasson, Laila. "Assessment revisited: a review of research in Assessment and Evaluation in Higher Education". Assessment & Evaluation in Higher Education 41 7 (2016): 1008-1032. http://dx.doi.org/10.1080/02602938.2015.1055233.
    10.1080/02602938.2015.1055233
  23. Ribeiro Pereira, Diana; Flores, Maria Assunção. "Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study of Portuguese University Teachers". Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa 9.1 2016 (2016): http://dx.doi.org/10.15366/riee2016.9.1.001.
    10.15366/riee2016.9.1.001
  24. Flores, Maria Assunção; Veiga Simão, Ana Margarida; Barros, Alexandra; Pereira, Diana. "Perceptions of effectiveness, fairness and feedback of assessment methods: a study in higher education". Studies in Higher Education 40 9 (2015): 1523-1534. http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2014.881348.
    10.1080/03075079.2014.881348
  25. Flores, Maria Assunção; Santos, Patrícia; Fernandes, Sandra; Pereira, Diana. "Pre-service Teachers’ Views of Their Training: Key Issues to Sustain Quality Teacher Education". Journal of Teacher Education for Sustainability 16 2 (2014): 39-53. http://dx.doi.org/10.2478/jtes-2014-0010.
    10.2478/jtes-2014-0010
  26. Diana, Ribeiro-Pereira; Maria, Assunção-Flores. "Avaliação e feedback no ensino superior: um estudo na Universidade do Minho - Assessment and feedback in higher education: a study at the University of Minho". Revista Iberoamericana de Educación Superior 4 10 (2013): 40-54. http://dx.doi.org/10.1016/s2007-2872(13)71923-1.
    10.1016/s2007-2872(13)71923-1
  27. Pereira, Diana Ribeiro; Flores, Maria Assunção. "Percepções dos estudantes universitários sobre a avaliação das aprendizagens: um estudo exploratório - University students' perceptions of assessment: an exploratory study". Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 17 2 (2012): 529-556. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772012000200012.
    10.1590/s1414-40772012000200012
Capítulo de livro
  1. Assunção Flores, Maria; Fernandes, E.; Simão, Ana Margarida Veiga; Barros, A; Flores, P.; Pereira, Diana; Costa, L.; Ferreira, P.. "Aprendizagem e avaliação online em tempos de COVID-19: A experiência de alunos portugueses do Ensino Superior. - Online learning and assessment in times of COVID-19: The experience of Portuguese higher education students.". In nnovación en la práctica educativa universitaria, 255-266. Espanha, 2023.
    Publicado • Editor
  2. Pereira, Diana. "Avaliação das aprendizagens no ensino básico e secundário português: uma síntese da literatura (2011-2021) - Assessment in Portuguese basic and secondary education: a synthesis of the literature (2011-2021)". In Avaliação das aprendizagens: reflexões e práticas internacionais. Portugal, 2023.
    Publicado
  3. Pereira, Diana; Franco, Juan. "Introdução". In Avaliação das aprendizagens: reflexões e práticas internacionais, 7-16. De Facto, 2023.
    Publicado
  4. Assunção Flores, Maria; Fernandes, E.; Pereira, Diana; Costa, L; Cunha, A. "O projeto de investigação - The research project". In Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos, 9-20. 2022.
    Publicado
  5. Machado, E. ; Assunção Flores, Maria; Fernandes, P.; Pereira, Diana. "A influência das iniciativas políticas na melhoria dos resultados escolares dos alunos e no trabalho dos diretores e professores - The influence of political initiatives on the improvement of students' school results and on the work of school principals and teachers". In Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos, 125-136. 2022.
    Publicado
  6. Maria Assunção Flores; Pereira, Diana. "Revisão da literatura - Literature review". In Avaliação no ensino superior: conceções e práticas. De Facto Editores, 2019.
    Publicado
  7. Maria, Assunção-Flores; Pereira, Diana; Eva Fernandes; Patrícia Santos; Cláudia Pinheiro; Clara Coutinho. "O projeto de investigação - The research project". De Facto, 2019.
    Publicado
  8. Pereira, Diana; Maria Assunção Flores; Eva Fernandes. "Métodos de avaliação: a visão dos estudantes e dos professores |Assessment methods: the view of students and teachers|". 2019.
    Publicado
  9. Pereira, Diana; Flores, Maria Assunção; Eva Fernandes. "Conceções e uso da avaliação na perspetiva dos estudantes e dos professores - |Conceptions and use of assessment from the perspective of students and teachers|". 2019.
    Publicado
  10. Maria Assunção Flores; Diana Pereira; Eva Fernandes; Clara Coutinho. "Conclusões e implicações - conclusions and implications". In Avaliação no ensino superior: conceções e práticas. De Facto, 2019.
    Publicado
  11. Flores, Maria Assunção; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Maria Lopes. "Métodos de avaliação: A visão dos estudantes e dos professores [Assessment methods: students' and teachers' views]". De Facto Editores, 2019.
  12. Flores, Maria Assunção; Fernandes, Eva Maria Lopes; Pereira, Diana. "Conceções e uso da avaliação na perspetiva dos estudantes e dos professores [Students and teachers' conceptions and use of assessment]". De Facto Editores, 2019.
  13. Flores, Maria Assunção; Santos, Patricia; Pereira, Diana; Mesquita, Diana; Cristóvão, Francisco. "A avaliação no ensino superior na perspetiva dos estudantes: um estudo em cinco universidades portuguesas - Assessment in higher education from the perspective of students: a study in five Portuguese universities". In Nuevos desafios en la enseñanza superior, editado por Membiela, P.; Casado, N.; Cebreiros, M.; Vidal, M., 665-670. Ourense, Espanha: Ourense: Educacion Editora, 2018.
Documento de trabalho
  1. Flores, Maria Assunção; Carvalho, A.; Vilaça, Teresa; Ilídio, Fernando; Alves, Palmira; Viana, Isabel; Barca, I.; et al. 2011. "Proceedings of the 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Educational Policy, Practice and Research, Braga, University of Minho.".
Edição de livro
  1. Pereira, Diana; Franco, Juan. Avaliação das aprendizagens: reflexões e práticas internacionais. De Facto. 2023.
    Publicado
  2. Flores, M. A.; Pereira, Diana; Eva Fernandes. E-Book Currículo, Avaliação e Profissão Docente. Conceções Curriculares, autonomia e flexibilidade e o papel do professor (volume I) |E-Book Curriculum, Assessment and Teaching Profession. Curriculum Concepts, autonomy and flexibility and the role of the teacher (volume I)|. 2021.
  3. Maria Assunção Flores; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Lopes; Costa, Luís. Currículo, Avaliação e Profissão Docente. Conceções curriculares, autonomia e flexibilidade e o papel do professor (E-book). Braga, Portugal: CIEC, Universidade do Minho. 2020.
    Publicado
Livro
  1. Pereira, Diana; Franco, Luis Vicente Ortiz. Avaliação das aprendizagens: reflexões e práticas internacionais - Assessment: reflections and international practices. Portugal: De Facto. 2023.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Pereira, Diana; Cláudia Pinheiro; Maria Assunção Flores. "Assessment methods in Higher Education: A study of university students". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, ECER 2019,, 2019.
  2. Diana Mesquita; Pereira, Diana; Maria Assunção Flores. "Professional learning and teacher collaboration in Portugal and Chile". Trabalho apresentado em Congresso Anual da Teacher Education Policy in Europe (TEPE), 2018.
  3. Pereira, Diana; Patrícia Santos; Maria Assunção Flores; Paulo Flores; N. Dourado. "Assessment for learning in Higher Education: Potential andconstraints from the students’ points of view". Trabalho apresentado em ECER 2018 Bolzano Italy, 2018.
Resumo em conferência
  1. Santos, Patricia; Pereira, Diana; Mesquita, Diana; Flores, Paulo; Pereira, Rui; Dourado, Nuno; Flores, Maria Assunção. "Undergraduates’ Views of Assessment in Higher Education: A Study carried out in Portugal". 2017.
    10.4995/head17.2017.5483
  2. Flores, Maria Assunção; Pereira, Diana; Pinheiro, Cláudia. "Métodos de avaliação no Ensino Superior: um estudo em cinco universidades públicas - Assessment methods in Higher Education: a study in five public universities". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar (CIAASE) ISBN 978-972-8952-45-7, 2017.
  3. Pereira, Diana; Flores, Maria Assunção. "A Avaliação das Aprendizagens no Ensino Superior: a perspectiva dos estudantes' - Assessment in Higher Education: the students' perspective - in F- Veira et al.Pedagogia Para Autonomia (Pedagogy for autonomy) I UM CIEd. Congresso Ibérico/ 5º Encontro GT-PA. ISBN:XXXXXX". Trabalho apresentado em Pedagogia Para Autonomia I UM CIEd. Congresso Ibérico/ 5º Encontro GT-PA, Braga, 2011.
Tese / Dissertação
  1. Pereira, Diana. "Assessment in Higher Education and Quality of Learning: Perceptions, Practices and Implications.". Doutoramento, Universidade do Minho, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43445.
  2. Pereira, Diana. "A avaliação das aprendizagens no ensino superior na perspectiva dos estudantes : um estudo exploratório - assessment in higher education from the perspective of students: an exploratory study". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/19122.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07 Reflection and implementation of formative assessment practices: classroom experiences.
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2023/06/29 Professores focados na reflexão e implementação de práticas de avaliação formativa: experiências em sala de aula - Teachers focused on reflection and implementation of formative assessment practices: classroom experiences 5th International Seminar Education, Territories and Human Development. Universidade Católica, Porto.
Universidade Católica (Porto, Portugal)
2023/06 Professores focados na reflexão e implementação de práticas de avaliação formativa. Mostra de Projetos do Dia do CIEC, Instituto de Educação, 29 de junho de 2023.
2023 Teacher learning in times of covid-19 pandemic: findings from a national survey conducted in Portugal ATEE Winter Conference, 26-28 de Outubro
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023 Portuguese teachers’ adaptation and pupil level of participation during the COVID-19 pandemic. Comunicação, Congresso Bienal da EARLI 2023, Aristotle University of Thessaloniki, Grécia, 22 a 26 de agosto de 2023. https://www.earli.org/assets/files/EARLI2023-Programme-280823.pdf
EARLI
2022/08 Assessment in Basic and Secondary Education in Portugal.
(Yerevan, Arménia)
2022/07 Ensino remoto durante a pandemia: Lições aprendidas a partir da experiência de professores portugueses - Remote teaching during the pandemic: Lessons learned from the experience of Portuguese teachers
(Porto, Portugal)
2022/02/10 Liderança escolar: perspetivas dos diretores sobre o trabalho docente | School leadership: principals´perpectives on teachers work| XXIXº Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - A educação e os desafios da sociedade contemporânea
(Lisboa, Portugal)
2022 Atores e práticas de liderança: perspetivas de diretores [Leadership actors and practices: principals' perspectives]
(Lisboa, Portugal)
2022 Portuguese principals’ views of leadership: A quantitative study
2022 As Provas de Aferição no quadro das políticas e práticas de avaliação externa dos alunos: um estudo com diretores.
2019 Métodos e práticas de avaliação no ensino superior: um estudo com alunos universitários. |Assessment methods and practices in higher education: a study with university students| Porto International Conference on Research in Education (ICRE),
(Porto, Portugal)
2019 Assessment methods in Higher Education: A study of university students. European Conference on Educational Research, ECER
(Hamburgo, Alemanha)
2018/07 PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |ASSESSMENT PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: A STUDY WITH UNIVERSITY TEACHERS| 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
(Braga, Portugal)
2017/11 Métodos de avaliação no Ensino Superior: um estudo em cinco universidades públicas |Assessment methods in Higher Education: a study in five public universities.| I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar (CIAASE)
(Braga, Portugal)
2017/08 Students’ Perceptions of Assessment in Higher Education: Findings from Ongoing Research. 35th Aerospace Sciences Meeting and Exhibit
American Institute of Aeronautics and Astronautics (Copenhagen, Dinamarca)
2017/08 Conceptions and Experiences of Assessment in Higher Education: An Empirical Study in Five Public Portuguese Universities The European Conference on Educational Research (ECER)
(Copenhagen, Dinamarca)
2017/08 Feedback and assessment in Higher Education: A study of undergraduate students The European Conference on Educational Research (ECER)
(Copnhagen, Dinamarca)
2017/08 Assessment for Learning in Higher Education: Potential and Constraints from the Students’ Points of View. Biennial Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI)
(Tampere, Finlândia)
2017/08 Assessment and feedback in Higher Education: Findings from an empirical study in Portugal. Biennial Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI)
(Tampere, Finlândia)
2017/07 Perceptions of Portuguses undergraduate students about assessment: a study in five public universities Meeting of the 18th Biennial Conference on Teachers and Teaching (ISATT)
(Salamanca, Espanha)
2017/07 Aprendizagem profissional colaborativa de professores: um estudo de caso num estabelecimento de ensino privado. |Collaborative professional learning of teachers: a case study in a private educational establishment| Porto International Conference on Research in Education (ICRE),
(Porto, Portugal)
2017/07 Conceptions and practices of assessment in Higher Education: a study of Portuguese university teachers. Porto International Conference on Research in Education (ICRE)
(Porto, Portugal)
2017/06 A Avaliação no Ensino Superior na Perspetiva dos Estudantes: Um Estudo em Cinco Universidades Públicas Portuguesas.|Assessment in Higher Education from the Perspective of Students: A Study in Five Portuguese Public Universities.| V Congresso Internacional de Docência Universitária (CINDU)
(Vigo, Espanha)
2017 Como veem os alunos o papel das UC Integradoras na sua aprendizagem? Relato de uma experiência em Engenharia Mecânica. |How do students see the role of Integrating Curricular Units in their learning? Report of an experience in Mechanical Engineering.| National Congress of Pedagogical Practices in Higher Education (CNaPPES) 4.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)
(Setúbal, Portugal)
2016/08 Perceptions of Portuguese undergraduate students about assessment: a study in five public universities The European Conference on Educational Research (ECER)
(Dublin, Irlanda)
2016/07 A eficácia e a relevância do feedback no ensino superior: um estudo com alunos universitários. |The effectiveness and relevance of feedback in higher education: a study with university students.| - 3º National Congress of Pedagogical Practices in Higher Education (CNaPPES). 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES).
(Lisboa, Portugal)
2016/07 Perceções de alunos universitários sobre avaliação das aprendizagens: um estudo em cinco universidades públicas portuguesas |University students' perceptions of assessment: a study in five Portuguese public universities| 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE
(Guimarães, Portugal)
2016/01 Avaliação no ensino superior: um estudo com docentes universitários. |Assessment in higher education: a study with university teachers| - 28º ADMEE-Europe International Colloquium 28ª Colóquio Internacional da ADMEE- Europe
2015/11 Assessment practices in Higher Education: A study of Portuguese students and teachers. The European Conference on Educational Research
(Budapest, Hungria)
2015/07 O processo de Bolonha e as práticas de avaliação no ensino superior: um estudo com professores universitários. |The Bologna process and assessment practices in higher education: a study with university teachers.| 2º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)|2nd National Congress of Pedagogical Practices in Higher Education|
(Leiria, Portugal)
2014/09 Assessment in Higher Education after the Bologna process: challenges, changes and difficulties from the perspective of university teachers. The European Conference on Educational Research (ECER)
(Porto, Portugal)
2014/07 Avaliação no Ensino Superior e desenvolvimento da autonomia dos estudantes: um estudo com professores universitários. |Assessment in Higher Education and development of student autonomy: a study with university teachers.| 6º GTPA meeting. Pedagogy for Autonomy Working Group. 6º Encontro do GTPA. Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia.
(Braga, Portugal)
2013/11 Avaliação no ensino superior: perceções e experiências de docentes em cinco universidades públicas portuguesas. |Assessment in higher education: perceptions and experiences of teachers in five Portuguese public universities.| II Luso-Brazilian Meeting on Teaching Work and Training. II Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação.
(Porto, Portugal)
2013/07 How do student teachers look at their initial teacher education? Findingd from an empirical study. 16 th Biennial Conference on Teachers and Teaching (ISATT)
(Ghent, Bélgica)
2013/01 A formação inicial de Professores vista por estudantes: um estudo na Universidade do Minho |Teachers initial training s seen by students: a study at the University of Minho| XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
2012/06 A avaliação das aprendizagens no ensino superior na perspetiva dos estudantes | Assessment in higher education from the perspective of students | VII Iberoamerican Congress of University Teaching. VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária.
(Porto, Portugal)
2012/02 A avaliação das aprendizagens no Ensino Superior: a perspetiva dos estudantes. XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE.
(Lisboa, Portugal)
2012/02 A entrada num curso de Ensino: motivações e expetativas dos alunos futuros professores. |Entry into a teaching programme: motivations and expectations of future teachers students.| XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
2011/08 Becoming a Teacher in Challenging Times: Findings from Research Carried out in Portugal 6th Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe
(Riga, Letónia)
2011/07 Students' Perceptions about Assessment in Higher Education: Findings from Ongoing Research 55th World Assembly International Council on Education for Teaching (ICET 2011)
(Glasgow, Reino Unido)
2011/07 Bologna Process and its Implications: What does the Research Literature Tell us?. 55th World Assembly International Council on Education for Teaching (ICET 2011). 1
(Glasgow , Reino Unido)
2011/07 Assessment in Higher Education 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT)
(Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual COVID-19, Avaliação e Inovação de Práticas Curriculares: Um estudo misto no ensino básico' | Assessment and Innovation of Curriculum Practices: a mixed study in Basic Education| (2021.04753.BD)
Coorientador de Luis Carlos Gonçalves Costa
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - Atual A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DA AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR: A PERSPETIVA DOS DIRETORES, DAS LIDERANÇAS INTERMÉDIAS E DOS PROFESSORES | Assessment in the context of autonomy and curricular flexibility: principals' perceptions of leadership and teachers |
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - 2024 Coordination of "Ciência ao Café" -Research centre on Child Studies Public: researchers and doctoral students Research community (2023 - 2023)
Oficina (workshop)
Universidade do Minho, Portugal
2024 - 2024 35e Colloque de l’Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation-Europe, ADMEE 2024 (2024 - 2024)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2024 - 2024 65th ICET World Assembly 2024 (2024 - 2024)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho, Portugal
2023/10/26 - 2023/10/29 Membro da Comissão organizadora da ATEE Winter Conference 2023, Universidade do Minho, 26-29 de outubro de 2023. https://ateewinterconferen.wixsite.com/2023/scientific-committee (2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2023 - 2023 Member of organising committe - IV Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession (2023 - 2023)
2023 - 2023 Coordination of "Ciência ao Café" -Research centre on Child Studies Public: researchers and doctoral students Research community (2023 - 2023)
Oficina (workshop)
Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 Membro da Comissão organizadora das IV Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente, Universidade do Minho, 2023. https://jornadasdereflexao.wixsite.com/2023 (2023 - 2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022/09/13 - 2022/09/15 Membro da Comissão organizadora da 1st International Conference in Child Studies (ICCS) ‘Researching children’s worlds and lived realities in uncertain times’. Universidade do Minho, 13-15 de setembro de 2022. coorganizado com a Universidade de Sullfok no Reino Unido. https://childstudiesconference.com/organisation-2/ (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022 - 2022 III Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession (2022 - 2022) (2022 - 2022)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022 - 2022 Coordination of "Ciência ao Café" -Research centre on Child Studies Public: researchers and doctoral students (2022 - 2022)
2021/02 - 2021/02 II Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession (2021/02 - 2021/02) (2021 - 2021)
2021/01 - 2021/01 Webinar - Liderança das Escolas em Tempos de Pandemia / School Leadership During Pandemic (2021 - 2021) (2021 - 2021)
2020/02 - 2020/02 I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession (2020/02 - 2020/02) (2020 - 2020)
2020 - 2020 Webinar - Novos contextos, novas exigências experiência docente em tempos de pandemia: Um estudo internacional / Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students (2020 - 2020) (2020 - 2020)
2020 - 2020 Webinar - Aprendizagem online em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior / Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students (2020 - 2020) Seminário (Membro da Comissão Organizadora) (2020 - 2020)
2020 - 2020 Webinar - Ensino e Avaliação à distância em tempos de COVID-19: Um estudo no ensino básico e secundário / Distance learning and assessment in COVID-19 times in basic and secondary education in Portugal (2020 - 2020) (2020 - 2020)
2019 - 2019 Member of organization comitee of International Congress on Assessment in Higher Education "Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino superior", february, 2019, University of Minho, Braga, Portugal (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Scientific Committee of PAEE/ALE'2018 (2018 - 2018)
2018 - 2018 TEPE Conference 2018, annual conference of the Teacher Education Policy in Europe (TEPE) network (2018) "Recruiting and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy" (2018/05/17 - 2018/05/19) (2018)
2017 - 2017 Member of organization comitee of "I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar (CIAASE)"| I International Congress on Assessment of Learning and Academic Success (CIAASE)| november 2017, University of Minho, Braga, Portugal (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2017 - 2017 Member of organization comitee of "Seminário Qualidade na Investigação-Ação: Ética, Participação e Democratização do Conhecimento"| Quality in Action Research seminar: Ethics, Participation and Democratization of Knowledge| in the scope of Collaborative Action Research Network (CARN) and of Network Estreiadiálogos, may 2017, University of Minho, Braga, Portugal (2017 - 2017)
2017 - 2017 Member of organization comitee of "II Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores", |I Colloquium on Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Training" september 2017, University of Minho, Braga, Portugal (2017 - 2017)
2016 - 2016 Scientific Committee of PAEE/ALE'2016 (2016 - 2016)
2015 - 2015 Member of organization comitee of "Collaborative Action Research Network (CARN) - Action Research Across Disciplinary Settings: Challenges for change and empowerment", november 2015. Braga, Portugal. (2015 - 2015)
2015 - 2015 Member of organization comitee of "Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores", |Colloquium Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Training| may 2015. University of Minho, Braga, Portugal. (2015 - 2015)
2014 - 2014 Member of organization comitee of "II Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança e o Encontro da Rede International Teacher Leadership (ITL)",| I Seminar on Teacher Professionalism and Leadership and the Meeting of the International Teacher Leadership Network (ITL)"| may 2014. University of Minho, Braga, Portugal (2014 - 2014)
2013 - 2013 Member of organization comitee of "II Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança", |II Seminar on Teaching Professionalism and Leadership| february 2013. University of Minho, Braga, Portugal. (2013 - 2013) Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Member of organization comitee of "Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança", may 2012. University of Minho, Braga, Portugal. (2012)
2011 - 2011 Member of organization comitee of "Colóquio Organização Pedagógica e Profissionalidade Docente", |Colloquium Pedagogical Organization and Teaching Professionality"| april 2011. University of Minho, Braga, Portugal. (2011 - 2011)
2011 - 2011 Member of organization comitee of "Seminário Práticas de Avaliação de Desempenho: quanto vale o que fazemos?", 28 de Maio de 2011.University of Minho, Braga, Portugal (2011 - 2011)
2011 - 2011 Member of organization comitee of "15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT 2011)", july 2011. University of Minho, Braga, Portugal. (2011 - 2011)
2010 - 2010 Member of organization comitee of "Seminário Internacional de Avaliação de Professores: Perspetivas Nacionais e Internacionais" |International Seminar on Teacher Assessment: National and International Perspectives|, may 2010. University of Minho, Braga, Portugal. (2010 - 2010)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/21 - 2023/11/21 Coordenação e Dinamização do Debate “Práticas de avaliação e a sua influência no desempenho académico dos alunos e nas estratégias de ensino utilizadas pelos professores”, realizado no âmbito da Semana da Ciência e da tecnologia 2023. 21 de Novembro de 2023, Mestrado em Ensino da Informática, Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade do Minho, 60 estudante
Oficina (workshop)
Semana da Ciência e da tecnologia
Universidade do Minho, Portugal
2023/02 - 2023/02 PRAC 3 - Digital Practicum 3.0: Exploring Augmented Reality, Remote Classrooms, and Virtual Learning to Enrich and Expand Preservice Teacher Education Preparation - Training Activities (3 days)
2023 - 2023 Coordenação e Dinamização do Debate “Práticas de avaliação e a sua influência no desempenho académico dos alunos e nas estratégias de ensino utilizadas pelos professores, realizado no âmbito da Semana da Ciência e da tecnologia promovida pela Fundação para Ciência e a Tecnologia 2023. 20 de Novembro de 2023, Mestrado em Ensino da Música, Universidade do Minho, 40 estudantes (duração: 1h).
2021 - 2021 Oradora convidada no VI Seminário Nacional do Ensino Médio e IV Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade - Brasil
Seminário

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/03/21 Políticas de formação docente e a residência pedagógica como possibilidade de desenvolvimento profissional dos futuros professores
Arguente principal
Samara Andrade da Costa (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2021 O contributo das tecnologias de informação e comunicação para a inovação pedagógica e curricular. |The contribution of technologies of information and communication to pedagogical and curricular innovation.|
Arguente principal
Doroteia Forte (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2020 Being English Teachers in Gaza
Arguente principal
Damian Ross (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2019 " Um Estudo sobre Necessidades de Formação dos Docentes num Instituto Federal¿. |A Study on Teacher Training Needs at a Brazilian Federal Institute|
Arguente principal
Jobson Martins da Silva Maranhão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 ¿Educar para a Mediação em Contexto Escolar, um projeto de intervenção/investigação num Agrupamento de Escolas¿ |Educating for Mediation in a School Context, an intervention/research project in a School Cluster”
Arguente principal
Mariana da Silva Brito Mota (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017 - Atual The European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) Finland
2016 - Atual 8 International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2016).

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Frontiers in Education Associate Editor
2024 - Atual Psychology Learning and Teaching
2024 - Atual Sustainability
2023/10 - Atual Education Sciences - Guest Editor Guest Editor Special Issue "Assessment and Feedback in Higher Education"
2023 - Atual Frontiers in Education
2023 - Atual Child Studies
2023 - Atual Teaching and Teacher Education
2022 - Atual European Journal of Higher Education
2021 - Atual Revista Brasileira de Educação
2020 - Atual Editorial board - European Journal of Teacher Education (1469-5928) Informa UK (Taylor & Francis)
2020 - Atual Studies In Educational Evaluation (0191-491X) Elsevier
2019 - Atual Editorial Team-Revista Estreia Diálogos
2018 - Atual European Journal of Teacher Education (1469-5928) Informa UK (Taylor & Francis)
2017 - Atual Production Journal
2016 - Atual Assessment & Evaluation in Higher Education (1469-297X) Informa UK (Taylor & Francis)
2017 - 2018 Studies in Higher Education (1470-174X) Informa UK (Taylor & Francis)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02 - Atual Teoria e Práticas da Avaliação da formação - |Theory and practices of training assessment| Licenciatura em Educação - Degree in Education, 3rd year, 2nd semester, 45 hours Licenciatura em Educação, 3º ano, 2º semestre (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2023/10 - 2024/01 Currículo e Avaliação - Curriculum and Assessment Mestrado em Ensino da Música – Instrumento; Master in Music Teaching 45 horas Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2023/11 - 2023/11 Colaboração na UC Projeto de Tese em Desenvolvimento Curricular | Programa Doutoral em Ciências da Educação: Especialidade em Desenvolvimento Curricular, com a apresentação do tema: ‘Assessment in Higher Education and Quality of Learning: Perceptions, Practices and Implications , 1.º ano, ano letivo 2023/24, 1.º semestre, 17 de novembro de 2023 (7 estudantes, 1h30). Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal
2022/10 - 2023/01 Currículo e Avaliação - Curriculum and Assessment - Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Master in matemática Teaching - 45 horas Mestrado em Ensino da Matemática (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2022/10 - 2023/01 Currículo e Avaliação - Curriculum and Assessment Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no Ensino Secundário Master in Biology and Geology Teaching in Secondary School -45 horas Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 Teoria e Práticas da Avaliação da formação - |Theory and practices of training assessment| Licenciatura em Educação - Degree in Education, 3rd year, 2nd semester, 45 hours Licenciatura em Educação - 3º ano (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 Responsável e Formadora na Workshop "Planificação Curricular e Integração dos ODS nas práticas pedagógicas" , - Trainer and Responsible at the Workshop "Curricular Planning and Integration of the SDGs in Pedagogical Practices", 20 horas (Outros) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2023 - 2023 4 sessions of "Ciência ao Café", Research Centre on Child Studies - Centro de Investigação de Estudos da Criança, Universidade do Minho (duration of each session: 1h30 target audience: doctoral students ). (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023 Educação, Formação e Avaliação em Contexto de Proteção Civil - Education, Training and Assessment in the Context of Civil Protection - 15 horas Degree in Civil Protection and Land Management 3º ano da Licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território - Degree in Civil Protection and Land Management Universidade do Minho, Portugal
2021/10 - 2022/02 Iniciação à Prática Profissional III - Análise de Projetos de Formação |Introduction to Professional Practice III - Analysis of Training Projects| - Degree in Education . 45 horas Licenciatura em Educação - 2º ano (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2022 Coordination of 4 Workshops on Writing Scientific Articles -Research centre on Child Studies Public: researchers and doctoral students (Doutoramento) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022 - 2022 4 sessions of "Ciência ao Café", Research Centre on Child Studies - Centro de Investigação de Estudos da Criança, Universidade do Minho (duration of each session: 1h30 target audience: doctoral students ). (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2022 Teoria e Práticas da Avaliação da formação - |Theory and practices of training assessment| Licenciatura em Educação - Degree in Education, 3rd year, 2nd semester, 45 hours Licenciatura em Educação 3º ano (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2020/10 - 2021/02 Abordagens curriculares integradas para o ensino básico |Integrated curriculum approaches for basic education| Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico [ME1EBPHGP2CEB] Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico [ME1EBPHGP2CEB] Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2020/02 - 2020/06 Teoria e Práticas da Avaliação da formação - |Theory and practices of training assessment| Licenciatura em Educação - Degree in Education, 3rd year, 2nd semester, 45 hours Educação (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2019/02/19 - 2019/02/19 ABORDAGENS CURRICULARES INTEGRADAS NO ENSINO BÁSICO MESTRADO EM ENSINO - Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico -3 horas MESTRADO EM ENSINO - Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2019/02/19 - 2019/02/19 Liderança e Dinâmicas de Grupo - 3 horas Mestrado em Mediação Educacional MESTRADO EM EDUCACÃO – MEDIAÇÃO EDUCACIONAL (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2015/10/26 - 2015/10/26 Métodos e Técnicas de Investigação I - Universidade Portucalense Licenciatura em Educação Social - 2 horas 1º ano da Licenciatura em Educação Social. (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2024/01 Entrevista acerca do estado da educação JPN-JornalismoPortoNet

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual RDC Professional Development of teachers

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - Atual Membro comissão científica- Member scientific committee 35e colloque international de l'ADMEE-Europe Universidade do Minho, Portugal
2024/01 - 2024/06 Membro Comissão Científica ICET "65th International Council on Education for Teaching"
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2023/10 - 2023/10 ATEE Winter Conference 2023, Universidade do Minho, 26-29 de outubro de 2023.
Membro
Universidade do Minho, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 monetary grant from the European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI)
The Klaus Jacob Foundation, Suiça