???global.info.a_carregar???
Carlos Alberto Rosa Ferreira. Concluiu o(a) Doutoramento em Motricidade Humana em 1998 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Nas suas atividades profissionais interagiu com 14 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Alberto Rosa Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
0315-A52D-4231
ORCID iD
0000-0003-2609-823X
Google Scholar ID
ExeDzcIAAAAJ

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
1998
Concluído
Motricidade Humana (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Métodos Matemáticos
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Aquisição de Dados Cinemáticos da Execução Motora Humana e a Sua Interpretação Através de Modelo Segmentar Tridimensional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998
Concluído
Doutoramento em Motricidade Humana especialidade de Métodos Matemáticos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Muito Bom
1987
Concluído
Educação Física (Licenciatura)
Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Educação Física de Lisboa, Portugal
1987
Concluído
Licenciatura em Educação Física (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1991/07 - 1998/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1987/09 - 1991/07 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Educação Física de Lisboa, Portugal
1985/09 - 1987/07 Monitor (Docente Universitário) Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Educação Física de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1991 - Atual Director do Centro de Informática Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Universidade de Lisboa, Portugal
2000 - 2018 Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2014 - 2016 Conselho pedagógico Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2005 - 2006 Membro da comissão coordenadora do Conselho Científico da Faculdade de Motricidade Humana Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2005 - 2005 Coordenador da Unidade Cientifico-Pedagógica de Métodos Matemáticos da Faculdade de Motricidade Humana Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2014 - 2019 Project TEL@FTELab assumes that technology enhanced teacher education programs may represent a relevant added value to the quality of prospective teachers’ training and therefore of its teaching practices.
Investigador
Em curso
1996 - 2013 Desenvolvimento de metodologias experimentais e de modelação para a avaliação da carga mecânica no sistema músculo-esquelético
PTDC/DES/103178/2008
Investigador
Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carlos Ferreira. "A DECADE OF RESEARCH IN EDUCATION MEDIATED BY TECHNOLOGY". 2016.
    10.21125/iceri.2016.1888
Artigo em revista
  1. Susana Gaspar; Fábio Botelho Guedes; Aglécia Moda Vitoriano Budri; Carlos Ferreira; Margarida Gaspar de Matos. "Hospital-acquired pressure ulcers prevention: What is needed for patient safety? The perceptions of nurse stakeholders". Scandinavian Journal of Caring Sciences (2021): https://doi.org/10.1111/scs.12995.
    10.1111/scs.12995
  2. Fernandes, Geraldo W. Rocha; Rodrigues, António M.; Ferreira, Carlos Alberto. "Professional Development and Use of Digital Technologies by Science Teachers: a Review of Theoretical Frameworks". Research in Science Education (2018): http://dx.doi.org/10.1007/s11165-018-9707-x.
    10.1007/s11165-018-9707-x
  3. Fernandes, Geraldo W. Rocha; Rodrigues, António M.; Ferreira, Carlos Alberto. "Professional Development and Use of Digital Technologies by Science Teachers: a Review of Theoretical Frameworks". Research in Science Education 50 2 (2018): 673-708. http://dx.doi.org/10.1007/s11165-018-9707-x.
    10.1007/s11165-018-9707-x
  4. Geraldo W. Rocha Fernandes; António M. Rodrigues; Carlos Alberto Ferreira. "Conceptions of the Nature of Science and Technology: a Study with Children and Youths in a Non-Formal Science and Technology Education Setting". Research in Science Education (2017): https://doi.org/10.1007%2Fs11165-016-9599-6.
    10.1007/s11165-016-9599-6
  5. Fernandes, Geraldo; Rodrigues, António; Ferreira, Carlos. "Módulos temáticos virtuais: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e o uso das TICs". Caderno Brasileiro de Ensino de Física 32 3 (2015): 934. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p934.
    10.5007/2175-7941.2015v32n3p934
  6. Rocha Fernandes, Geraldo Wellington; Ferreira, Carlos Alberto. "Perfis dos profissionais em desenho, desenvolvimento e gestão de e-Conteúdos: as multi-funções em e-Learning". Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC 12 2 (2013): 79-97.
  7. Rocha Fernandes, Geraldo; Ferreira, C. A.. "Desenho de conteúdos e-learning: quais teorias de aprendizagem podemos encontrar?". Revista Iberoamericana de Educación a Distancia 15 1 (2012): 79-102.
  8. Ferreira, Carlos. "Dificuldades durante a produção de e-Conteúdos para formação em Ciência e Tecnologia: quais são e como solucioná-las?". Revista Brasileira de Informática na Educação 19 03 (2011): http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/1278.
    10.5753/RBIE.2011.19.03.03
  9. Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Ferreira, Carlos Alberto Rosa. "Dos metadados à reutilização: dificuldades e soluções durante a produção de e-Conteúdos". (2011): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1242.
  10. Ferreira, Carlos; Valamatos, Maria Joao; Machado, Maria Lourdes; Veloso, Antonio; Santos-Rocha, Rita. "Peak Ground and Joint Forces in Step-Exercise Depending on Step-Pattern and Stepping-Rate". The Open Sports Sciences Journal 2 1 (2009): 10-21.
    10.2174/1875399X00902010010
Capítulo de livro
  1. Ferreira, Carlos. "Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) por professores do Ensino Secundário em Portugal". Brasil, 2018.
  2. Ferreira, Carlos. "Características e tendências sobre a formação e o uso de TIC por professores de Ciências: um olhar a partir da literatura internacional". editado por {Cristiano Maciel, 175-216. EduFMT, 2016.
  3. Ferreira, Carlos. "Can Virtual Reality Increase Emotional Responses (Arousal and Valence)? A Pilot Study". editado por Hutchison, David; Kanade, Takeo; Kittler, Josef; Kleinberg, Jon M.; Kobsa, Alfred; Mattern, Friedemann; Mitchell, John C.; et al, 541-549. Springer International Publishing, 2014.
Tese / Dissertação
  1. Fernandes, Geraldo Wellington Rocha. "Atividades de investigação mediadas pelas TICE : estudo das conceções, interações e discussões desenvolvidas por crianças e jovens dentro de um contexto de ensino de ciências ativo e colaborativo". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11672.
  2. Fernandes, Geraldo Wellington Rocha. "Atividades de investigação mediadas pelas TICE : estudo das conceções, interações e discussões desenvolvidas por crianças e jovens dentro de um contexto de ensino de ciências ativo e colaborativo". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11672.
  3. Cova Fernández, Euclides José. "ICT and senior citizens : a pilot study in Portugal". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/12899.
  4. Cova Fernández, Euclides José. "ICT and senior citizens : a pilot study in Portugal". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/12899.
  5. Silva, Cleilton Alves da. "Redes sociais on-line como veículo de aprendizagem informal de estudantes do ensino superior". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/13996.
  6. Silva, Joana Margarida Baptista. "Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6452.
  7. Dece, Entela. "Exploring the credibility of online information in support of informal learning in higher education in Portugal". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/13421.
  8. Silva, Cleilton Alves da. "Redes sociais on-line como veículo de aprendizagem informal de estudantes do ensino superior". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/13996.
  9. Silva, Joana Margarida Baptista. "Utilização das tecnologias da informação e comunicação [TIC] e os processos formativos dos professores do ensino básico e secundário". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6452.
  10. Dece, Entela. "Exploring the credibility of online information in support of informal learning in higher education in Portugal". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/13421.
  11. Louro, Marco. "Papel da formação na aceitação de FLOSS numa instituição de ensino superior". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4210.
  12. Louro, Marco. "Papel da formação na aceitação de FLOSS numa instituição de ensino superior". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4210.
  13. Mortari, Fabio Augusto Ericsson. "Inclusão digital das pessoas mais velhas : uma experiência de acções de formação nos Espaços Internet em Portugal". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3541.
  14. Leal, Ângela Andrade. "As tecnologias da informação e comunicação como suporte à aprendizagem informal no ensino da fisioterapia em Portugal.". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/8986.
  15. Mortari, Fabio Augusto Ericsson. "Inclusão digital das pessoas mais velhas : uma experiência de acções de formação nos Espaços Internet em Portugal". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3541.
  16. Leal, Ângela Andrade. "As tecnologias da informação e comunicação como suporte à aprendizagem informal no ensino da fisioterapia em Portugal.". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/8986.