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João Eduardo Martins is an Assistant Professor at the Faculty of Economics of the University of Algarve, where he teaches the undergraduate and master's degrees in Sociology. He has a degree in Sociology from the University of Évora and a Master's and PhD in Sociology from the Nova University of Lisbon (NOVA FCSH). He is an integrated member of CICS.NOVA - Interdisciplinary Center for Social Sciences - at Universidade Nova de Lisboa.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Eduardo Rodrigues Martins
Data de nascimento
1970/04/15
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Martins, João
  • João Eduardo Martins

Identificadores de autor

Ciência ID
0017-FC9E-61D6
ORCID iD
0000-0002-7839-1799

Endereços de correio eletrónico

  • jrmartins@ualg.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 919252503 (Profissional)

Moradas

  • FEUALG - Faculdade de Economia, Edifício 9 - Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2009/09/10 - 2013/12/17
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Educação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Das Políticas Às Práticas De Educação De Adultos. Lógicas de Acção, Sentidos E Modos De Apropriação Localmente Produzidos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2002/01
Concluído
Mestrado em Sociologia (Mestrado)
Especialização em Processos e Comunidades Educativas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Construção Social Das Práticas De Apoio Educativo Aos Alunos Com "Dificuldades De Aprendizagem". O Poder E O Status Na Mediação Do Modo De Organização Do Trabalho Professoral" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1993/09 - 1997/07
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
14 Valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2024 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
2004/09/01 - 2013 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2024 Membro da Direcção de Mestrado em Sociologia Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2020 Subdirector do Curso de Sociologia Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Universidade do Algarve, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. COELHO, PATRICIA; José de São José; João Eduardo Martins. "Postos à Prova no Consumo de bens e de lazer: mudanças nas práticas familiares de pessoas idosas em tempo de crise e de austeridade". Trabalho apresentado em XI Congresso Português de Sociologia: Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente., 2021.
    Publicado
  2. Martins, João Eduardo. "Modos de apropriação local da Iniciativa Novas Oportunidades: entre a lógica da intervenção comunitária e a lógica da qualificação individual". 2014.
  3. Martins, João Eduardo. "Sentidos e modos de representação dos beneficiários da iniciativa Novas Oportunidades: entre e reparação de injustiças e a produção de injustiças". 2014.
  4. Martins, João Eduardo; Salvado, Bernardo. "Os efeitos da Iniciativa Novas Oportunidades na vida dos indivíduos: o caso da região do Algarve". 2014.
  5. Martins, João Eduardo. "O estado social activo à prova dos beneficiários da Iniciativa Novas Oportunidades". 2013.
  6. Martins, João Eduardo. "Das políticas às práticas de educação de adultos: sentidos e lógicas de acção em torno da apropriação da medida de política pública Iniciativa Novas Oportunidades". 2013.
Artigo em revista
  1. Coelho, Patricia; de São José, José; Martins, João Eduardo. "Um olhar sociológico sobre a “prova” da crise e da austeridade junto dos mais velhos". (2023): https://doi.org/10.7458/SPP202310125474.
    10.7458/SPP202310125474,title
  2. Coelho,Patrícia; José,José de São; Martins,João Eduardo. "“Quando a saúde ficou a perder ou a crise passou ao lado”: Um olhar sociológico sobre os efeitos da crise e da austeridade na saúde autopercebida dos mais velhos". (2022): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802022000100011.
  3. Martins, João Eduardo; Coelho, Catarina. "A educação de adultos em idade avançada nos polos de educação ao longo da vida do concelho de Silves". (2021): http://hdl.handle.net/10362/133941.
  4. João Eduardo Martins. "Da sociologia da socialização à sociologia da individuação: Contributos para uma sociologia do tempo dos indivíduos". SOCIOLOGIA ON LINE 20 (2019): 61-80. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2019.20.3.
    10.30553/sociologiaonline.2019.20.3
  5. Martins, João Eduardo. "Da sociologia da socialização à sociologia da Individuação". (2019): http://hdl.handle.net/10362/94467.
    https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2019.20.3
  6. João Eduardo Martins. "Modos de reconfiguração da acção pública na sociedade portuguesa. Tensões, contradições e ambivalências na apropriação das políticas públicas de educação de adultos". (2016): http://aps.pt/pt/atas-encontros-seccoes-tematicas/.
  7. João Eduardo Martins. "Desescolarização e trabalho poiético na construção local do currículo: Os modos de trabalho pedagógico dos formadores na educação básica de adultos em Portugal". (2016): http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxiii-coloquio-2016/atas-2016/.
  8. João Eduardo Martins. "Individuação, identidades incertas e precarização flexível: o trabalho dos formadores de adultos num contexto de subida das incertezas". (2016): http://www.apsiot.pt/images/PDF/Revista4344.pdf.
  9. João Eduardo Martins. "Modos de reconfiguração da acção Pública num contexto de subida das incertezas: Uma reflexão a partir das políticas de educação básica de adultos". (2016): http://journals.openedition.org/sociologico/1524.
    DOI : 10.4000/sociologico.1524
  10. João Eduardo Martins. "O Estado Social Ativo: Um novo paradigma legitimador das políticas públicas em Portugal". (2015): http://journals.openedition.org/rccs/6150.
    http://dx.doi.org/10.4000/rccs.6150
  11. João Eduardo Martins. "Le travail d’education des adultes dans un contexte d’incertitudes multiples". (2015): http://aifris.eu/04exploitress/clt_fiche.php?id_article=3660.
  12. João Eduardo Martins. "Modos individuados de relação ao trabalho dos formadores de adultos na sociedade portuguesa: A fabricação de identidades híbridas e incertas num contexto hegemónico do novo precariado flexível". (2014): http://www.apsiot.pt/images/publicacoessiot/index1eisiot.html.
  13. João Eduardo Martins. "O Estado Social Activo À Prova Dos Beneficiários Da Iniciativa Novas Oportunidades". (2013): https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/4855/13/MartinsJ.pdf.
  14. João Eduardo Martins. "A Construção Social das Práticas de Apoio Educativo Aos Alunos Com "Dificuldades de Aprendizagem": Um Estudo de Caso Numa Escola Primária Portuguesa". (2004): http://forumsociologico.fcsh.unl.pt/PDF/FS11-12-Art._15.pdf.
Capítulo de livro
  1. COELHO, PATRICIA; José, José de; João Eduardo Martins. "Entre o Esperado e o vivido: uma aproximação sociológica à Prova da Crise e da Austeridade nas Pessoas Idosas". editado por ANICA, AURÍZIA; Carolina Sousa, 143-149. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2020.
    Publicado
  2. Sequeira, Bernardete; João Eduardo Martins. "Os desafios que as escolas colocam às famílias: estratégias e práticas educativas familiares no contexto da escola pública portuguesa". In Fracturas sociales y educativas: desafíos para la Sociología de laEducación, Fraturas sociais e educativas: desafios para a Sociologia da Educação, 188-199. València, Espanha: Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València, 2018.
    Publicado
  3. Martins, João Eduardo. "Lógicas de apropriação local das políticas de educação básica de adultos: o território conta". Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2014.
  4. Martins, João Eduardo. "A acção pública do trabalho de formar no âmbito da iniciativa novas oportunidades: lógicas de acção, sentidos da medida e modos de apropriação localmente produzidos". 2013.
  5. Carreira, Teresa Pires; Martins, João Eduardo. "O trabalho dos formadores de adultos desfavorecidos numa sociedade em mutação: desenvolver competências para a cidadania e empregabilidade". ENSIOT, 2007.
  6. Carreira, Teresa Pires; Martins, João Eduardo. "Relações dos actores e jogos de poder nas organizações". Harmattan, 2006.
  7. Carreira, Teresa Pires; Martins, João Eduardo. "Identidades e culturas profissionais dos formadores na era da informação". Editorial Minerva de Lisboa, 2005.
Livro
  1. João Eduardo Martins. Escola, Actores E Relações De Poder: Um Estudo Sociológico. Lisboa: Colibri. 2019.
    Publicado
  2. João Eduardo Martins. Das Políticas às Práticas de Educação de Adultos. Lógicas de acção, Sentidos e Modos de Apropriação Localmente Produzidos. Portugal. 2014.
Tese / Dissertação
  1. João Eduardo Martins. "Das Políticas Às Práticas De Educação De Adultos: Lógicas de Acção, Sentidos E Modos De Apropriação Localmente Produzidos". 2013. http://hdl.handle.net/10362/11395.
  2. Eduardo Martins, João. "A construção social das práticas de apoio educativo aos alunos com "dificuldades de aprendizagem" numa escola primária portuguesa. O poder e o status na mediação do modo de organização do trabalho professoral". Mestrado, 2002. http://hdl.handle.net/10400.1/12664.