???global.info.a_carregar???
CCO da ICN Agency, agência de neuromarketing. CCO da PsicoSoma, editora e centro de formação. CCO da expertMind, plataforma de LMS internacional. Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Viseu, na Escola Superior de Educação de Viseu, em UC como Análise de Mercado, Comportamento do Consumidor, Comunicação Estratégica, ou ainda Inovação/Criatividade e Empreendedorismo (2019-até agora). Professor convidado no ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão no MBA Executivo, Mestrado em Gestão Comercial e Marketing, e no Curso de Especialização em Neuromarketing (2018-até agora). Professor no ISCA - UA, na UC de Comunicação Organizacional (2022-23). Facilitador convidado na Personal Branding Academy - Escola Executiva (Brasil). Facilitador convidado no ISLA na Pós-graduação em Inovação, Desenvolvimento de Projetos e Comunicação no 3º Setor. Consultor em Neurociência Cognitiva Aplicada, Estratégia e Marketing, junto de empresas nacionais e internacionais Formador Profissional e ainda consultor em formação profissional e.m técnicas, recursos e aprendizagens Autor de vários artigos e livros sobre a neurociência cognitiva aplicada à comunicação, design e territórios, com participações em livros como "Princípios de NeuroMarketing"; "Comportamento do Consumidor"; "Porque é que o Marketing é Sexy e Inteligente", Marketing Digital & Ecommerce ou ainda Neurobranding.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Julien Diogo

Nomes de citação

  • Diogo, Julien

Identificadores de autor

Ciência ID
601B-3B3F-7EEE

Telefones

Telemóvel
  • 926681000 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Outras Áreas das Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Outras Áreas das Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023/09/18 - 2026/09/01
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2022/11 - 2023/01
Concluído
E-Formador - Formadores à distância (Outros)
Especialização em Formação de Professores e Formadores
Instituto de Emprego e Formação de Braga, Portugal
Muito Bom (5)
2019/12/17
Concluído
Especialista em Marketing (Título de especialista)
Especialização em Marketing
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2010 - 2012
Concluído
Mestrado em Comunicação e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
"Projeto Final “As cidades como marca territorial – proposta de modelo de comunicação” com nota final de 17 valores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2010 - 2010
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores BLearning (Outros)
Nova Etapa, Portugal
Muito Bom
2010 - 2010
Concluído
Formação Contínua de Formadores BLearning (Outros)
Nova Etapa, Portugal
Muito Bom
2005 - 2008
Concluído
Licenciatura Comunicação Social (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
17
2003 - 2005
Concluído
Humanidades (Ensino secundário)
ESCOLA SECUNDARIA COM 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DR.JOAQUIM DIAS REBELO, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/28 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/02/13 - 2023/06/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2019/09/09 - 2020/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09 - Atual Professor Convidado Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2015 - Atual Formador e Coordenador Inova Business School, Brasil
2014 - Atual Co-Diretor e Sócio ICN Agency, Portugal
2008 - Atual Co-Diretor e Sócio PSICO & SOMA LIV. ED. FORMAÇÃO E EMPRESAS LDA, Portugal
PSICO & SOMA LIV. ED. FORMAÇÃO E EMPRESAS LDA, Portugal
2012 - 2013 Fundador BeCity - Place Branding, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2020 - 2020 Descodificação da receção dos anúncios publicitários, em diversas plataformas: a abordagem do neuromarketing
Co-Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Diogo, Julien. "Neuromarketing and its benefits for the architecture of a consumer space. case study – the shop window as a stimulus for attention". Trabalho apresentado em I Congreso Internacional de Neurocomunicación y Neuromarketing, 2022.
  2. Barros, Teresa; Matias, Mafalda; Mota, Pedro. "LOCALISMO E E-MARKETPLACES COMO PROMOTORES DA SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM ÀS FUNÇÕES DE MARKETING". Trabalho apresentado em International Conference on Communication and Environmental Sustainability, Viseu, 2021.
    Aceite para publicação
Artigo em jornal
  1. Diogo, Julien. "A Emoção dos Espaços de Consumo num mundo digital", Vida Económica, 2023, https://isagnaimprensa.blogspot.com/2023/11/a-emocao-dos-espacos-de-consumo-num.html.
  2. Veiga, Pedro Mota. "Consumer Social Media Engagement with Video Ad in the Context of the COVID-19 Pandemic", International Journal of Marketing, Communication and New Media Consumer , 2022, 2182-9306, https://doi.org/10.54663/2182-9306.2022.v10.n18.71-87a.
  3. Diogo, Julien. "O passado e o presente futuro: quem será o consumidor ao acordar?", Vida Económica, 2022, https://isagnaimprensa.blogspot.com/2022/04/o-passado-e-o-presente-futuro-quem-sera.html.
  4. Diogo, Julien; Veiga, Pedro. "Consumer Behavior: A Literature Review of the Early Research on the COVID-19 Outbreak", International Journal of Marketing, Communication and New Media, 2022, http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/609.
  5. Diogo, Julien. "O cliente não tem sempre razão, mas tem sempre emoção", Vida Económica, 2021
Artigo em revista
  1. Diogo, Julien. "Does caffeine matter for arousal? Affective and autonomic responses induced by caffeine in coffee intake: evidence from a double-blind tasting task". Jornal de Neurociência Cognitiva Aplicada 2 1 (2021): e00143322. https://revistascientificas.cuc.edu.co/JACN/article/view/3322/3740?fbclid=IwAR17Uztcxm1oxHzXkngmi4tr-j0UPONiGEqkgvXBQoLiSxRxNAlxyLDm-l8.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Diogo, Julien. "Cérebros ativos têm mais dificuldades em adoecer". In Pedagogia no Ensino Superior: concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu, editado por Instituto politécnico de viseu. Viseu, Portugal: IPV, 2022.
    Publicado
  2. Diogo, Julien. "O Neuromarketing e as Marcas". In Encontre a sua Marca. Brasil: Livros que marcam, 2022.
    Publicado
  3. Veiga, Pedro Mota. "Metaverse Applications in Business: A Systematic Literature Review and Integrative Framework". In Implementing Automation Initiatives in Companies to Create Better-Connected Experiences, 110-136. Portugal, 2022.
    Publicado
  4. Diogo, Julien. "A Economia Comportamental Aplicada à Comunicação". In Economia Comportamental Aplicada aos Negócios. 2021.
    No prelo
  5. Diogo, Julien. "NeuroCities - um processo de neurociência no place branding". In Cidade Anti-Frágil. Brasil, 2020.
    Publicado
  6. Diogo, Julien. "A Neurociência na Criatividade, Inovação e Tendências". In Princípios de Neuromarketing. Portugal, 2015.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/13 A Importância da Humanização numa era Digital ALSO Channel Trends+Visions 2023
Also (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual EUROPEAN HUB TALK - Change in Progress Visa-se sensibilizar os alunos e futuros profissionais de Comunicação Social para os diferentes contextos políticos, sociais e culturais dos Estados Membro Europeus no que respeita à comunicação pública e ao debate entre instituições comunitárias, governos nacionais e cidadãos europeus. Evento enquadrado na UC Políticas de Informação e Comunicação na EU da Licenciatura de Comunicação Social. (2022)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2022 The Future: Talk & Think about Trends No âmbito do Mestrado em Comunicação Aplicada, e da disciplina de Cenários Emergentes de Comunicação da Escola Superior de Educação de Viseu, surge esta iniciativa durante a qual alunos do mestrado e vários convidados nacionais irão debater as tendências de comportamento, comunicação e negócios do futuro. O evento caracteriza-se por ser um momento de partilha e reflexão com base nas tendências de comportamento, comunicação e negócios, encurtando distâncias entre o futuro e o presente. (2022)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014 - Atual Consultoria em Neuromarketing. Estudos de Mercado. Planos de Marketing.
2008 - Atual Formação Profissional. Edição de Livros Técnicos. Organização de eventos científicos.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/06 - Atual NeuroBusiness
2020/09 - 2021/06 Neuromarketing nos Negócios Neuromarketing nos Negócios (Especialização pós-licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/09 - 2021/06 Neuromarketing nos Negócios

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022 Artigo “O passado e o presente futuro: quem será o consumidor ao acordar?" Vida Económica
2021 Artigo "O cliente não tem sempre razão, mas tem sempre EMOÇÃO!" Vida Económica

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/10/01 - 2033/10/01 IGI Global IGI Global
2021 - 2022 International Journal of Marketing, Communication and New Media
Distinções

Prémio

2008 Prémio de Mérito Académico - Melhor Aluno de Comunicação Social
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Outra distinção

2021 Nomeação para O Prémio - Global Teacher Prize Portugal
Global Teacher Prize Portugal, Portugal