???global.info.a_carregar???
Alfredo Pedro Mabica. Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Química e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alfredo Pedro Mabica

Nomes de citação

  • Mabica, Alfredo

Identificadores de autor

Ciência ID
8E1C-5D99-2BDC
ORCID iD
0000-0003-2217-192X

Endereços de correio eletrónico

  • alfredomabica2012@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 847521860 (Pessoal)

Moradas

  • Bairro Maxaquene D, 1101, cidade de Maputo, Maputo, Moçambique (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Química
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/03/12 - 2020/05/26
Concluído
Mestrado em Ciências de Educação, com Menção em Ensino das Ciências Naturais (Magister (2.º ciclo de estudos))
Especialização em Ensino das Ciencias Naturais
Universidad de La Frontera, Chile
"Influencia dos métodos didácticos usados no ensino de Química no rendimento académico dos estudantes de três escolas secundárias públicas da província de Maputo, Moçambique " (TESE/DISSERTAÇÃO)
6.6 (escala de 1.0 a 7.0)
2004 - 2007/11/28
Concluído
Licenciatura em Química (Graduado)
Especialização em Química Educacional
Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
14 ( Escala de 0 a 20)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - 2024/09/27 Assistente (Docente Universitário) Universidade Pedagogica, Moçambique
Universidade Pedagogica, Moçambique

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2021 Docencia no Ensino Secundário Escola Secundária Bonifácio Gruveta Massamba, Moçambique
2008 - 2015 Docencia no Ensino Secundário Escola Secundária de Mabilibili, Moçambique
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/10/01 - Atual ANÁLISE DA POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS E MICROPLÁSTICOS NAS ÁGUAS DA BAÍA DE MAPUTO, MOÇAMBIQUE: IMPACTOS, MITIGAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE CONSCIENCIALIZAÇÃO
CEMAR 2E2
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2020 Estratégias metodológicas usadas no ensino de Química e sua relação com o desempenho académico dos estudantes de três escolas secundárias da província de Maputo, Moçambique
Bolseiro de Mestrado
Universidad de La Frontera, Chile
Agéncia Chilena de Cooperaçao Internacional (AGCID)
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Chilaule, Sérgio Mateus; Macuacua, Xadreque Vitorino; Mabica, Alfredo Pedro; Miranda, Nelson Alexandre; Pereira, Henrique dos Santos; Gudo, Eduardo Samo; Marrufo, Tatiana; García-López, Santiago; Lopes, Myriam. "Natural Disasters’ Impact on Water Quality and Public Health: A Case Study of the Cyclonic Season (2019–2023)". Pollutants 4 2 (2024): 212-230. http://dx.doi.org/10.3390/pollutants4020014.
    Publicado • 10.3390/pollutants4020014
  2. Mabica, Alfredo; Chilaule, Sergio. Autor correspondente: Chilaule, Sergio. "Avaliação do impacto de desastres naturais na prática agrícola e segurança alimentar em Moçambique: caso de estudo da época ciclônica 2019 a 2022". Revista Munyo 8 2 (2023): 84-90. https://drive.google.com/file/d/1j2lGVsrWPLafEtkiqs5B63nUEVWf83q0/view?usp=sharing.
    Publicado
  3. Alfredo Pedro Mabica; Rafael Zózimo Gaspar; Alberto Felisberto Cupane. "Inquérito sobre estratégias de estudo de ciências naturais no ensino secundário geral em Moçambique.". Revista Munyo 7 2 (2022): 37-41. https://drive.google.com/drive/folders/1T_-myWJOPEF3MeYrWjhn5KRsGKq6dTpe?usp=share_link.
    Publicado
  4. Alfredo Pedro Mabica; Marysol Alvear Zamora; Rolando Díaz Fuentes. "Influencia de las estrategias conductistas y evaluativas usadas en la enseñanza de la química en el rendimiento académico de los estudiantes del nivel secundario de Mozambique.". Revista Portuguesa De Investigação Educacional 20 (2021): 166-185. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/9689.
    Publicado • https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9689
Tese / Dissertação
  1. "Estratégias metodológicas utilizadas no ensino da química e a sua relação com o desempenho académico dos estudantes em três escolas secundárias públicas na província de Maputo, Moçambique.". Mestrado, 2020. https://bibliotecadigital.ufro.cl/?a=view&item=2051.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/12/06 Influencia dos métodos didácticos usados no ensino da Química e sua relação com o rendimento académicos dos estudantes de três escolas Secundárias da província de Maputo, Moçambique VII Congresso Interuniversitário de Pós-graduação em Educação 2019: Desafios e perspectivas de formação de pós-graduado em educação na sociedade contemporânea
(Chile)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/12 - 2024/09 Análise da influência de modelos didácticos no tratamento de Isomeria de alcanos e alcenos na 10a Classe: Caso da Escola Secundária Heróis Moçambicanos.
Orientador
Licenciatura em Ensino de Química (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2023/10 - 2024/09 Implementação de actividades experimentais investigativas na abordagem do conteúdo sobre reacções redox na 12ª classe: Caso de uma das escolas Secundárias da província de Maputo.
Coorientador
Licenciatura em Ensino de Química (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2022/11 - 2023/06 Proposta de Abordagem Experimental dos Conteúdos sobre Efeito Estufa e Aquecimento Global na Disciplina de Química: Caso da 10ª Classe na Escola Secundária do Triunfo
Orientador
Licenciatura em Ensino de Química (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Pedagogica, Moçambique

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/03 Estudo Fitoterapêutico da Planta Clemata brachiata thunb Usada Como Anti-gripe na Localidade de Mulunguana
Presidente do júri
Angélica Mazibuco (Outro)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2024/03 Estudos das Propriedades Anti-maláricas do Caule da Bachelia carroo
Presidente do júri
Altino Zeferino (Outro)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2023/12 Reflexão sobre as Estratégias de Abordagem dos Conteúdos sobre o Acerto de Equações Químicas na 8ª Classe: Caso da Escola Comunitária Liberdade
Arguente principal
Ana Zacarias Chamuce Ticongolo (Outro)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2023/12 "Aprendizagem Baseada em Problemas: Proposta Metodológica para Abordagem de Conteúdo sobre Reações Redox na 9ª Classe
Arguente principal
Isaura Reginaldo Massingue (Outro)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2023/12 Uso de Jogos Lúdicos na Abordagem de Conteúdos Sobre Símbolos Químicos na 8ª Classe Numa das Escolas da Cidade da Matola
Arguente
Cardoso Augusto (Outro)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2023/12 Avaliação fitoquímica das folhas da Pérsia Americana Mill
Arguente principal
CELESTE DAVADINA MACHACULO (Outro)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2023/11 Impactos da Pandemia no processo de Ensino e Aprendizagem de Química numa Escola Secundária : Caso da 10ª classe e 12ª classe
Arguente principal
Marcela Ernesto Mabjaia (Outro)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2023/11 Possibilidade de Abordagem de Produção Industrial de Alumínio como Tema Gerador nos Programas de Ensino de Química do ESGI: Caso ESJI
Arguente principal
Graça Celeste Alberto António Ponda (Outro)
Universidade Pedagogica, Moçambique
2023/09 Reaproveitamento de Resíduos Orgânicos para produção de adubo orgânico
Arguente principal
Atália da Costa Patissone (Outro)
Universidade Pedagogica, Moçambique

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - 2024/09/27 Química Geral, Laboratório de Química Geral, Práticas Pedagógicas e Didáctica de Química Quimica/ Biologia (Graduado) Universidade Pedagogica, Moçambique
Distinções

Outra distinção

2020 distinção máxima no nível de Mestrado
Universidad de La Frontera, Chile