???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nuno Martins

Nomes de citação

  • Martins, Nuno
  • Martins, N.

Identificadores de autor

Ciência ID
C517-6A9D-D90B
ORCID iD
0000-0001-8850-338X

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/02
Concluído
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências Matemáticas
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2005/10
Concluído
Matemática (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2001/05
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/09 - Atual REFEPESEC - Robótica Educativa na Formação de Educadores e Professores
Investigador
Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação - Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra
Em curso
2018 - Atual Hypatiamat na ESEC
Investigador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, N.; Martins, F.; Costa, C.; Silva, R.. "Promoção de conhecimentos do modelo TPACK na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em INCTE, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20954-4_23
  2. Cruz, C.; Santiago, A.; Gonçalves, A.; Martins, F.; Martins, N.. "O uso do GeoGebra na construção e compreensão de múltiplas definições de um mesmo quadrilátero". Trabalho apresentado em EIEM, 2018.
    Publicado
  3. Martins, N.; Martins, F.; Costa, C.; Silva, R.. "Desenvolvimento do modelo TPACK na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em EIEM, 2018.
    Publicado
  4. Martins, N.; Martins, F.; Costa, C.; Silva, R.. "Os conhecimentos emergentes do modelo TPACK em estudantes da formação inicial através de uma experiência de ensino". Trabalho apresentado em Livro de atas do Encontro Internacional “A voz dos Professores de C & T”, 2018.
    Publicado
  5. Martins, N.; Lopes, B.; Cravino, J.; Costa, C.; Martins, F.. "O uso de manipulativos virtuais na compreensão do algoritmo da adição". Trabalho apresentado em INCTE, 2018.
    Publicado
  6. Martins, N.; Sampaio, P.; Costa, C.; Martins, F.. "A perceção do M-TPACK de futuros professores: um estudo exploratório". Trabalho apresentado em INCTE, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Martins, N.; Costa, C.; Silva, R.; Martins, F.. "Algoritmo da decomposição da subtração: aprofundar conhecimentos através do uso de um manipulativo virtual". Indagatio Didactica 12 5 (2020): 309-328. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23481.
    Publicado
  2. Martins, N.. "O problema dos apertos de mão em diferentes perspectivas". Educação e Matemática. Revista da Associação de Professores de Matemática 109 (2010): 35-41.
    Publicado
  3. Martins, N.; Bajuelos, A.. "Uma classificação de polígonos simples". PAM – Portuguese Archives of Mathematics (2005):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mateus, V.; Santiago, A.; Martins, N.; Carriço, M.. "Resolução e Formulação de Problemas: uma experiência de ensino no 4.º ano do 1.º CEB.". In Percursos Convergentes e Divergentes em Educação. Portugal, 2023.
    Publicado
  2. Campos, M.; Martins, N.; Pires, N.; Rato, V.; Silveira, S.. "Escada de Peixes entre a Matemática, o Português e o Estudo do Meio no 1.º CEB: uma experiência pedagógica interdisciplinar". In A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção. 2023.
    Publicado
  3. Martins, N.; Martins, F.; Lopes, B.; Cravino, J.; Costa, C.. "The Use of Applets in Understanding Fundamental Mathematical Concepts in Initial Teacher’s Training". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. 2019.
    Publicado
Livro
  1. Martins, N.; Costa, C.; Silva, R.; Martins, F.. TPACK - uma ferramenta para a integração da tecnologia no ensino e na aprendizagem. Portugal. 2022.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/04 Uma abordagem interdisciplinar no 2.º CEB centrada na Geometria e na Robótica Educativa VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
2022/09 Escada de Peixes entre a Matemática, o Português e o Estudo do Meio no 1.º CEB: uma experiência pedagógica interdisciplinar II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V ISSE International Seminar on Science Education.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Associação Portuguesa de Educação em Ciências (Portugal)
2019/05 O uso do GeoGebra na compreensão e construção de definições IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
2018/10 O modelo TPACK em sala de aula SATHE 2018 – Study and Advancement of Teaching in Higher Education – International Symposium
CINEP, Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
2018/06 The Use of Applets in Understanding Fundamental Mathematical Concepts in Initial Teacher’s Training TECH-EDU – 1st International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education
(Salónica, Grécia)
2006/07 Conexões Matemáticas 2.º Seminário da Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2024 Resolução e Formulação de Problemas: uma experiência de ensino envolvendo frações no 4.º ano do 1.º CEB
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - 2024 A emergência da Educação Financeira num contexto STEAM em Educação Pré-Escolar
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - 2023 O ensino e a aprendizagem de Geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a Robótica Educativa no 2.º CEB
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/09 Resolução e Formulação de Problemas: uma experiência de ensino envolvendo frações no 2.º ano do 1.º CEB
Orientador
Vanessa Alexandra Domingues Mateus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2024/04 Aprendizagens Matemáticas num contexto envolvendo a Educação Rodoviária e a robótica Educativa: um Cenário de Aprendizagem em Educação Pré-Escolar
Arguente principal
Mariana Chagas da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2007 - 2007 Júri das provas orais e escritas para Acesso ao Ensino Superior de Alunos Maiores de 23 anos Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal