Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Nuno Martins
Nomes de citação
- Martins, Nuno
- Martins, N.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C517-6A9D-D90B
- ORCID iD
- 0000-0001-8850-338X
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Matemática
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/02
Concluído
|
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências Matemáticas
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
|
2005/10
Concluído
|
Matemática (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2001/05
Concluído
|
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09 - Atual | REFEPESEC - Robótica Educativa na Formação de Educadores e Professores
Investigador
Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação - Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção,
Portugal
|
Instituto Politécnico de Coimbra
Em curso
|
2018 - Atual | Hypatiamat na ESEC
Investigador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
Instituto Politécnico de Coimbra
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/04 | Uma abordagem interdisciplinar no 2.º CEB centrada na Geometria e na Robótica Educativa | VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
|
2022/09 | Escada de Peixes entre a Matemática, o Português e o Estudo do Meio no 1.º CEB: uma experiência pedagógica interdisciplinar | II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V ISSE International Seminar on Science Education.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Associação Portuguesa de Educação em Ciências (Portugal)
|
2019/05 | O uso do GeoGebra na compreensão e construção de definições | IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
|
2018/10 | O modelo TPACK em sala de aula | SATHE 2018 – Study and Advancement of Teaching in Higher Education – International Symposium
CINEP, Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
|
2018/06 | The Use of Applets in Understanding Fundamental Mathematical Concepts in Initial Teacher’s Training | TECH-EDU – 1st International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education
(Salónica, Grécia)
|
2006/07 | Conexões Matemáticas | 2.º Seminário da Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2024 | Resolução e Formulação de Problemas: uma experiência de ensino envolvendo frações no 4.º ano do 1.º CEB
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2021 - 2024 | A emergência da Educação Financeira num contexto STEAM em Educação Pré-Escolar
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2021 - 2023 | O ensino e a aprendizagem de Geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a Robótica Educativa no 2.º CEB
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09 | Resolução e Formulação de Problemas: uma experiência de ensino envolvendo frações no 2.º ano do 1.º CEB
Orientador
|
Vanessa Alexandra Domingues Mateus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2024/04 | Aprendizagens Matemáticas num contexto envolvendo a Educação Rodoviária e a robótica Educativa: um Cenário de Aprendizagem
em Educação Pré-Escolar
Arguente principal
|
Mariana Chagas da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2007 - 2007 | Júri das provas orais e escritas para Acesso ao Ensino Superior de Alunos Maiores de 23 anos | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |