???global.info.a_carregar???
Sandra Isabel Cardoso Gaspar Martins. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2013 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Mestrado em Matemática Aplicada em 1999 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática e Licenciatura em Licenciatura em Matemática Pura em 1996 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros. Orientou 4 trabalho(s) de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, Ciências Exatas com ênfase em Matemática com ênfase em Matemática Aplicada e Ciências Exatas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação com ênfase em Ciências da Computação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Calculus; Mathematical analysis; Computers; Technology; Active learning; Aprendizagem; Currículo; Pensamento complexo; Mediação semiótica; n/a; Educação; Desenvolvimento; Tecnologia; Ensino das Ciências e da Matemática; pensamento computacional ; psicologia da educação; Álgebra; Applied mathematics; Computation; Estruturas Lógicas Proposicionais; Programação em Python; Transdisciplinarity; Partnership With Industry; Applied Mathematics; Engineering Education; Innovative Bachelor Degree; Enterprise Internship; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sandra Isabel Cardoso Gaspar Martins

Nomes de citação

  • Martins, Sandra
  • Gaspar Martins, Sandra

Identificadores de autor

Ciência ID
8917-9355-3134
ORCID iD
0000-0001-9117-9154

Endereços de correio eletrónico

  • sandra.gaspar.martins@isel.pt (Profissional)
  • sandra.gaspar.martins@isel.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 966344632 (Pessoal)

Moradas

  • ISEL. DEC-ISEL, R. Conselheiro Emídio Navarro, nº1, 1959-007, LISBOA, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Teoria e desenvolvimento curricular
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"An approach to teach Calculus/Mathematical Analysis (for engineering students) using computers and active learning-its conception, development of materials and evaluation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por Unanimidade
1999
Concluído
Matemática Aplicada (Mestrado)
Especialização em Ciências da Computação
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática, Portugal
"Estruturas Lógicas Proposicionais Monótonas e Não-Monótonas. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996
Concluído
Licenciatura em Matemática Pura (Licenciatura)
Especialização em Análise Matemática
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"no" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2000/03/01 - 2013/01/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
1996/09/01 - 1997/09/01 Monitor (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2022/09/30 Inovação Curricular e Sucesso em Matemática
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 2861 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI2861/2011
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Aleixo, Sandra Maria; Martins, Sandra Gaspar. "LMATE: An Innovative Bachelor Degree Connecting Mathematics And Industry". Trabalho apresentado em European Society for Engineering Education, 2023.
    10.21427/q9kq-ym60
  2. cristina costa ; antónio domingos. "O pensamento computacional na matemática: uma abordagem com base na resolução de problemas no ensino superior.". Trabalho apresentado em EIEM2022- Encontro de Investigação em Educação Matemática,, Monte da Caparica, 2022.
  3. Gaspar Martins, Sandra. Autor correspondente: Gaspar Martins, Sandra. "CarRace: a multidisciplinaire engaging project". Trabalho apresentado em 45th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Alicante, 2022.
    Publicado
  4. Gaspar Martins, Sandra. "Mini-testes com perguntas diferentes para cada aluno no Moodle". Trabalho apresentado em CNaPPES22: 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Coimbra, 2022.
    Publicado
  5. Gaspar Martins, Sandra. Autor correspondente: Gaspar Martins, Sandra. "Car Race - an interdisciplinary Calculus project using Python". Trabalho apresentado em INDRUM 2020 Third conference of the International Network for Didactic Research in University Mathematics, Bizerte, 2020.
    Publicado
  6. Gaspar Martins, Sandra. "Weekly homework quizzes as formative assessment for Engineering students are a fair and effective strategy to increase learning?". Trabalho apresentado em INDRUM 2018, Kristiansand, 2018.
    Publicado
  7. Gaspar Martins, Sandra; Matos, José Manuel; Sousa, João Beleza; Suárez, Lucia. "Mathematics for graphics computing: students learn Algebra and program Python to create a project where they make Algebra create a scenario's photo.". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching – ICTMT 13, Lyon, 2017.
    Publicado
  8. Gaspar Martins, Sandra. "Mini-testes semanais no Moodle para Matemática – utilizados em vários semestres e várias UCs.". 2017.
  9. Gaspar Martins, Sandra. Autor correspondente: Gaspar Martins, Sandra. "Mini-testes semanais no Moodle para Matemática - um estudo". Trabalho apresentado em Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática (ENSPM2016), Barreiro, 2016.
    Publicado
  10. Santos, Marcelo Leandro dos. "Estudo e avaliação das vibrações laterais em shakers usando diferente cubos de fixação para testes de vibração". Trabalho apresentado em Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática (ENSPM2016), 2016.
    Publicado • 10.5151/simea2019-pap65
  11. Gaspar Martins, Sandra; Duarte Teodoro, Vitor. "Weekly online quizzes to a mathematics course for Engineering students.". Trabalho apresentado em 12th International Conference on Technology in Mathematics Teaching, 2015.
    Publicado
  12. Gaspar Martins, Sandra; Duarte Teodoro, Vitor. "Interactive Digital Documents to promote active learning of Undergraduate Mathematics.". Trabalho apresentado em Proceedings of the Frontiers in Mathematics and Science Education Research Conference, Famagusta, 2014.
    Publicado
  13. Gaspar Martins, Sandra; Duarte Teodoro, Vitor. "Materiais Digitais Interativos para o ensino/aprendizagem de Análise Matemática para o ensino da Engenharia.". Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013, 2013.
Artigo em revista
  1. Costa, Maria Cristina; Martins, Sandra Gaspar; Domingos, António. "AS STEM E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: RESOLVENDO DESAFIOS DA VIDA REAL NO ENSINO SUPERIOR". REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 11 1 (2023): http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16743.
    10.26571/reamec.v11i1.16743
  2. Cátia Dias. "Online quizzes enhance the learning of mathematics by engineering students?". Computers and Education (2022):
    Submetido
  3. "Avaliação de uma estratégia para aplicar quizzes de matemática a alunos de engenharia,". Revista Portuguesa de Educação (2022):
    Submetido
  4. Gaspar Martins, Sandra. "A Study of the Application of Weekly Online Quizzes in Two Courses of Mathematics for Engineering Students–Is it a fair and effective strategy to increase students’ learning?". International Journal of Innovation in Science and Mathematics Education (formerly CAL-laborate International) 26 1 (2018): 46-59. https://openjournals.library.sydney.edu.au/index.php/CAL/article/view/12188.
    Publicado
  5. Gaspar Martins, Sandra. "Weekly online quizzes to a mathematics course for engineering students". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/7141.
    https://doi.org/10.1093/teamat/hrw011
  6. Martins, Sandra. "Weekly online quizzes to a mathematics course for engineering students". Teaching Mathematics and its Applications (2016): http://dx.doi.org/10.1093/teamat/hrw011.
    10.1093/teamat/hrw011
  7. Gaspar Martins, Sandra. "ActivMathComp – Computers and Active Learning as support of a whole learning environment to Calculus/Mathematical Analysis. 24 (1) .". International Journal of Innovation in Science and Mathematics Education 24 (2016): 1. http://openjournals.library.usyd.edu.au/index.php/CAL/article/view/8711/10561.
    Publicado
  8. Martins, Sandra Gaspar; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Teodoro, Vítor Duarte; Universidade Nova de Lisboa. "ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior". (2014): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2693.
  9. Martins, Sandra Gaspar; Teodoro, Vítor Duarte. "ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior". (2014): https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4130.
    https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4130
Capítulo de livro
  1. "Mini-testes semanais no Moodle: Uma abordagem que se pretende efetiva e justa.". In Docência da Matemática no Ensino Superior, editado por Carla Fidalgo, 69-87. Coimbra, Portugal: CINEP/IPC, 2021.
    Publicado
  2. Gaspar Martins, Sandra. "Um curso de Análise Matemática tirando partido do computador e da aprendizagem activa.". In Fórum de Projectos de Investigação em Educação: Lisboa: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, 124-128. 2011.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Martins, Sandra Isabel Cardoso Gaspar. "An approach to teach Calculus/Mathematical Analysis (for engineering students) using computers and active learning - its conception, development of materials and evaluation". Doutoramento, Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9675.
  2. Martins, Sandra Isabel Cardoso Gaspar. "An approach to teach Calculus/Mathematical Analysis (for engineering students) using computers and active learning – its conception, development of materials and evaluation". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9675.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/01/01 - Atual Otimização da alocação de serviços de transporte
Orientador de João Rolo Santos
Licenciatura em Matemática Aplicada à Tecnologia e à Empresa (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2022/01/01 - Atual Otimização de rotas comuns
Orientador
Licenciatura em Matemática Aplicada à Tecnologia e à Empresa (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2021/01/01 - Atual Controlo de Qualidade - Análise do Peso de Pacotes de Café
Orientador de Mariana Pires
Matemática Aplicada à Tecnologia e à Empresa (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2020/01/01 - 2020 Otimização da Escolha de matrículas corretas num sistema de Portagem
Orientador de Hugo Fernandes
Licenciatura em Matemática Aplicada à Indústria (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/02/02 - 2022/02/06 CERME12: Conference of the European Society for Research in Mathematics Education Bozen-Bolzano (Italy)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - Atual Matemática Discreta e Programação (inclui ensino de programação em Python) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Matemática para a Computação Gráfica (inclui ensino de programação por objetos em Python)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/03 - Atual Rede de Boas Práticas para Captação de Alunas para Engenharia

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/03/03 - Atual Centralização do Processo de Reembalagem e Etiquetagem de Medicamentos nas Farmácias do Grupo Lusíadas Saúde- Júri do Relatório Final do Estágio daLicenciatura em Matemática Aplicada à Tecnologia e à Empresa Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual IJMEST: International Journal of Mathematical Education in Science and Technology (0020-739X) Taylor & Francis Group
2017 - 2018 Computers & Education (1873-782X) Elsevier
2016 - 2016 TEAMAT: Teaching Mathematics and Its Applications: International Journal of the IMA-Institute of Mathematics and its Applications (1471-6976) Oxford Journal